Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

terça-feira, 24/03/2020

Revirando os destroços

Empreendedorismo regional

Merece aplauso a iniciativa anunciada no dia de ontem pelas Organizações Globo, que começará a ser colocada em prática nos próximos dias.

Compre (e anuncie) do pequeno, compre (e anuncie) local.

Conforme o texto divulgado, “mais do que apelos para estimular empreendedores, ações nesse sentido são hoje imperativas para a sobrevivência de uma grande parcela da população brasileira e também para a economia do país, fortemente abalada pela crise do coronavírus”.

Estímulo

“A iniciativa – segue o texto – tem o objetivo de inspirar pessoas e empresas a ajudar empreendedores e negócios de pequeno porte a atravessar o atual período de emergência”.

Peso…

As microempresas e as de pequeno porte, que segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) somam 99% do total de empresas no país, representam hoje 27% do PIB.

… Setorial

De acordo com a estimativa, referente a 2019, elas respondem por 54% do emprego formal e 44% da massa salarial dos brasileiros, destacou o jornal Valor Econômico.

O ´Capitão´

“Os governadores são os verdadeiros exterminadores de emprego. Parte dos governadores, deixo claro, estão exterminando empregos no Brasil. Essa é uma crise muito pior do que o próprio coronavírus vem causando no Brasil e pode causar ainda mais”.

Ao criticar as ações dos governos estaduais contra a pandemia.

Analgésico

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou ontem, após reuniões com governadores das regiões Norte e Nordeste, que o presidente Bolsonaro “literalmente acalmou toda aquela região”.

Da boca de…

“… O que temos até agora de estímulos é uma gota no oceano. Tem de ser um plano de verdade, os números são assustadores…” (Guilherme Benchimol, consultor financeiro e presidente da XP Investimentos).

Sem urna

A senadora Daniella Ribeiro (PP-PB) pronunciou-se nas redes sociais: “Sou favorável à doação do Fundo Eleitoral para a saúde do nosso país e o adiamento das eleições. Temos uma prioridade: vencer esta pandemia e as suas consequências”.

Ecumênico

O papa Francisco está convocando o mundo inteiro para a oração universal do Pai Nosso, nesta quarta-feira.

Da boca de…

“… Financiamento convencional para empresas e pessoas não vai tapar esse buraco…” (Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central, sobre as medidas econômicas anunciadas para enfrentar a crise do coronavírus).

 

Corrida

Os investidores estrangeiros sacaram no Brasil liquidamente R$ 2 bilhões de investimentos no mercado de capitais, na última semana.

Já os investidores pessoa física retiraram R$ 122 milhões somente na última sexta-feira.

Fazendo falta

Entre 2009 e 2019, houve a subtração de 14 mil leitos no Sistema Único de Saúde (SUS).

SOS

O Banco do Brasil anunciou ontem a liberação de operações de crédito para garantir a liquidez financeira das micro e pequenas empresas.

Alongamento

Os clientes poderão prorrogar as próximas duas parcelas a vencer, que serão deslocadas para o final do cronograma de pagamento de suas dívidas.

Diluição
Além da prorrogação das parcelas, a incidência dos juros será diluída ao longo de todo o cronograma de pagamentos.

Da boca de…

“… Bolsonaro, o nostálgico da ditadura militar, o adulador de torturadores, é um inimigo declarado da democracia. O inimigo dissimulado (ministro da Justiça, Sérgio Moro) talvez revele-se mais perigoso…” (sociólogo Demétrio Magnoli, da Universidade de São Paulo).

Caos

Ainda sem considerar os números finais de ontem, ainda não inteiramente acessados, o pânico na Bolsa de Valores de São Paulo provocou alguns estragos pesados, com base no movimento até a última sexta-feira.

Desabaram

Casos da operadora de turismo CVC, com queda em suas ações de 81,26%; empresa aérea Gol, queda de 80,21%; empresa aérea Azul, baque de 76,32%; e Petrobras, 60,24% morro abaixo.

Da boca de…

“… Essa é a crise mais difícil que a Itália enfrenta desde a Segunda Guerra Mundial…” (Giuseppe Conte, primeiro ministro italiano).

É preciso cantar

“Cada um na sua
Todo mundo ensimesmado
Cada um no seu quadrado
Mas o samba continua!

Cada um no mundo
Toda terra entocada
Que só seja infectada
Por um samba vagabundo

E só

Por um segundo vou fazer minha serenata
Deste lado da Janela
Por alguns dias vou conter a batucada
Canto enquanto a gente zela e vela

Para que toda pessoa dê um jeito
Que não perca seu direito
De encher sua panela

Para que toda pessoa seja parte
Que se tenha saúde e arte
Pra viver a vida bela!”

(Samba da Quarentena, composição por Luísa Toller, Gustavo de Medeiros e Henrique Cartaxo)

Vamos ter ´a maior quaresma do mundo´...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube