Arimatéa Souza

segunda-feira, 25/02/2019

Relatoria do barulho

Além do ´INSS´

Na última semana, a reforma da previdência social – justificadamente, por mexer com a vida de mais de 100 milhões de brasileiros – atraiu as atenções do País inteiro.

Mas alguns fatos ocorreram simultaneamente, e são relevantes.

Metamorfose

É o caso da decisão do Tribunal Superior do Trabalho, que modificou o seu entendimento no tocante às greves de longa duração de servidores públicos.

Como era

Anteriormente, prevalecia a interpretação de que metade dos dias parados deveria ser descontada.

A outra deveria ser compensada.

Subtração

Em recente julgamento de um caso envolvendo a USP (Universidade de São Paulo), a maioria dos ministros do TST decidiu que todo período de paralisação deve ser abatido dos vencimentos dos grevistas – se forem servidores contratados pelo regime celetista.

Sofisticação

O Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital está em vias de lançar o ´DTV Play´, que na prática significa oferecer ao telespectador da TV aberta alterativas de interatividade e a possibilidade de assistir os programas de qualquer emissora no momento que entender conveniente, aproximando-se, por conseguinte, do que é ofertado na TV paga (por assinatura).

Elevação

A Energisa informou que nos estados nos quais executa a distribuição de energia elétrica houve, em janeiro último, um crescimento do consumo da ordem de 7% em comparação com o mesmo período de 2018.

Foi o melhor desempenho desde 2013.

O detalhe

Dois fatores podem explicar individual ou conjuntamente esse crescimento: o aumento do calor (que amplia o uso de equipamentos de refrigeração) e/ou o reaquecimento da atividade econômica.

Banho de povo

O senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB) participou do desfile do bloco ´Ferro Folia´, sábado último, em Campina Grande, ao lado da suplente de deputada e esposa Ana Claudia.

Da boca de…

“… Lembrem-se que telefone era meio de luxo. Privatizamos e todo mundo hoje tem telefone. É progresso para todo mundo…” (ministro Paulo Guedes, da Economia, ao defender o programa de privatizações do governo federal).

Azulão

Foi publicado, dias atrás, o balanço de 2018 das cooperativas do sistema Sicoob.

O lucro, que na linguagem das cooperativas atende pelo nome de ´sobras líquidas´, foi de R$ 3 bilhões 121 milhões (computando-se as unidades que formam o sistema em todo País).

O detalhe

No final de 2018, o sistema Sicoob tinha 4,4 milhões de cooperados e 2,9 mil pontos de atendimento.

Da boca de…

“… Tenho certeza que agora, com a acomodação que o governo está tendo, eles (Carlos, Eduardo e Flávio – filhos do presidente Bolsonaro) vão entender o tamanho da cadeira de cada um e vão se limitar a ela…” (vice-presidente Hamilton Mourão).

Amplitude

Líder do ´bloco de oposição´ na Assembleia Legislativa, o deputado Raniery Paulino (MDB) tem insistido que as denúncias relacionadas à terceirização de serviços por parte do Governo da Paraíba vão além do setor de saúde.

Outro ´braço´

“Não se resumem às ´OSs´ (organizações sociais) que estão cuidando da saúde. A informação que eu tenho é que as ´OSs´ que administram a área de educação movimentam recursos 150% maiores do que os geridos pela Cruz Vermelha”, assinalou o emedebista.

Desdobramento

Ele frisou que “na Paraíba já tem quarteirização: a Cruz Vermelha está repassando serviços para os quais tinha sido contratada pelo governo estadual”.

Apuração

“Tudo isso requer um aprofundamento das questões com racionalidade e frieza dos fatos. Lamentavelmente, o governo só traz respostas enviesadas, fora dos fatos questionados”, acentuou Paulino.

“Intrigante”

Após realçar que o relatório produzido pelo TCE-PB sobre esse assunto “é, no mínimo, intrigante”, o líder oposicionista declarou que “eu torço para que o governo consiga provar a sua inocência, porque é muito feio para a Paraíba se tudo for verdadeiro”.

Situando

Quarteirização é quando uma empresa que presta serviços de forma terceirizada solicita a outra empresa a execução de uma atividade para suprir uma demanda que não consegue efetuar com a própria estrutura.

Sem consistência

“A CPI (proposta pela oposição) não tem objeto. A oposição sequer conseguiu o número de assinaturas necessário. Essa questão está sendo vista pelo Ministério Público”, asseverou a deputada estadual Cida Ramos (PB).

“E essa investigação diz respeito à Cruz Vermelha Brasileira e aos seus fornecedores”, adendou.

Instinto

Para a socialista, “a oposição não está preocupada em discutir de forma séria e consistente os dilemas da saúde, mas apenas em denegrir, caluniar e difamar”.

Recorrente

Em duas ocasiões, nos últimos dias, o jornal O Estado de São Paulo tratou da possibilidade de o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP/PB) vir a ser o relator da reforma da Previdência, no âmbito da Câmara Federal.

Não perder de vista

Numa delas cita que o paraibano é o nome da preferência do presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Na outra, o jornal informa que candidato a relator da reforma, o ex-líder do governo Temer “é visto como um bom negociador, mas que precisa ser acompanhado de perto pelo governo para evitar negociações independentes”.

Talvez Bolsonaro tenha que agir como Abraão...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube