Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

quarta-feira, 16/01/2019

Quando fevereiro chegar

Uma lanterna no escuro

O livro “Os robôs estão vindo: Um guia de sobrevivência humana para lucrar na era da automatização”, do americano John Pugliano, tem obtido grande repercussão.

Dias atrás, foi objeto de uma reportagem no jornal Folha de São Paulo.

Sem pensar

“Qualquer trabalho que seja rotineiro ou previsível, será feito por um algoritmo matemático dentro de cinco ou dez anos”, sentencia o autor.

Balançando

Fundador da consultoria de investimentos americana Investable Wealth, Pugliano listou algumas famosas profissões que estariam ameaçadas pelo avanço tecnológico.

Ei-las

Médicos generalistas; advogados; arquitetos; contadores; pilotos de guerra; policiais; corretores de imóveis.

Monopólio

Campina Grande conta atualmente com 57 postos de abastecimento, que pertencem a menos de 10 empresas.

Aptos

Reportagem publicada no ´Estadão´ mostra que um grupo de 142 deputados e ex-deputados federais, entre eles o presidente Jair Bolsonaro, poderá pedir aposentadoria já a partir do mês que vem, com direito a um benefício de até R$ 33.763 – seis vezes mais que o teto do INSS.

O detalhe

Um dos planos de aposentadoria parlamentar, o IPC, só vale para parlamentares que ingressaram no mandato até 1997 – caso de Bolsonaro.

Concessões

O IPC dá direito a aposentadoria com 50 anos de idade, com benefício proporcional ao tempo de mandato. Oito anos de contribuição são suficientes para se obter 26% do salário de parlamentar.

O benefício integral é concedido àqueles com 30 anos de contribuição.

Beneficiários

Dos 142 deputados e ex-deputados que têm direito ao benefício, 58 não foram reeleitos ou nem se candidataram.

No Senado, 26 dos não reeleitos estão aptos a requerer o benefício.

Agregar

Após a passagem pela Paraíba (esta semana) do presidente da Câmara Federal, o deputado Efraim Filho (DEM-PB) renovou a confiança no apoio do PSB-PB (leia-se deputado diplomado Gervásio Maia) à reeleição de seu colega de partido Rodrigo Maia (RJ).

Aceno

“Rodrigo cumprimentou, por telefone, o governador João Azevêdo e também o ex-governador Ricardo Coutinho. Acho que essas ações são importantes, exatamente nessa linha de distensionar. A esperança de Rodrigo é poder contar com o voto de Gervásio e o apoio do PSB para definir essa eleição”, assinalou Efraim.

Gesto

O demista paraibano destacou ainda que “a presença de Veneziano (na reunião em João Pessoa) significou um gesto muito importante dele, que foi nosso companheiro de bancada nesses últimos quatro anos na Câmara dos Deputados, e foi um gesto de canal de diálogo com o PSB”.

O ´príncipe´

“Oposição, ao meu ver, não pode é ser destrutiva, no sentido de dizer que tudo o que vai ser feito pelo governo é errado porque vem do governo. O que não tiver errado, por que eu vou ficar contra? Eu digo errado no sentido do bem-estar do povo, do crescimento da economia, da manutenção das regras democráticas”.

Ex-presidente e sociólogo Fernando Henrique Cardoso, sobre o Governo Bolsonaro

Posse

Acontece hoje, às 10h, na sede da Fundação João Mangabeira, em Brasília (Lago Sul), a posse do seu novo presidente, o ex-governador Ricardo Coutinho.

O detalhe

Também serão empossados o vice-presidente Alexandre Navarro e o diretor de estudos e pesquisa Carlos Amastha.

A caminho

Várias fases da Operação Lava Jato, em fevereiro, envolvendo a classe política.

Quarentena

O padre José Assis Pereira Soares, do clero da Diocese de Campina Grande, foi submetido a uma intervenção cirúrgica.

Já está em período de convalescença e só deverá ´voltar ao altar´ na Semana Santa (abril).

Sob medida

A multinacional de alimentos Nestlê colocou em funcionamento (inicialmente no Japão) um serviço, com auxílio da inteligência artificial, que ajuda os clientes na montagem de dietas personalizadas, a partir de uma amostra de sangue.

Fluxo

O cliente informa os alimentos e bebidas que consome e recebe a dieta personalizada, focada principalmente no controle no diabetes e colesterol.

Momento Francisco

“A distância entre a obsessão pelo próprio bem-estar e a felicidade compartilhada de toda humanidade parece ampliar-se cada vez mais, chegando-se a pensar que entre o indivíduo e a comunidade humana esteja em curso um verdadeiro cisma”.

Francisco em carta à Pontifícia Academia para a Vida.

Dobrar a aposta

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, informou que o governo estuda aplicar medidas que possam reduzir os impostos cobrados de quem quer comprar uma arma de fogo no País.

Barba e…

A direção estadual do PT e o deputado Luiz Couto sinalizaram a intenção de atuar na Secretaria de Agricultura Familiar do Estado (a ser ocupada por Couto a partir de fevereiro) com ´porteira fechada´.

… Cabelo

Ou seja, indicar todos os cargos de chefia e assessoramento.

´Batismo´

Suplente do MDB, Pamela Vital do Rêgo (sobrinha do senador Veneziano) vai assumir uma cadeira no Legislativo campinense, em substituição aos licenciados Olímpio Oliveira (titular) e Metuselá Agra (1º suplente).

Será amanhã, às 10h, nas dependências da Câmara.

Rede de proteção

Ao ser instado a falar sobre eventuais mudanças em seu secretariado, o prefeito Romero Rodrigues (PSDB-CG) respondeu que “a administração é uma dinâmica, não pode ser uma coisa estática. Estou aguardando o final de janeiro, até por uma razão lógica: alguns aliados importantes, que disputaram determinados cargos, não obtiveram êxito. Se for viável, é possível que eu faça alguma rearrumação”.

Mudança de partido à vista em Campina...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube