Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

terça-feira, 23/02/2021

Reinserção no debate

Transbordou

Quatro Estados ultrapassaram o limite de gastos com pessoal estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) em 2020.

Segundo o jornal Valor Econômico (SP), a extrapolação ocorreu no Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Acre e Paraíba.

A LRF estabelece que, no Poder Executivo, a despesa com pessoal não pode passar de 49% da receita corrente líquida.

Na Paraíba, chegou a 51,2%.

Preço do desabafo

O rompante do presidente Bolsonaro, antecipando que faria mudanças na Petrobras, apresentou ontem uma conta perversa: nos últimos dois dias de funcionamento do mercado financeiro, a estatal perdeu em seu valor de mercado R$ 102 bilhões.

Por tabela

Outras empresas controladas pelo governo também ´penaram´ ontem na Bolsa de Valores: Banco do Brasil e Eletrobras – nesta última o presidente antecipou que iria ´botar o dedo´ esta semana.

Enquanto isso

Os postos de abastecimento de Campina Grande subiram entre 20 e 30 centavos o litro do etanol, que não tem NENHUMA correlação com o preço dos derivados de petróleo.

Da boca de…

“… Nunca o governo Bolsonaro foi tão parecido com o governo Dilma como nos últimos dias. Nesse momento, Guido Mantega (ex-ministro da Economia dos governos Lula e Dilma) faria absolutamente o mesmo que Paulo Guedes este fazendo. Essa similaridade deve arrepiar qualquer cidadão de bem!…” (Paulo Uebel, ex-secretário do Ministério da Economia do atual governo).

´Perdão´

27 integrantes da chamada ´bancada evangélica´ na Câmara Federal votaram, na semana passada, pela soltura do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ).

´Pra já´

Bruno Araújo, presidente nacional do PSDB, que foi reconduzido ao cargo dias atrás, avisou que até outubro próximo – um ano da eleição – o partido definirá o candidato a presidente em 2022.

Leque

Na fotografia de momento, os ´tucanos´ avaliam três alternativas: João Doria (governador de São Paulo), Eduardo Leite (governador do RS) e senador Tasso Jereissati (CE).

Palavra do vice

“É óbvio que se o presidente colocar em risco a integridade do território, a integridade do
patrimônio, o sistema democrático e a paz social, ele tem que ser parado pelo sistema de freios existentes”.

General Hamilton Mourão.

Ideia livre

No programa Ideia Livre de hoje na TV Itararé (canal 18.1) uma entrevista imperdível com o professor doutor em Ciências da Educação Alex Sandro Gomes (UFPE). Começa às 22h15.

Redutor

O Ministério Público Federal enviou recomendação à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para que obrigue as empresas de ônibus a vender apenas 50% dos assentos em viagens interestaduais durante a pandemia.

Vacilando

De acordo com o MPF, os ônibus estão viajando com lotação plena e sem regras efetivas para reduzir o contato entre passageiros.

Emersão

Presidente do Partido Verde na Paraíba, o ex-prefeito Luciano Cartaxo quebrou ontem o ´silêncio´ que havia adotado desde que deixou a administração pessoense, no final do ano passado.

Clorofila

Ele concedeu uma entrevista a este colunista, ontem, na Rádio Caturité FM (CG).

Um resumo do que ele disse é o que você acompanha a seguir.

Bolsonaro

“É algo assustador o governo federal não fazer o enfrentamento correto à pandemia (…) Bolsonaro está perdendo uma grande oportunidade de tirar o país da crise e unificá-lo (…) Ele tem um desdém com a vida humana (…) A cada dia o presidente cria um problema a mais.

Nova gestão de JP

“Não vou fazer juízo de valor. Mas gestor tem que ter coragem para enfrentar desafios.

Passagem

“Fiz a transição mais transparente e democrática da história de João Pessoa.

Devassa

“Trabalhamos dentro da transparência (…) Se o prefeito (Cícero Lucena) preferir olhar para trás, vai se deparar com uma crise atual muito grande, que é a sanitária (…) Procurar defeitos e culpados não vai resolver os problemas do povo de João Pessoa.

Recém aliado

“Estou feliz com a recuperação do deputado Damião Feliciano. Quero externar a minha alegria.

Eleições 2022

“Pretendo disputar as eleições do próximo ano, não tenham dúvidas disso (…) Tem boa possibilidade de ser um mandato majoritário.

João Azevedo

“Está no terceiro ano do mandato sem resultados palpáveis para um governador eleito como ´tocador de obras´ (…) A gente não sente a presença do governo estadual (…) É preciso fazer mais pela Paraíba.

Distanciamento

“(do ex-prefeito Romero Rodrigues, do PSD-CG) As eleições municipais têm características muito próprias”.

Candidatura de Romero

Ainda Luciano Cartaxo: “(a governador) Essa é uma discussão que inicialmente cabe ao PSD. Estamos numa fase inicial desse processo. É uma decisão muito particular de cada partido”.

Se o amor próprio de Paulo Guedes estiver ativo, ele vai demorar pouco...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube