Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

sábado, 22/08/2020

Quando voltarem as aulas

´Gelato´

Revelação de uma estação de rádio de Roma (Itália). Com regularidade, o telefone de uma famosa sorveteria local é acionado. Do outro lado da linha, de viva voz, um cliente ilustre faz um pedido de delivery.

Quase sempre, um ´pote´ com os mesmos sabores: creme, baunilha e café.

Esse cliente atende pelo nome de Papa Francisco.

 

Previna-se

Comentários ofensivos em grupo de WhatsApp caracterizam dano moral.

Eis o entendimento do juiz José Ferreira Ramos Júnior, no âmbito da 2a Turma Recursal Permanente de João Pessoa.

´Afasta de mim…

Dois partidos – Novo e PRTB – abriram mão de participar do rateio do Fundo Eleitoral – recursos públicos para custear a campanha política deste ano.

… Este cálice´

A divisão – proporcional ao tamanho das bancadas na Câmara Federal – é bilionária: R$ 2 bilhões e 30 milhões.

Palpite

Em recente live, o ex-governador Ricardo Coutinho (PSB) esgrimiu o seu sucessor (João Azevedo), prognosticando que a gestão atual “vai ter um fim melancólico, afundou tudo”.

Semeadura

“A Paraíba haverá de reconstruir, em 2022, um projeto popular e progressista”, emendou.

O ´capitão´

“O que fazemos, o que parte da imprensa apenas publica no tocante a um governo sem corrupção, isso não é virtude, isso é obrigação de cada um de nós.”

Presidente Bolsonaro, em recente solenidade.

Postulantes

A prefeitável Tatiana Medeiros (MDB-CG) reuniu, na noite de quinta-feira, os pré-candidatos a vereador pelo partido.

´Avisa lá´

Na ocasião, o secretário nacional do MDB Jovem, Dihêgo Amaranto, representou o senador José Maranhão e repassou um recado: “A pré-candidatura de Tatiana não está à venda. Sua candidatura será pra valer e contará com o apoio do maior partido do Brasil, um MDB forte e unido, preparado para discutir e administrar Campina Grande.”

Da boca de…

“… Com a Lava Jato, finalmente, a lei e a Justiça alcançaram poderosos, antes, intocáveis, e quem se julgava acima da lei foi para a cadeia. Mesmo com todo trabalho aplaudido pela sociedade e reconhecido internacionalmente, não faltam aqueles que tentam, diariamente, enfraquecê-la, com objetivo de ver a corrupção triunfar em nosso País…” (senadores do Podemos, em carta enviada à Procuradoria Geral da República).

Incógnita

A direção estadual do PSD (leia-se prefeito Romero Rodrigues) ainda não decidiu qual será o posicionamento com relação à eleição para prefeito de João Pessoa.

Leque

À primeira vista, as alternativas predominantes seriam três: Ruy Carneiro (PSDB), Cícero Lucena (Progressistas) e Edilma Freire (PV).

Da boca de…

“… Até 1º de fevereiro a Câmara Federal não vai votar nenhuma flexibilização do teto de gastos…” (deputado Rodrigo Maia, presidente).

Rito…

O partido Cidadania (do governador João Azevedo) explicou a deliberação de quinta-feira última acerca do indicativo de apoio à prefeitável Ana Claudia Vital do Rêgo (Podemos).

… Decisório

“A votação ocorreu depois de muitas considerações dos pré-candidatos, de membros da executiva. Buscou-se um direcionamento, um norte para a convenção que se aproxima”, comentou o presidente da legenda na cidade, Laerte Melo.

A dúvida

Houve consulta prévia à cúpula estadual do partido?

Em tempo

A Procuradoria-Geral da República de Angola fechou, dias atrás, sete templos da Igreja Universal do Reino de Deus naquele país.

O detalhe

A instituição é acusada de fraude e outras atividades criminosas.

Palanque

“No dia que alguém apontar que tenho alguma proposta voltada para o rico, eu renuncio à minha candidatura. Todas as minhas propostas são para quem menos tem. Porque quando digo que quero desenvolver minha cidade, eu me refiro às pessoas que não têm oportunidade. Quem está bem financeiramente não precisa do governo”.

Prefeitável campinense Artur Bolinha Almeida (PSL).

Sábado é dia de poesia

“O mar de Minas não é no mar. O mar de Minas é no céu, pro mundo olhar pra cima e navegar sem nunca ter um porto onde chegar”.

Inesquecível poeta e escritor Rubem Alves.

A volta

Recente reportagem do jornal O Globo reforça que a retomada das aulas presencialmente deve passar por uma série de medidas que vão da limitação da frequência de alunos por sala a mudanças na distância de mesas e na organização de recreio e lanche, conforme os especialistas ouvidos –  infectologistas, epidemiologistas e virologistas.

Remoção

Uma das medidas propostas é a eliminação de bebedouros, considerados preocupantes pontos de contágio.

Não recomendáveis

Do ponto de vista científico, o ´novo normal´ deve ainda abolir self-service na merenda e salas fechadas com ar-condicionado.

Fração

Oito dos entrevistados sugerem que o retorno seja iniciado com, no máximo, 10% a 20% do efetivo total de alunos, para reduzir o risco de contágio.

O ideal

É quase consenso que as aulas (criançada) só deveriam retornar no ano que vem, considerando que a taxa de transmissão continua alta em vários estados.

Ressalva

A particularidade seria no caso de alunos mais velhos.

Para alguns especialistas, os estudantes do Ensino Médio deveriam puxar a fila do retorno, por terem maior noção de distanciamento.

Cronologia diferenciada

“Para as crianças pequenas, que teriam mais dificuldades de cumprir as regras, o risco é maior que o benefício, e não seria recomendável que voltassem neste ano. Já os alunos mais velhos poderiam retornar de forma gradual. Seria até necessário”, sintetizou a médica infectologista Rosana Richtmann, do Hospital Emílio Ribas, em São Paulo.

Vem aí um Cássio Cunha Lima no estilo ´Galo de Campina´...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube