Jornalista há quase 30 anos, escreve a coluna Aparte desde 1991. Já trabalhou em TV, rádio e foi editor chefe do Jornal da Paraíba e colunista das TVs Cabo Branco e Paraíba. É comentarista político das rádios Campina FM, Caturité AM e editor do portal de notícias Paraibaonline.

terça-feira, 21/06/2016

PT/CG dividido

Trégua com os Estados

Ao acertar ontem com os governadores uma moratória de seis meses no pagamento das dívidas estaduais, o presidente Michel Temer (PMDB) salientou que o acordo passa pelo compromisso dos estados de limitar os gastos públicos.

“Os senhores cuidem, não só de nos ajudar a aprovar a emenda constitucional aqui no Congresso Nacional, mas, igualmente, nos estados, de tomar as providências legislativas e administrativas que se fizerem necessárias para complementar essa proposta de emenda constitucional (da limitação dos gastos públicos)”, destacou o presidente.

Compromisso

Temer discursou que “queremos, mais adiante, propor uma fortíssima revisão do pacto federativo, que conceda maior autonomia aos estados e, em consequência, maiores recursos. Porque, aliás, não se consegue fazer uma reforma tributária no país porque ela envolve uma repactuação de competências e de recursos. Portanto, importa em uma revisão do pacto federativo.”

Nada muda

O prefeito Romero Rodrigues (PSDB) revelou na noite desta segunda-feira, em entrevista ao telejornal Itararé Notícias, da TV Itararé, que não pretende nomear um secretário de Planejamento para a PMCG.

A Pasta continuará sendo acumulada pelo secretário de Obras, André Agra.

O detalhe

Essa acumulação ocorre desde o afastamento da Seplan do professor da UFCG Márcio Caniello.

Agenda

Romero é o entrevistado de hoje do programa ´Ideia Livre Política & Economia´, que vai ao ar às 22h na TV Itararé – canal 18.1 (digital) e 19 (analógico).

O detalhe

No programa, Romero debate algumas ´estocadas´ desfechadas no programa anterior pelo seu provável concorrente, deputado Adriano Galdino (PSB).

´Reforma agrária´

O ministro da Agricultura (e agropecuarista) Blairo Maggi começou a defender a liberação da venda de terras para estrangeiros, “como forma de ampliar o crédito”.

TCM

Para o deputado Dinaldo Filho (PSDB), o governador Ricardo Coutinho não perde de vista a intenção de criar o Tribunal de Contas dos Municípios para utilizá-lo “como instrumento de pressão junto aos prefeitos”.

Devassa

O Ministério do Planejamento determinou a realização de uma ´varredura´ nos programas sociais do governo federal, que têm um custo anual em torno de R$ 550 bilhões.

Objetivo

O ´supercruzamento de dados´, como está sendo chamada essa auditagem, visa detectar o acúmulo ilegal de benefícios.

Reforços

O deputado federal e pré-candidato a prefeito de João Pessoa Wilson Santiago Filho (PTB) apresentou ontem o apoio do PTC e PMB à sua postulação, o que aglutina – segundo ele – cerca de 100 pré-candidatos a vereador.

Vão à luta

Crise à parte, nas 22 capitais brasileiras onde o atual titular do mandato pode tentar a reeleição, 21 deles já decidiram ir às urnas este ano.

A ´ilha´

A exceção fica por conta da cidade de Florianópolis (SC), onde o prefeito Cesar de Souza Júnior (PSD) anunciou a sua desistência de disputar o 2º mandato alegando justamente as limitações financeiras.

 

Letrinhas

Os prefeitos das capitais que vão à reeleição são 4 do PSB; 4 do PSDB; 4 do PDT; 2 do PT; 2 do Democratas.

PP, PPS, Rede, PMDB e PSD disputarão manter o poder em uma capital.

 Garimpo

“Nós temos duas alternativas. Podemos, como se fez muito, varrer esses problemas para debaixo do tapete, esquecer que eles existem, continuar os nossos caminhos, ou podemos enfrentar esses problemas, com seriedade e da forma que eles devem ser enfrentados. A partir do momento em que não há um enfrentamento do problema, nós vamos encontrá-lo muito maior.”

Crédito

Do juiz Sérgio Moro, no livro-reportagem Lava Jato – O Juiz Sérgio Moro e os Bastidores da Operação que Abalou o Brasil, que será lançado pelo jornalista Vladimir Netto.

Voluntário

O deputado Efraim Filho (DEM) chegou a colocar o seu nome à disposição para atuar como relator do processo de cassação do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal.

Nas alturas

A temperatura nos meios políticos continua alta e com sobressaltos constantes.

No final de semana surgiu a informação de que o publicitário Marcos Valério (o ´carequinha´  do ´mensalão´, que cumpre 37 anos de cadeia) retomou a discussão de um acordo de delação premiada.

Arsenal

O seu advogado promete que o cliente revelará, pelo menos, 20 nomes envolvidos – além do que já foi revelado – na Operação Lava Jato.

Gincana

O ex-ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, uma das testemunhas de defesa de Dilma Rousseff na comissão do impeachment do Senado, irritou ontem parlamentares favoráveis ao afastamento definitivo da petista.

Derivações

Janine dedicou a maior parte de seu depoimento às questões técnicas do MEC, a exemplo da base nacional curricular.

Alerta no ar

O líder do PSDB, Cássio Cunha Lima, pediu a palavra e registrou: “Quero deixar claro aos telespectadores da TV Senado que essa aqui é a comissão do impeachment, não uma audiência da comissão de educação”.

Dia D

O PT campinense deverá deliberar no próximo dia 30 sobre como vai participar das eleições para prefeito de Campina Grande este ano.

Dianteira

Cerca de 20 diretorianos petistas protocolaram um documento defendendo o apoio já no 1º turno ao prefeitável do PSB, Adriano Galdino.

Dissidência presidencial

Acontece que para o presidente do diretório municipal do PT, o ex-vereador Peron Japiassu, o caminho recomendável é o da candidatura própria, com a finalidade de utilização do horário gratuito no rádio e na TV para defender o ´legado´ dos governos Dilma e Lula.

Particularmente sobre o prefeitável do PSB, Peron comentou que “não observo identidade da candidatura de Adriano com o PT nem com Campina”.

José Maranhão anda muito calado...
Simple Share Buttons