Arimatéa Souza

quarta-feira, 02/12/2020

Quem triunfou nas urnas

Recado público

Após o descanso na segunda-feira, recomendado publicamente pelo governador João Azevedo no domingo, o prefeito eleito de João Pessoa, Cícero Lucena Filho (PP), teve uma terça-feira de entrevistas e de interações, como também de decisões.

Em entrevista, Cícero afirmou esperar que o prefeito Luciano Cartaxo (PV) “não adote nenhuma medida que é chamada no jargão da política de ´casca de banana´; que faça o que cabe fazer com responsabilidade e com seriedade”.

“É isso que eu espero que Luciano faça, para que me ajude no sentido de que ao assumir a Prefeitura eu tenha todas as informações necessárias”, adendou.

Bom senso

Lucena concitou que “tenhamos transparência e atitudes que não sejam objetivando prejudicar a futura gestão, que não é minha, mas da cidade de João Pessoa, e para qual temos que ter responsabilidade”.

Pelotão de…

Ainda ontem, Cícero divulgou os seus indicados para a equipe de transição: advogado Valter Agra, que já foi procurador-geral do município na gestão do próprio Cícero.

… Frente

O empresário José William Montenegro, ex-secretário de Planejamento da PMJP; o senador Diego Tavares, ex-secretário do Desenvolvimento Urbano do atual governo.

Outros

Vaulene Rodrigues, presidente municipal do Progressistas; professora América Assis, ex-secretária de Educação na gestão de Cícero; e o médico Fábio Rocha.

Delegação

“Esses profissionais terão, inclusive, autonomia para convocar outros técnicos, outros profissionais no sentido de fazer esse acompanhamento geral, evidentemente, com a minha participação e a do vice-prefeito Léo Bezerra”, avisou o prefeito eleito.

´Abre alas´

Socorro Gadelha, que já foi secretária nacional de Habitação do Ministério das Cidades, presidente da Companhia Estadual de Habitação (Cehap) e secretária de Habitação de JP, foi o primeiro nome oficializado no novo secretariado pessoense.

PDV

Para estranheza do mercado, a multinacional que controla as marcas Brastemp e Consul anunciou ontem um programa de demissão voluntária.

Da boca de…

“… São Paulo mostrou que restam poucos dias para o revanchismo e o negacionismo…” (prefeito reeleito de São Paulo, Bruno Covas, do PSDB, com endereço presumido).

20º

O senador Ney Suassuna (Republicanos) também testou positivo para a Covid 19.

É o 20º senador a ser infectado.

´No quilo´

O Ministério da Agricultura aprovou, dias atrás, de uma ´lapada só´, o registro de 42 agrotóxicos.

No atual governo as autorizações já somam 879 defensivos.

Da boca de…

“… A gente apontou o futuro. Não está terminando, está começando…” (Guilherme Boulos, candidato derrotado à Prefeitura de São Paulo, pelo PSOL).

Quantum

A Rede Globo fixou em R$ 311,7 milhões cada cota de patrocínio da temporada 2021 de futebol.

Itaú, Vivo, General Motors e Hypera Pharma já compraram.

Entrave

A bancada do PT na Câmara Federal (57 deputados) fez chegar ao deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) que ele só poderá contar com o apoio dos petistas, na disputa pela presidência da Câmara Federal, se for o candidato oficial do seu partido.

Situando

Acontece que o candidato oficial do PP deverá ser o deputado Artur Lira (AL), que conta com o apoio do presidente Bolsonaro.

Epílogo

Na reta final da campanha deste ano em Campina Grande, o empresário e publicitário José Maria (empresa Mix) optou por afastar-se da equipe do então prefeitável Bruno Cunha Lima (PSD).

Sem opção

Pesquisa conjunta do Sebrae e do Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade mostra que 88,4% dos empreendedores que começaram as suas atividades ano passado, tomaram a decisão devido à escassez de oportunidade de emprego.

Da boca de…

“… Enquanto Cícero Lucena levava pedradas e injustiças com fake news, ele ia caminhando. Há um conjunto de pessoas que acreditaram e o Progressistas teve a felicidade de tê-lo nos nossos quadros…” (senadora Daniella Ribeiro, do PP).

Efeito Covid

Em entrevista dada ao jornal Valor Econômico, o renomado cientista político Antonio Lavareda fez uma avaliação das eleições 2020, começando por observar que “a pandemia substituiu a pauta emocional da sociedade. Não é mais o tumulto, a indignação, exaltação. O vírus nos impôs medo e empatia.

Gangorra

Ainda conforme a sua análise, a esquerda perdeu 335 prefeituras e o centro perdeu 553, enquanto a direita ganhou em 755 cidades.

Balança

Os grandes vitoriosos foram DEM, PP e PSD. No entanto, Lavareda observou que é preciso olhar o tamanho do eleitorado governado por cada um desses partidos.

O detalhe

Mais da metade das prefeituras do DEM são em pequenos municípios.

Grandes municípios

No chamado G-95, grupo que reúne as cidades com mais de 200 mil eleitores, que podem (por lei) ter segundo turno, a esquerda mostrou-se mais competitiva do que nas eleições de 2016.

Deputados estaduais são ´eleitores´ para a presidência da Câmara de Campina...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube