Fechar

Fechar

Arimatéa Souza

sábado, 27/05/2017

Risco de involução

Inflação das ´cotações´

Se tomarmos, ao pé da letra, o noticiário político de dois momentos marcantes de nossa história recente, vamos observar um salto imenso.

A saber. Quando da tramitação, na década de 90, da emenda da reeleição no Congresso Nacional, foi divulgada a compra de votos favoráveis à proposta, ao preço de R$ 200 mil por deputado federal.

 

 

Na casa dos milhões

Na recente delação do empresário Joesley Batista, do Grupo JBS (Friboi), foi revelada a compra de votos contra o impeachment da ex-presidente Dilma (PT) por R$ 3 milhões, por deputado.

O ´cara´

O professor da Fundação Getúlio Vargas Paulo Rabello de Castro – que até ontem presidia a Fundação IBGE, e agora passa a comandar o BNDES – é o nome dos sonhos da cúpula nacional do PSC para disputar a sucessão presidencial do ano que vem, uma vez que o deputado Jair Bolsonaro (RJ) já avisou que será candidato por outra legenda.

Resgate

É importante pontuar a conversa inicial do novo arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson, com o seu novo clero, ocorrida esta semana.

Leia alguns trechos de sua homilia.

Vivenciar

“Antes de abrirmos a boca para falarmos do Evangelho, precisamos nós mesmos vivê-lo.

Sem vaidade

“Não nos deixemos conduzir pelo espírito da vaidade. O Espírito Santo dá-nos paz e sabedoria.

Interrogação

“Avaliemos na nossa vida se estamos lembrando de verdade da Obra de Deus. Ou estamos esquecendo das inspirações divinas e dando valor aos interesses pessoais, vaidades diversas?

Doação

“Não damos aquilo que não temos. Temos que ser santos para santificar a Igreja. Sem oração não nos santificamos. Caminhemos na oração e no acolhimento da Palavra de Deus”.

Comunhão

Após a celebração, em novo contato com os padres, Dom Delson fez uma nova exortação.

“Eu estou com vocês. Junto com vocês. Vim para ser irmão de vocês. Esse é o meu ‘programa’ na Arquidiocese.

Conselho

“A nossa alegria consiste em vencer o pecado. Quando reagimos ao pecado, a Graça de Deus está agindo em nós. Ocupem a mente com os ensinamentos de Jesus Cristo. A mente vazia dá espaço ao mal. Procurem ser obedientes a Deus. Que o seu pensar seja o pensar de Cristo.

Sem pressa

“Todos estão confirmados nas funções (…) Preciso de tempo. Vou conhecer mais a realidade local para, com calma, fazer as devidas nomeações”.

O detalhe

Seguem vagos os cargos que normalmente ficam vagos com a chegada de um novo arcebispo: Vigário Geral e o Conselho de Presbíteros.

Sábado é dia de poesia

“É de manhã/ Vem o sol/ Mas os pingos da chuva/ Que ontem caíram/ Ainda estão a brilhar/ Ainda estão a dançar/ Ao vento alegre/ Que me traz esta canção…” (Tom Jobim).

Convocação

A Executiva Estadual do PSDB na Paraíba deverá se reunir na próxima semana para discutir a atual conjuntura política.

Ação…

Conforme o jornal O Globo, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso avalia que Michel Temer não chegará ao fim do mandato.

… Preparatória

Por isso, já iniciou conversas com aliados para discutir uma “sucessão controlada”, com acordo entre todas as forças políticas do País, incluindo o PT.

Da boca de…

“… Maranhão é maior do que o PMDB/PB e, ao mesmo tempo, é dono do PMDB/PB…” (ex-deputado Gilvan Freire).

Extrapolou

A atuação inteiramente incomum do ministro Gilmar Mendes – para a liturgia do cargo que exerce, de ministro do Supremo Tribunal Federal – está a merecer alguma modalidade de contestação.

Militância

Mendes, em muitas ocasiões, tem atuado como um atilado militante partidário, ignorando também a sua condição atual (e cumulativa) de presidente do Tribunal Superior Eleitoral.

Suspeição

Num ambiente racional e criterioso, ele estaria automaticamente impedido de presidir (e de votar) julgamentos relacionados, por exemplo, ao presidente Temer, de quem virou um graduado e frequente conselheiro.

Revolver

No dia de ontem, o mesmo Gilmar reabriu a discussão sobre uma decisão do ano passado do Supremo, segundo a qual as penalidades devem ser executadas após a sua ratificação por um tribunal (2º grau de jurisdição).

Efeitos

Essa postura do Supremo foi fundamental para a evolução da Operação Lava Jato, como também abateu fortemente a arraigada sensação de impunidade que existe no Brasil.

Retórica alterada

“O que nós dissemos é que, numa decisão de 2ª instância, é possível já autorizar a prisão. Isso que nós dissemos. Não dissemos que ela se torna obrigatória. Acho que está havendo uma certa confusão em torno disso”, argumentou Gilmar, para emendar: “o problema é que está havendo enxurrada de casos, há recursos plausíveis e se decreta desde logo a prisão”.

Mudança no comando partidário...

Me Aguarde

Palanque

Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube