Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

quarta-feira, 23/12/2020

Quarentena ameaçada

Quase unanimidade

Exatamente 22 dos 23 vereadores de Campina Grande para a próxima legislatura subscreveram o pedido de registro da chapa única que deverá disputar a eleição para definição da nova mesa diretora.

Salvo novidades de última, o pleito será convertido numa espécie de aclamação.

A chapa é encabeçada pelo vereador Marinaldo Cardoso (Republicanos).

O detalhe

A subscrição que faltou foi a da atual presidente, vereadora Ivonete Ludgério (PSD).

Fresta

Existe a possibilidade de no dia 1º de janeiro ser realizada a eleição para a mesa diretora do 2º biênio da Câmara campinense (2023/2024).

Favorito

Se o consenso avançar para a antecipação desse pleito, desponta como favorito o vereador Sargento Neto (PSD).

Lição

Em entrevista na noite de ontem à TV Itararé, Marinaldo Cardoso disse que em hipótese alguma irá postular a reeleição (2º biênio), até porque não fará com os colegas o que foi feito com ele em 2016.

Situando

Na eleição para a mesa diretora em 1º de janeiro de 2016, havia o compromisso de realização do pleito para os dois biênios.

Ivonete disputou e venceu o primeiro biênio, mas a 2ª eleição acabou não aconteceu.

Recondução

Alguns meses depois, o acordo não foi mantido e a eleição foi realizada, com Ivonete concretizando antecipadamente a reeleição e Marinaldo tendo que se contentar com uma vice-presidência.

Epílogo

O Legislativo campinense realiza hoje a última sessão ordinária da atual legislatura, com pauta específica: votação da LOA (Lei Orçamentária Anual).

Em seguida, começará o recesso até o dia 31 próximo.

Da boca de…

“… O vírus da desinformação se propaga tão rapidamente quanto a pandemia e se hospeda comodamente em parcela significativa da sociedade…” (jornalista Cristina Serra, no jornal Folha de São Paulo).

Pessoal

De acordo com o Tesouro Nacional, entre janeiro e outubro últimos, 21 estados (Paraíba no meio) e o Distrito Federal destinaram mais de 50% de suas receitas totais ao pagamento de salários e encargos sociais.

´Tô aqui´

Alguns dias após ser procurado por APARTE, o deputado e ex-prefeitável campinense Inácio Falcão (PCdoB) reapareceu ontem e tratou da experiência eleitoral deste ano.

Bola fora

“Infelizmente, as oposições erraram na estratégia. Eu dizia sempre que as oposições tinham uma oportunidade muito grande de chegar à Prefeitura. Estrategicamente foi feito de uma maneira errônea”, avaliou.

O preferido

A bancada do PT (a maior na Câmara Federal) sinalizou que prefere apoiar o paraibano Aguinaldo Ribeiro (PP) para a presidência da Casa.

No ´apagar das luzes´

Nos dias que antecederam a diplomação dos eleitos este ano em Campina Grande foram protocoladas novas AIJEs (ações eleitorais) na 16ª Zona Eleitoral.

O detalhe

Até meados deste mês, existiam quatro AIJEs em tramitação, que terão apreciação após o recesso do Judiciário.

Partiu…

“Lamentavelmente, a bancada que foi eleita com votos de oposição em Campina Grande foi fracionada. Nós dialogamos desde o primeiro instante (para) tomar uma decisão colegiada. Ninguém se opôs. Mas não foi isso que aconteceu”.

… Fissurada

Diagnóstico do vereador Olímpio Oliveira (PSL) sobre a falta de consenso na futura oposição parlamentar.

Da boca de…

“… A família Bolsonaro acha que conquistou o Estado para si quando ganhou a eleição…” (Felipe Santa Cruz, presidente do Conselho Federal da OAB).

Enxurrada

Um estudo da ONG Oceana, repercutida no jornal O Globo, informa que o Brasil despeja 325 mil toneladas de lixo plástico por ano no mar.

Incessante

O país produz anualmente 500 bilhões de itens descartáveis com o material, o equivalente a 15 mil por segundo.

´Talonário´

Em entrevista ontem ao programa Ideia Livre da TV Itararé (canal 18.1), o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Fábio Nogueira, que igualmente preside a Atricon (Associação Brasileira dos Membros de Tribunais de Contas), disse que no ano passado os TCs pelo País aplicaram multas da ordem de R$ 16 bilhões.

Custo

Fábio também destacou que é preciso desmistificar a ideia de que os órgãos de controle custam caro ao País.

Segundo ele, para cada 100 reais de recursos públicos movimentados, a fiscalização dos TCs custa 20 centavos.

Alarmante

Domingo último, conforme dados compilados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), quase 800 mil pessoas foram contaminadas pelo coronavírus.

Mazela

Na virada de mais uma década, um levantamento divulgado esta semana mostra que 1 em cada 10 domicílios da região Norte do Brasil tem banheiro próprio.

Da boca de…

“… A situação acertou mais do que errou. Nós somos oposição, mas não somos inimigos da atual gestão…” (vereador Galego do Leite, do Podemos, líder da oposição na Câmara campinense).

E agora José?

Mais de 50 jogadores que atuam na Série A do Brasileirão terão os seus contratos concluídos no próximo dia 30.

Mas o torneio, por conta da pandemia, vai se estender até meados de fevereiro.

Extrapolou

Em voto dado no ´plenário virtual´ do Supremo Tribunal Federal, a ministra Carmen Lúcia considerou inconstitucional a lei paraibana (11.699/20), que suspendeu durante o período da pandemia o pagamento de consignados por parte de servidores estaduais ativos e inativos.

Na prática, avaliou a ministra, “a Paraíba instituiu política creditícia, cabível tão somente à União”, como fixado pela Constituição Federal.

O que estará pensando Veneziano sobre 2022?...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube