Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

quinta-feira, 24/12/2020

“Rezar mais”

Muitos ´enxertos´

O Poder Legislativo de Campina Grande encerrou ontem o período ordinário de 2020 (e a atual legislatura) com a aprovação do Orçamento do Município para o ano que vem: 1 bilhão 53 milhões 985 reais.

Houve a aprovação – não habitual naquela casa legislativa, em tempos recentes – de 87 emendas ao texto original oriundo do Poder Executivo.

Flexibilidade

Na mesma sessão foi aprovada a permissão para remanejamentos orçamentários, por parte do Executivo, em até 30%, sem a necessidade de nova apreciação pelo Legislativo.

Ausência

Nas duas últimas sessões, a vereadora-presidente Ivonete Ludgério (PSD) não esteve presente no plenário.

Da boca de…

“… Muito obrigado e até breve. Na volta, ninguém se perde…” (vereador Teles Albuquerque, do PSD, não reeleito, ao se despedir ontem na tribuna da Câmara campinense).

Gesto…

O deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) abdicou, ontem, de concorrer à presidência da Câmara Federal pelo grupo do atual presidente, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ).

… Unilateral

Ele alegou que a decisão foi em prol da unidade dos partidos que estão juntos para essa disputa.

“Passo à frente”

“Eu entendo que no projeto que nós integramos, da defesa da democracia, da independência da Câmara, da liberdade do nosso país, eu decidi abrir mão da nossa pré-candidatura para que, dando um passo atrás, o Brasil (possa) dar um passo à frente com a consolidação da candidatura do deputado Baleia Rossi (MDB-SP), representando esse espírito e esse projeto”, discorreu Aguinaldo.

Desembolsos

De acordo com dados da Justiça do Trabalho, por mês, os trabalhadores recebem em média R$ 1 bilhão em causas no Brasil.

Bye

O que vinha sendo desenhado há meses no horizonte político estadual foi consumado no dia de ontem: o senador Veneziano Vital do Rêgo formalizou o seu desligamento do PSB.

Brevidade

No comunicado que fez à direção partidária, o ´V´ pontifica a “passagem temporalmente curta (2018), porém, efetiva e rigorosamente em consonância às orientações da honrada agremiação”.

“Desconstrução”

Ao se reportar ao partido na Paraíba, o senador registra que “nos deparamos, irrefreavelmente, com um processo acelerado de desconstrução orgânica, em uma ambiência de óbices que se desnudaram incontestavelmente, a nos impedir, como a demais outros ciosos filiados, colaborarmos com o fortalecimento da legenda”.

 “Tolhido”

“Me vejo tolhido ao exercício e cumprimento das empreitadas assumidas. Julgo não podermos ser pela metade, devemos buscar a plenitude”, enfatiza o senador.

Da boca de…

“… O Natal deste ano nefasto comemora não um nascimento, mas a morte. A morte infame provocada pela indiferença com o sofrimento alheio. A morte de uma ideia de nação…” (Mário Sérgio Conti, jornalista).

 

Outra rodada

O prefeito eleito Cicero Lucena Filho (PP-JP) anunciou ontem mais seis nomes de seu secretariado.

´Importados´

Quatro deles com passagem na gestão Luciano Cartaxo (PP): Marcos Vinícius, na Secretaria de Comunicação; Vaulene Rodrigues, Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho; Daniella Bandeira vai ocupar a Coordenadoria do Patrimônio Cultural de João Pessoa; jornalista Marcus Alves (presidência da Funjope).

Humor

“Declaração de Natal” da rainha Elizabeth (Inglaterra), que tem fama de ser imortal, dada a sua longevidade: “Lembro-me de Jesus! Era uma criança alegre”.

Resgate

Nos últimos dias, sob a inspiração do Natal em aproximação, o papa Francisco concedeu várias audiências e participou de confraternizações.

Vale a pena compartilhar alguns trechos de suas reflexões. É o que segue.

Contraste

(os problemas na Igreja) “Vão parar imediatamente nos jornais, enquanto os sinais de esperança fazem notícia só depois de muito tempo e… nem sempre.

Analogia

“A Igreja é sempre um vaso de barro, precioso pelo que contém e não pelo que às vezes mostra de si mesma.

Miopia

“Quem não olha a crise (no mundo) à luz do Evangelho, limita-se a fazer a autópsia de um cadáver.

Crise X…

“A crise geralmente tem um desfecho positivo, enquanto o conflito cria sempre um contraste, uma competição, um antagonismo aparentemente sem solução, entre sujeitos que se dividem em amigos a amar e inimigos a combater, com a consequente vitória de uma das partes.

Conflito

“A crise é movimento, faz parte do caminho. Ao contrário, o conflito é permanecer no labirinto, perdidos em murmurações e maledicências.

Germinação

“Só morrendo para uma certa mentalidade é que conseguiremos também abrir espaço à novidade que o Espírito suscita constantemente no coração da Igreja.

Esforço

“Temos de esforçar-nos para que a nossa fragilidade não se torne obstáculo ao anúncio do Evangelho, mas lugar onde se manifeste o grande amor de Deus.

Caminho único

“Não conhecemos outra solução para os problemas que estamos a viver, senão a de rezar mais e, ao mesmo tempo, fazer tudo o que nos for possível com mais confiança.”

Atitudes indeclináveis

Ainda o papa: “Também nós devemos ir a Jesus: devemos sacudir-nos do nosso torpor, do tédio, da apatia, do desinteresse e do medo, especialmente neste momento de emergência sanitária, em que é difícil redescobrir o entusiasmo da vida e da fé. Imitando os pastores, somos chamados a assumir três atitudes: redescobrir, contemplar e anunciar”.

Uma véspera de Natal com a alegria dos ´Reis Magos´ em seu coração...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube