Fechar

Fechar

Arimatéa Souza

quinta-feira, 23/02/2017

Recuo salarial

Defasagem

Números destacados ontem pelo vereador Sargento Neto (PRTB) acerca da segurança pública no Estado e em Campina Grande.

O déficit de pessoal na Polícia Militar é de 8.936 homens, pouco superior ao atual efetivo da corporação.

Proporção

A Paraíba está com 1 PM para cada 433 habitantes, quando a ONU (Nações Unidas) recomenda 1 PM para 250 moradores.

Crítica

A situação particular de Campina Grande é ainda mais grave: 1 policial militar para cada 650 habitantes, devido ao fato de o efetivo do II BPM (sediado na cidade) contar no momento com apenas 627 homens.

Limitação

O quadro do 10º Batalhão é ainda mais alarmante: a corporação tem um efetivo de 290 homens para (em tese) cuidar de 20 cidades na ´Grande Campina´.

Regulamentação

Tramita no Senado uma PEC (proposta de emenda constitucional) do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) que “constitucionaliza” a exigência de nomeação do procurador-geral da República, a partir de uma lista tríplice elaborada por membros do próprio Ministério Público Federal.

Mantida

Mesmo com restrições até mesmo na base governista, a deputada Estela Bezerra (PSB) vai continuar presidindo a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa.

Contra

Por falar na base governista na ALPB, são numerosas as restrições à eventual desestatização da Cagepa.

Funil

Na nova visita às obras da transposição do Rio São Francisco – na companhia de parlamentares paraibanos e do governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) -, o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, informou ontem que 96% das obras do Eixo Leste estão concluídas.

No limite

De sua parte, o secretário de Infraestrutura do referido ministério, Antonio Pádua, disse ontem à ´Campina FM´ que o “cronograma está apertado”, mas vai dar para a água chegar à cidade de Monteiro no dia 6 próximo.

Pimenta

Entre as 77 delações (ainda em segredo de justiça) do Grupo Odebrecht, cinco delas tratam da campanha eleitoral de Dilma/Temer em 2014, um processo ´assando´ no Tribunal Superior Eleitoral.

A informação é do procurador Geral da República, Rodrigo Janot, formalmente comunicada à Corte Eleitoral.

Vai vingar

A empresa Raízen, ligada à multinacional Shell, informou à APARTE que todas as providências estão sendo tomadas para que o posto de abastecimento instalado no Aeroporto João Suassuna, em Campina Grande, passe a fornecer combustível ´embandeirado´ (com certificação) às empresas aéreas Gol e Azul ainda em março.

Última etapa

Nos próximos dias serão realizados os testes no local e a capacitação do pessoal que vai trabalhar no posto.

 

´Fórceps´

Um detalhe importante. Há muitos meses se arrastava a pendência para a formalização desse contrato de fornecimento com a Raizen, que só foi consumada na semana passada, após o registro de APARTE que os procedimentos estavam paralisados.

Corda esticada

Várias lideranças da base governista e da oposição no Congresso Nacional ameaçam aprovar Proposta de Emenda à Constituição para retirar o foro privilegiado de magistrados e integrantes do Ministério Público, caso o Supremo Tribunal Federal leve adiante proposta de restringir o foro de parlamentares a crimes cometidos no exercício do mandato.

Vulgaridade

Leia o que declarou o líder do governo, senador Romero Jucá (PMDB-RR), sobre o assunto ao ´Estadão´: “Se acabar o foro, é para todo mundo. Suruba é suruba. Aí é todo mundo na suruba, não uma suruba selecionada”.

Apuração

O procurador da República Bruno Galvão Paiva determinou a instauração de um inquérito para apurar “suposto dano ao patrimônio público” por parte da Construtora Rocha Cavalcante, com sede em Campina Grande.

Sinal dos…

Os professores da rede privada de ensino de Campina Grande deflagraram ontem a campanha salarial de 2017, cuja data-base é o dia 1º de maio.

… Tempos

Um dos itens reivindicados é que as escolas paguem à categoria o piso do magistério assegurado aos docentes da rede pública.

Universo

Esse segmento envolve na cidade cerca de 4 mil filiados, por englobar também os ´não docentes´.

O detalhe

Para quem ganha acima do piso atual da categoria, a proposta é de um reajuste de 25,75%.

E o piso proposto para os ´não docentes´ é de R$ 1.000,00.

Isonomia

O vereador Alexandre do Sindicato (PHS) disse ontem que – aparentemente – todos os vereadores estão sendo tratados com igualdade pela nova mesa diretora do Legislativo campinense.

Retrovisor

No ano passado, em inflamado pronunciamento na tribuna da Câmara, Alexandre acusou o então presidente Pimentel Filho (PSD) de tratar de maneira diferenciada alguns vereadores – o chamado ´alto´ e ´baixo clero´.

Ninguém quer

Os quatro vereadores do PSDC no Legislativo campinenses não estão dispostos a aceitar um convite do prefeito Romero Rodrigues para assumir a presidência da Urbema.

Efeito

Ao contrário do mês de janeiro, quando os créditos na conta ocorreram providencialmente de maneira antecipada, a remuneração deste mês dos vereadores campinenses voltou ao valor do ano passado, diante de uma liminar do Judiciário determinando a suspensão do reajuste aprovado no ´apagar das luzes´ na legislatura anterior.

Lígia Feliciano botou ´o bloco na rua´...
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube