Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

sexta-feira, 13/11/2020

Quem deverá se dar bem no domingo

Voto condicionado

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral deliberou ontem – apertadamente (por 4 a 3) – permitir a participação ´sub judice´ no pleito de um candidato cujo nome havia sido retirado da urna eletrônica pela Justiça Eleitoral local. E deverá estender a decisão para todo o país

A alegação dada é a falta de tempo hábil para apreciação de todos os recursos pendentes.

Consensual

A pacificação acertada internamente no Tribunal de Justiça da Paraíba foi consumada na quarta-feira, 11, quando o colegiado escolheu os desembargadores Saulo Henriques de Sá e Benevides, para o cargo de presidente; Maria das Graças Morais Guedes, como vice-presidente; e Fred Coutinho, para o cargo de corregedor-geral de Justiça.

O detalhe

A posse será no dia 1º fevereiro próximo.

Prova viva

“É uma demonstração pública de harmonia e união a eleição por aclamação dos integrantes da mesa diretora”, realçou o futuro presidente.

Pacificador

“O seu marco, desembargador Márcio Murilo (atual presidente), vai ficar para a história como, realmente, aquele que pacificou o Tribunal”, sublinhou o desembargador Fred Coutinho.

´Tessitura´

O procurador de Justiça Álvaro Gadelha destacou que “é uma página que nós temos a satisfação de enaltecer, pelo fato de que chegamos em um momento em que existe a consagração da união”.

“Trata-se da ferramenta do diálogo, que resultou na união”, emendou.

Derradeiro

O empresário Artur Bolinha (PSL) encerrou, na noite de quarta-feira, o ciclo de entrevistas dos candidatos a prefeito de Campina Grande no telejornal Itararé Notícias da TV Itararé (canal 18.1).

Leia alguns trechos de suas declarações.

100% de pavimentação

(da área urbana) “Campina tem aproximadamente 320 ruas que precisam ser pavimentadas. (para saber) o valor do investimento terá que fazer a quantidade de áreas, com base no porte da rua. A nossa meta é fazer de 70 a 80 ruas por ano.

Outro hospital

“Há orçamento para a manutenção sim, para a construção não. Vamos colocar para funcionar no hospital geral o que a cidade, em tese tem, mas em estrutura separadas. A ideia do hospital geral é concentrar numa estrutura só uma nova maternidade, um hospital infantil, um centro de cirurgias eletivas, um centro de referência para a saúde mulher, um centro de emergência, ancorado num centro de diagnóstico, e uma central de referência para a atenção básica.

Paralisados

“Campina hoje não tem um único canal de macrodrenagem concluído. E esses canais cumprem um papel fundamental na saúde, na mobilidade e na própria infraestrutura urbana.

Protestos…

“Eu sou muito autêntico nas minhas posições. Tenho coragem de assumir posições de forma muita clara. Todas as minhas posições, do que eu defendi, sempre foram pautadas naquilo que eu acreditava e acredito.

… De abril

“Especificamente com relação à pandemia, desde o princípio eu defendia que houvesse o isolamento das pessoas com maior risco, e que se liberassem as pessoas que apresentavam melhores condições, para que elas pudessem, com cuidado, retomar as suas atividades. Com o tempo, mostrou-se que esse era o caminho que deveria ser adotado por todos.

Houve desgaste?

“Quem vai dizer é o domingo. A gente vai saber quando as urnas forem abertas.

Doar o salário

“Eu estou abrindo mão de um direito que eu vou ter. Você recebe o salário e faz a doação. Isso é apenas uma demonstração para que Campina saiba que eu não estou procurando ser prefeito para me servir, como todos fazem. Estou procurando ser prefeito para servir à população.

Não fará falta

“Eu não preciso do salário de prefeito para viver. Graças a Deus tenho como me manter, graças às minhas empresas e ao meu trabalho. Vou fazer isso (doar o salário, se eleito) como uma demonstração clara de que Campina, depois de muitos anos, vai ter um prefeito, a partir de 2021, que de fato pensa na população.

Seu segmento…

(comércio varejista, o apoia?) “Coeso não. Mas, predominantemente, tenho sentido um sentimento muito grande (…) Quando estava todo mundo defendendo que as pessoas ficassem em casa, os que tinham renda certa, eu fui o único cidadão que teve coragem de pedir que o comércio pudesse ser reaberto e os empregos fossem preservados. Estava pensando em empregos e em vidas (…) O líder tem coragem de tomar posição. E eu atuei como um líder.

Anomalias

“Vamos fazer um reestudo, porque existem discrepâncias em Campina. Existem áreas que eram para ter um IPTU mais caro, e são mais baratas. E existem áreas com um IPTU muito caro para a realidade da localização. Vou fazer um adequação.

IPTU

“O que vai diferenciar o nosso governo, é que vamos direcionar, de forma clara, para onde será investido o imposto (…) A população vai pagar de forma mais satisfeita, porque observará o retorno.

Convivência com…

“Eu tenho a expectativa de que haja uma renovação significativa, de verdade, que ultrapassará 60% daquela casa legislativa. Isso vai favorecer muito. O que a gente vai propor a Campina será um projeto para melhorar a cidade. E o Legislativo não pode votar contra os interesses da cidade.

…. A Câmara

“Vou procurar ter a melhor relação possível. Só não vou entrar, jamais, no toma-lá-dá-cá, como existe, porque acho que isso mutila completamente o que eu acredito.

Convivência

“Eu vou tentar ter a melhor relação administrativa possível com o governador, seja ele quem for (…) Campina começou a sofrer um prejuízo enorme, quando da repactuação do ICMS (redução dos repasses)”.

À espera

Ficou para a sessão de hoje do TRE da Paraíba a retomada do julgamento do recurso contra a impugnação da candidata a vice-prefeita na chapa de Artur Bolinha, a médica Annelise Meneguesso (PSL).

Legislativo

Na última sessão ordinária antes das eleições deste ano, esta semana, a Câmara Municipal de Campina Grande só registrou a presença de três vereadores em plenário, no horário regimental: João Dantas, Teles Albuquerque e ´Rui da Ceasa´.

Liberou…

A bem da verdade, este ano a mesa diretora ´relaxou geral´ no monitoramento da obrigatória presença dos parlamentares às sessões, presencial ou remotamente.

… Geral

Há vereadores que literalmente sumiram, sem qualquer cobrança pública por quem de direito.

Engavetado

E apesar das reiteradas promessas públicas da vereadora-presidente Ivonete Ludgerio (PSD), também não foi colocado em votação o projeto que flexibiliza a comercialização – e estimula a concorrência – no setor de etanol e derivados de petróleo.

Solitário

Em João Pessoa, a última sessão ordinária antes das eleições teve apenas um vereador em plenário.

Afinação

Como Campina é a cidade das ´hipérboles´, a disputa entre as candidaturas de Ana Cláudia (Podemos) e Inácio Falcão (PCdoB) é a “mais pacífica do mundo” por uma vaga no segundo turno.

Em tempo

Por conta da mediação do debate com os prefeitáveis de Campina Grande, na noite de ontem, na TV Itararé, esta edição foi fechada antecipadamente.

Prenúncio

De acordo com o renomado cientista político Antonio Lavareda, este domingo deverá oferecer boas notícias, sobretudo a dois partidos: o PT, que vai se recuperar do desastre de quatro anos atrás, com alguns bons resultados em cidades médias, e o PSD.

Projeção

A sigla fundada pelo ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab (PSD) deverá obter a maior expansão no número de prefeitos, segundo previsões do cientista em entrevista ao jornal Valor Econômico.

´Mordida´

A legenda criada em 2011 deve triplicar sua presença nos 95 municípios com mais de 200 mil eleitores, passando de quatro eleitos em 2016 para 12, e tende a roubar a segunda colocação do PSDB no total de 5.570 prefeituras, aumentando sua fatia de 10% para 15%.

Ele de novo

O MDB deve se manter como o líder deste ranking e eleger 18% dos prefeitos brasileiros.

O ´brilho da estrela´

Ainda conforme Lavareda, o PT deve recuperar terreno e amealhar dez das cidades com o maior eleitorado do país.

“O PT agora vai começar a recuperação na base do sistema, pelos municípios. Não sabemos se será um crescimento rápido”, estimou o especialista.

´Jampa´: lá vem o Ibope...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube