Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

quarta-feira, 15/05/2019

Quem ganha (também) com a crise

Afago do guru

Sumido da mídia regional, o ex-governador Ricardo Coutinho (PSB) concedeu uma entrevista ao portal Brasil 247.

O conteúdo chegou ao conhecimento do ex-presidente Lula, que remeteu uma correspondência a RC externando o seu “parabéns pela lucidez, caráter e dignidade. O Brasil precisa de mais políticos como você”.

Apoio à distância

“Não sei se ajuda, mas quero que você, também vítima das mentiras da imprensa, tenha toda a minha solidariedade. Venceremos essa luta”, acrescentou, em texto do próprio punho, o petista.

Sem recuo

“Não nos renderemos ao ataque de fake news e nem permitiremos a destruição da democracia tão arduamente conquistada. Sigamos!”, enfatizou Ricardo ao reproduzir nas redes sociais a carta recebida.

Azedou novamente

A convivência entre o líder do bloco governista na Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Barbosa (PSB), e o chamado ´G10´ (grupo de 10 deputados da base governista que nem sempre acompanha a orientação do bloco) tem enfrentado constantes contratempos – e farpas recíprocas.

Combinação

Na sessão de ontem, o ´G10´, através de seu líder, deputado Júnior Araújo (Avante), se perfilou ao lado da oposição para a convocação do secretário de Saúde Geraldo Medeiros ao plenário para prestar esclarecimentos.

Balas…

“O ´G9´ ou ´G10´ uma hora é governo, noutra é oposição”, alfinetou Ricardo Barbosa.

… Trocadas

“Fale pela liderança do governo. Por esse bloco falou eu”, devolveu prontamente o parlamentar do Avante.

Bumerangue

Ao cabo de uma celeuma regimental quanto à legalidade da convocação do secretário de Saúde, o deputado-presidente Adriano Galdino (PSB) frisou que a “oposição pode ter dado um tiro no pé”, ao subestimar o potencial do médico/secretário.

Preliminar

A sessão de ontem da ALPB começou com um expressivo atraso, devido ao fato de a mesa diretora ter convocado todos os deputados para uma reunião reservada num auditório anexo.

Rigor

O relato posterior da conversa mencionou o entendimento para a adoção de medidas de segurança no prédio da ALPB, que passam pela centralização do acesso ao prédio num único local e implantação de detectores de metais.

Atribuições

Igualmente foi informado que os deputados comentaram na reunião a decisão recente do Supremo Tribunal Federal, que nivela em termos de prerrogativas, os deputados estaduais aos membros do Congresso Nacional, notadamente no que diz respeito à possibilidade de o colegiado revogar uma prisão temporária de um deputado.

Custeio

Ainda sobre a ALPB. Será realizada hoje uma audiência pública no auditório do Tribunal de Contas do Estado (bairro Jaguaribe/JP) para debater os cortes orçamentários nas instituições federais de ensino.

Adendo

Por sugestão do deputado Raniery Paulino (MDB), o convite para participar das discussões foi entendido aos segmentos da UEPB.

Escapou

Por falar em Raniery, ele verbalizou ontem na tribuna da ALPB que o governador João Azevedo (PSB) só não saiu do governo “porque hoje não é mais secretário”.

Filtro

Ainda na sessão de ontem da ALPB, foi aprovado o projeto de Lei do deputado Eduardo Carneiro exigindo que nomeados em cargos comissionados no Poder Executivo estadual tenha a ficha limpa.

Da boca de…

“…. Estamos à beira de um abismo fiscal…” (ministro da Economia Paulo Guedes, em audiência na Comissão Mista do Orçamento do Congresso Nacional).

´Miou´

Em delação premiada firmada com a Justiça Federal, um dos donos da Gol Linhas Aéreas, Henrique Constantino, implica políticos do MDB, como Michel Temer, Eduardo Cunha, Romero Jucá e Henrique Eduardo Alves; do PT, como Fernando Pimentel e Vicente Cândido; do PSDB, como Bruno Araújo (PE); PP, como Ciro Nogueira, e do DEM, como Rodrigo Maia.

Contrapartida

Conforme relato publicado no ´Estadão´, Constantino afirmou ter ouvido pedido de propina de Michel Temer, então vice-presidente, de Cunha e Alves (MDB-RN), em reunião em Brasília em junho de 2012, no valor de R$ 10 milhões em troca da atuação do grupo para atender a interesses de companhias ligadas ao empresário em questões envolvendo a Caixa Econômica Federal.

Polêmico

O senador Veneziano (PSB-PB) vai relatar no Senado o recente decreto do presidente Jair Bolsonaro sobre o uso e porte de armas.

Da boca de…

“… Quem achou que as eleições seriam a guerra errou. As eleições (2018) foram uma batalha, a guerra está apenas começando…” (Eduardo Bolsonaro, deputado e filho do presidente Jair Bolsonaro).

Embarque

O deputado federal Efraim Filho (DEM-PB) integra a comitiva oficial do presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que foi para Nova Iorque (EUA) participar de alguns encontros com investidores.

Só se fala em bilhões

A mais cabal demonstração das imperfeições que ´empestam´ o ambiente econômico e social do País ficou novamente evidente com a divulgação recente dos lucros (líquidos) dos quatro maiores bancos que atuam no País: Itaú/Unibanco, Banco do Brasil, Bradesco e Santander.

Somadas, as quatro instituições obtiveram um lucro de R$ 20,847 bilhões no primeiro trimestre deste ano, cifra 19,8% superior à registrada no mesmo período de 2018.

Só o crescimento do lucro do BB, isoladamente, saltou 40,3% no referido período.

Uma ruidosa ex-secretária...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube