Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

terça-feira, 12/02/2019

Ritmos distintos

Chegando por cima

Eleito em outubro último pelo Patriota (ex-PEN), o deputado estadual Felipe Leitão foi anunciado ontem como a nova filiação do Democratas em João Pessoa, com a simultânea elevação à condição de presidente da comissão municipal provisória da legenda.

“O DEM precisa ser cabeça de chapa porque se somar a minha votação, de quase 13 mil votos na Capital, com a do ex-deputado Raoni Mendes que teve 8 mil votos, e mais a votação do deputado federal Efraim Filho, irão constatar que o nosso partido tem peso e musculatura para influenciar diretamente nas eleições do próximo ano”, enfatizou o novo demista.

´Liturgia´

Nos meios políticos, avalia-se que a filiação de Felipe ao DEM trata-se, na verdade, de sua travessia rumo à bancada governista na Assembleia Legislativa.

Nada muda

“Nós continuamos coligados ao PSB. Foi assim nos últimos oito anos e sempre mantivemos nosso relacionamento”, antecipou o presidente do DEM na Paraíba, ex-senador Efraim Morais.

Lembra do…

… Auxílio-moradia? Pesquisa divulgada ontem pela Associação dos Magistrados do Brasil (AMB) mostra que 70,1% dos juízes de primeira instância declararam ser proprietários de um imóvel, enquanto 93,2% magistrados da segunda informaram ter casa própria.

´Bala na agulha´

O grupo na base governista que destoa da vereadora-presidente Ivonete Ludgério (PSD) garante que já conta com maioria para aprovar a proposta de redefinição das atribuições de cada membro da mesa diretora no Legislativo campinense.

Quatro mãos

Uma das medidas consideradas indispensáveis é a obrigatoriedade de os pagamentos serem feitos com a autorização simultânea da presidente e do 1º secretário (Márcio Melo).

O detalhe

Alguns edis garantem que 14 dos 23 vereadores concordam com a alteração.

Despencou

O Brasil perdeu 7,3 milhões de linhas de celular no ano passado, informou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Botar créditos

Os celulares pré-pagos continuam prevalecendo no País: 56,5% das linhas ativas, ou seja, 129,5 milhões de clientes.

Os pós-pagos somam 99,6 milhões de aparelhos.

Liderança

As empresas Vivo (73 milhões de linhas/31,9% do mercado) e Claro (56,4 milhões/24,4% do mercado) lideram o ranking.

A Tim tem 24,4% do mercado e a Oi 14,4%.

Degelo

O ex-governador Ricardo Coutinho (PSB) e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adriano Galdino (PSB), já retomaram o diálogo após a não reeleição do também socialista Hervázio Bezerra para presidir a ALPB no biênio 2021/22.

Na tela

O reitor da UEPB, professor Rangel Júnior, é o entrevistado de hoje no programa Ideia Livre da TV Itararé, que inicia a série de programas inéditos no ano de 2019.

Convidados

Participam como debatedores os professores Thompson Mariz (ex-reitor da UFCG) e Napoleão Maracajá (Sintab), como também o empresário e engenheiro Alexandre Moura.

O detalhe

Ideia Livre começa às 21h15, logo após o Jornal da Cultura, no canal 18.1 ou pela internet: www.tvitarare.com.br

Da boca de…

“… Não ouvi o áudio e não tenho opinião formada quanto a isso. É preciso ter cautela ao se fazer um pré-julgamento ou julgamento…” (governador João Azevedo, ontem, sobre as gravações que envolvem alguns de seus auxiliares).

Ação…

O jornal ´Estadão´ publicou reportagem, no final de semana, informando que “como parte de uma estratégia” para combater a ação do que chama de ´clero progressista´, o governo federal recorrerá à relação diplomática com a Itália.

… Preventiva

O texto avança relatando que a equipe de auxiliares de Bolsonaro tentará convencer o governo italiano a interceder junto à Santa Sé para evitar ataques diretos à política ambiental e social do governo brasileiro durante o Sínodo sobre Amazônia, que será promovido pelo papa Francisco, em Roma, em outubro.

Reapareceu

O ex-senador Cássio (PSDB) comentou as denúncias que envolvem a Cruz Vermelha Brasileira e declarou que “tudo o que está sendo revelado é extremamente gravíssimo. O que se observa é a formação de uma quadrilha, uma gangue, uma organização criminosa que vem tirando do povo da Paraíba, da saúde, uma área tão essencial e importante, para enriquecimento ilícito, financiamento de campanha”.

Rigor

“O povo da Paraíba espera que haja uma apuração rápida e rigorosa, e que todos os responsáveis por essa roubalheira sejam punidos. Confio que o Ministério Público estadual, o federal, a Polícia Federal e o Judiciário irão agir, em conjunto, com muito rigor para desmantelar essa quadrilha que tomou conta do estado”, acrescentou CCL.

Comparativo

Um estudo produzido por técnicos do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) mostra que as despesas com saúde pública subiram de um 1,6% para 1,7% do PIB (produto interno bruto) entre os anos de 2007 e 2017.

Outro patamar

No mesmo período, as despesas previdenciárias subiram de 9,2% para 11,2% do PIB.

Tradução

Há uma brutal desigualdade nesses desembolsos essenciais, o que explicaria (em parte) a crise de financiamento que enfrenta o SUS (Sistema Único de Saúde), de um lado; e a incontrolável ascensão das despesas previdenciárias, do outro.

Boechat: uma ´relíquia´ do jornalismo brasileiro...

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube