Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

terça-feira, 30/07/2019

Rumo ao partido do ´capitão´

´Made in´ Nordeste

Saiu ontem, em Salvador (BA), em mais uma reunião do Fórum de Governadores do Nordeste, uma das medidas iniciais do ´Consórcio´ firmado pelos estados da região: a criação de uma versão regional do programa Mais Médicos, com a finalidade de suprir a demanda por profissionais nas áreas mais isoladas.

Lacuna

“O Nordeste teve um prejuízo considerável (com o fim da presença dos médicos cubanos) porque vários municípios ficaram desassistidos. Sentimos a necessidade de buscar uma alternativa”, explicou o governador do Piauí Wellington Dias (PT).

Sem…

O paraibano João Azevedo (PSB) optou por não reaquecer a confrontação com o presidente Jair Bolsonaro (PSL): “São águas passadas”, verbalizou, classificando em seguida a fala presidencial sobre os ´paraiba´ como “infeliz, extremamente infeliz”.

… Adubar

“Para a gente, são águas passadas. Não interessa esse tipo de disputa. Para os governadores, interessa ter uma relação republicana e de respeito, que os Estados merecem. Merecem pelo povo nordestino. E é isso que nós vamos buscar”, reforçou João Azevedo (PSB).

Representação

Ainda em suas declarações à imprensa baiana, o socialista afirmou que “os governadores representam, acima de tudo, a voz desse povo que exige respeito do governo federal, que, a partir de suas demandas apresentadas, quer solução para isso. E isso nós vamos buscar”.

Ponderação

“A relação republicana – emendou João – independente de quem esteja sentado na cadeira de presidente, ela tem que estar acima de qualquer outro tipo de relação”.

Adição

João Azevedo ainda se permitiu uma piada: “Durante a campanha (ano passado), toda as vezes que eu me apresentava eu dizia que meu nome era João. Depois disso eu passei agora a ser também João Paraíba”.

Sinal de vida

O deputado estadual Júnior Araújo (Avante), líder do ´G10´ na Assembleia Legislativa,

disse ontem que o grupo continua existindo, e que vai se reunir hoje à noite para discutir estratégias e temas para a retomada das atividades da ALPB, nesta quinta-feira.

´Eleitos´

Os promotores de Justiça Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho (atual procurador geral de Justiça), Antônio Hortêncio Rocha Neto e Francisco Bergson Formiga foram os mais votados pelos membros do Ministério Público e passam a compor a lista tríplice para nomeação do procurador-geral de Justiça – biênio 2019/2021.

A escolha final cabe ao governador.

Eleitores

Estavam habilitados a votar 211 promotores e procuradores de Justiça e 198 compareceram à eleição.

Cada um deles pôde votar em até três candidatos.

 

Apuração

Seráphico obteve 179 votos, correspondendo a 90,4% dos votantes; Antônio Hortêncio teve 125 votos, o que representa 63,1%; e o promotor Francisco Bergson conquistou 117 votos, o que equivale a 59% dos membros que votaram.

Pra já

O ex-candidato a governador Lucélio Cartaxo (PV) está em vias de receber alta médica do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde se encontra internado há vários dias.

Ajustes

A direção do Banco do Brasil anunciou ontem uma ampla reforma administrativa na instituição, que passa pela redução da quantidade de cargos gerenciais, lançamento de um programa de demissão voluntária e a conversão de 333 agências em postos de atendimento (unidades mais enxutas e que não dispõem de gerentes).

O detalhe

Foi informada a criação de 42 novas agências especializados no atendimento a empresas.

Na tela

A mestre em Letras e especialista em marketing digital Ariane Benício é a entrevistada de hoje no programa Ideia Livre da TV Itararé (canal 18.1 e pela internet – www.tvitarare.com.br), às 22h15.

Enfoque

As mudanças recentes nas redes sociais e o reflexo delas no cotidiano das pessoas é o tema central.

Farpas…

“Um dos temas que devem ser inseridos em pauta, na Assembleia, é a Operação Calvário. A Assembleia precisa estar debatendo esse assunto, já que muito se fala do maior desvio de dinheiro público da Paraíba. São necessários muitos esclarecimentos, como a quantidade de recursos que foram efetivamente desviados e como e se será devolvido esse dinheiro”.

Deputado Raniery Paulino (PMDB), líder do bloco de oposição na ALPB.

… Trocadas

“É válido salientar que a Operação Calvário está em andamento. A propósito, semana passada uma das etapas foram concluídas. Acho que ele (Raniery) esqueceu que existe uma operação mais recente, na cidade de Campina Grande, que é a Operação Famintos. O que nos cabe é o debate político com serenidade, o que já estamos fazendo. Acredito que o deputado Raniery esqueceu, não sei se por lapso de memória, mas vou lembrá-lo”.

Deputado Ricardo Barbosa (PSB), líder do governo na ALPB.

Quase lá

Ainda não se sabe se o prefeito Romero Rodrigues (PSD) tem conhecimento, mas o fato é que o seu chefe de gabinete, ex-deputado Bruno Cunha Lima, tem dados passos constantes e largos na direção do PSL.

Algum juiz vai ´arrotar´ o voto hoje no TRE/PB?...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube