Fechar

Fechar

Arimatéa Souza

segunda-feira, 17/10/2016

Previdência: o que vem por aí

Enigmático

Mensagem postada nas redes sociais pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adriano Galdino (PSB): “Meus amigos e minhas amigas, a política não é uma escolha entre o laranja e o vermelho, um negócio, uma compra ou venda.

Não, a política é um instrumento onde através dele podemos construir um mundo melhor e mais justo para todos, criando oportunidades iguais para os desiguais. Esta é a politica que eu faço e acredito… Vamos juntos resistir e vencer. Eu tou confiante”.

Da boca de…

“… O PT terá de apoiar Ciro Gomes em 2018…” (Carlos Lupi, presidente nacional do PDT, legenda na qual está filiado Ciro).

Receita nova

O Supremo Tribunal Federal autorizou os Estados a exigirem o ICMS sobre a assinatura básica cobrada mensalmente nas contas dos usuários de telefonia fixa e móvel pós-pago.

Embasamento

“A tarifa ou o preço retribui esse serviço, remunera a franquia e mantém acesso à linha telefônica”, justificou o relator da ação, ministro Teori Zavascki.

Visibilidade

Todos os membros da CPI do ex-tesoureiro da Câmara campinense conseguiram a reeleição: João Dantas (PSD, que foi o presidente); Alexandre do Sindicato (PHS, que foi o relator); e Rodrigo Ramos (PDT, membro).

Apressou…

… O passo. O vereador reeleito Marinaldo Cardoso (PRB) tem intensificado os contatos para tentar viabilizar a sua candidatura à presidência do Legislativo campinense.

Submundo

A compilação de informações entre o TSE e o TCU apontou que as doações suspeitas para as eleições deste ano (1º turno) representam quase 50% de tudo o que os partidos declararam ter arrecadado.

 Conversão

Em dinheiro: R$ 1,41 bilhão é de origem irregular, de um total de R$ 2,227 bilhões.

Da boca de…

“… Se eu disser que a oposição não saiu fragilizada, estou mentindo. Acho que dá para se recompor. Tem uma frase que diz que política é o único bicho que ressuscita. Nós vamos tentar compor a oposição…” (Rodrigo Ramos, vereador campinense reeleito).

Tribuna

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal aprovou projeto que garante aos advogados o direito de sustentação oral prévia em pedidos de liminares que forem julgados não individualmente, mas por plenários de tribunais.

Sem saias

Conforme o jornal Folha de São Paulo, 1.290 cidades brasileiras não terão, a partir de janeiro, sequer uma mulher em suas câmaras municipais.

Da boca de…

“… Eu nunca tirei tanta foto na minha vida…” (vice-prefeito eleito de Campina, Enivaldo Ribeiro, sobre a última campanha).

Fênice

Para o presidente estadual do PT, Charliton Machado, é inadiável “reoxigenar o partido em Campina Grande; é preciso sair dos conflitos e das disputas internas”.

Como fica…

Sobre o futuro do relacionamento entre o PT/PB e o governador Ricardo Coutinho (PSB), Machado declarou que “o PT é aliado do governador naquilo que interessa à Paraíba”.

… Com o mago

Por antecipação, o dirigente petista avisou que o PT “não apoia, em hipótese alguma”, a criação do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

Mutilação

Na avaliação do vereador (reeleito) Olímpio Oliveira (PMDB-CG), “tirar o candidato a vereador do guia eleitoral (no rádio e na TV) provocou um prejuízo imenso” às campanhas proporcionais nas eleições deste ano.

Da boca de…

“… A minha vitória é a vitória do trabalho e da superação. Uma luta buscando construir pelo esporte, pelo lazer e pela saúde…” (vereador eleito Teles Albuquerque, PSC-CG).

Inadiável

O País terá que enfrentar, ao longo dos próximos meses, o inevitável debate sobre a reforma previdenciária, diante do bilionário problema que está sendo transferido às futuras gerações.

Não cabe

A conta previdenciária, cumulativamente, já não cabe no orçamento público.

Novo…

É claro que existem desvios, privilégios e muitas outras imperfeições no setor.

… Tempo

Mas a espinha dorsal do problema é que o Brasil atual não é o mesmo de décadas atrás: as pessoas estão vivendo mais e é preciso que isso seja levado em consideração no mundo dos benefícios pagos aos inativos.

Pontos quase consensuais

O projeto de reforma na Previdência ainda não foi divulgado pelo governo, mas existem alguns pontos considerados como praticamente definidos. A saber.

– Idade mínima de 65 anos para se aposentar;

– Tempo mínimo de contribuição para se aposentar: 25 anos;

– Para se obter o teto do benefício integral serão necessários 50 anos de contribuição;

– Não será possível acumular pensão por morte e aposentadoria.

O PSB está de portas abertas para Veneziano?...

Me Aguarde

Palanque

Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube