Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

sábado, 15/08/2020

Prefeito obtém a unidade

Conclamação à esquerda

Na ´live´ feita na noite de ontem, o ex-governador Ricardo Coutinho (PSB) conclamou a união dos partidos de esquerda, especialmente na disputa de João Pessoa.

“Não queremos atropelar ninguém. Mas não tem porque estar disputando coisas que não estão na ordem dia”, enfatizou.

O detalhe

RC citou expressamente o PCdoB, PT, PSOL e PDT.

Apoio…

O presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, que é o ´presidente de fato´ do Avante na Paraíba, anunciou ontem o apoio à prefeitável Ana Cláudia Vital do Rêgo (Podemos-CG).

… Declarado

“O presidente (nacional) Luís Tibé (do partido) quando esteve comigo, pediu a mim que o Avante acompanhasse a candidatura de Ana Cláudia. Eu disse a ele que não teria problema nenhum, até porque gosto muito de Ana Cláudia e tenho um bom relacionamento com Veneziano”, explicou Galdino.

Sem traumas

O prefeito Romero Rodrigues (PSD-CG) harmonizou boa parte dos ruídos internos que precederam o anúncio do candidato a prefeito com uma conversa na manhã de ontem, que reuniu Tovar Correia Lima e Bruno Cunha Lima, o que evitou a necessidade de verbalizar explicitamente uma opção.

Pronunciamentos

A live para a comunicação ocorreu no hotel Slaviero, na saída para João Pessoa. Acabou sendo muito prolongada.

A seguir, um resumo dos quatro discursos ocorridos na ocasião, começando pelo do atual prefeito.

Itinerário

“Muita reflexão, muitos diálogos, contatos e estudo para chegar a esse momento… Fiz questão de chegar aqui ao lado de dois grandes amigos.

Mobilizados

“Como tudo na vida, tem etapas e o momento. Eles (Tovar e Bruno) empreenderam um trabalho maior e uma militância muito mais intensa.

Sem confronto

“Conversamos inúmeras vezes nesse período todo… Eu nunca duvidei disso, porque eu conheço a trajetória de ambos. Conheço o DNA dos dois. Estamos mais unidos do que nunca… Os dois têm berço, base, história e trajetória. Quem não for hoje, o futuro é o horizonte.

Garantia

“Ouvi dos dois que qualquer decisão estaríamos juntos. Essa união nos tornará fortes para o processo eleitoral.

O nome

“Tovar teve grandeza. E sai muito maior do que entrou. Nessa eleição nós marcharemos com Bruno Cunha Lima como candidato a prefeito.

Gesto

“Não ficarão nem rancor nem mágoa. Às vezes, a militância termina extrapolando, em função da energia. É momento de desprender os ânimos e se unir.

Afago

“Hoje é a vez de Bruno, amanhã será a vez de Tovar, de Pedro (Cunha Lima)… Eu sei que não é fácil, Tovar. Seu gesto de grandeza tem que ser reconhecido.

Ao candidato

“Para nós, do PSD, Bruno, será uma honra muito grande contar com a sua juventude, seu caráter e experiência.

Ao PSDB

“Temos o compromisso de estarmos juntos. E, quando for possível, estarmos junto na Paraíba, com respeito e reciprocidade.

Nova fase

“Dialoguei com os vereadores e com os partidos aliados previamente… Passada essa fase, se ficou alguma mágoa, vamos superá-las… Não haverá ressentimentos… Agora é pré-campanha, com unidade e colaboração de cada um”.

Tucano

Deputado Pedro Cunha Lima: “Consultei meu pai (Cássio) sobre alguma mensagem (para essa solenidade). Ele disse diga apenas que amo Campina e que estou com saudade de todos.

Catalisador

“E esse sentimento de amor por Campina, de vontade de trabalhar por Campina, é o nosso norte principal e que traz a nossa unidade.

Disponibilidade

“(Bruno) Tenho confiança muito sincera na sua capacidade de gestão, no seu olhar visionário e na capacidade de uma sequencia exitosa, que não será fácil (…) Conte comigo por inteiro para colaborar com o meu melhor, com a minha força de trabalho.

Pessoal

“É como campinense, não como aliado político, que vibro com a gestão de Romero.

Luz & ação

“Esse é um momento bonito, um instante iluminado. Que a gente possa corresponder com um trabalho que honre Campina”.

 

Opções

Tovar Correia Lima: “Bom é o grupo que tem mais de um candidato… Foi um processo que se afunilou entre eu e Bruno…

Sem risco

Em todos os momentos e em todas as discussões, eu disse que não se preocupassem porque não criaria problema de maneira nenhuma. Eu estava fazendo um movimento dentro do grupo. Disse que nesse processo a gente se entenderia, como estamos hoje nos entendendo.

Entendimento

“Há mais de um mês temos tido encontros com Bruno. Tivemos encontros para evitar que a militância se atritasse, para manter o legado da gestão do prefeito Romero Rodrigues… Nós estamos aqui unidos.

Virar a página

“Romero conduziu com muita decência e maestria esse processo, para que esse momento fosse de união e de aglutinação… É preciso que estejamos juntos e de mãos dadas, pensando no macro. Esquecer o que passou nos últimos dias.

Compromisso

“Farei por Bruno o que queria que você (Bruno) fizesse por mim… Que façamos uma campanha bonita, limpa e vitoriosa… Há um ponto que nos une: o amor a Campina. Vamos juntos. Venceremos juntos!”

Prefeitável

Bruno, já na condição de pré-candidato: “Vivemos um momento atípico… A vida, definitivamente, é feita de escolhas, e essas escolhas muitas vezes não são fáceis.

Dilema

“Eu disse a Romero que, na pele dele, sentiria que seria uma das decisões mais difíceis de tomar na sua trajetória de vida pública, porque seria escolher entre dois amigos, aliados de primeira hora e dois ex-auxiliares. É o governo (o de Romero) talvez o mais bem avaliado, em final de gestão, nesta cidade. Aprovado sob a sua liderança.

Sem imposição

“Felizmente não foi necessária ter uma imposição (de candidatura), isso é bom que se registre. Com espirito de grandeza, depois de muita conversa, nós chegamos à definição de que iriamos caminhar junto.

Convergência

“Talvez alguns apostassem em contrário. Mas nós sempre tivemos a certeza de qual seria a conclusão desse processo: todos juntos para apresentar uma candidatura competitiva a Campina, mas, sobretudo, representativa do ponto de vista administrativo.

Sequencia

“Não sai daqui um escolhido e um rejeitado; não sai daqui um candidato e um que não conseguiu ser candidato. Daqui saem aliados, parceiros e amigos. Pessoas que vão trabalhar diuturnamente para dar seguimento a um trabalho que tem mudado a face e o rosto de Campina para muito melhor.

“Resultados”

“Esse é um momento que a gente tem a oportunidade de apresentar conjuntamente uma alternativa real, para dar prosseguimento ao trabalho que vem sendo palmilhado (…) A gente convence (a população) é com resultados.

Zerado

“Fecha a conta e passa a régua. O que aconteceu durante o processo de definição é legitimo, mas passou.

Analogia

“A minha palavra é de unidade, de união… O apóstolo Paulo falou de um corpo que tem diversos membros; membros diferentes. Assim somos nós: membros diferentes de um mesmo corpo, mas trabalhando para o mesmo corpo, que é Campina Grande, cada um cumprindo a sua função.

Somatório

“Não buscamos uniformidade. O que a gente busca é unidade dentro da diversidade; pessoas que têm opiniões diferentes, mas que trabalham juntas em prol de um objetivo.

Em breve

“Juntos, vamos apresentar um projeto de cidade viável. Esse aqui seria um sonho de Rômulo Gouveia.

Preservação

“O nosso trabalho é preservar as grandes conquistas que foram possíveis através desses oito anos de dedicação (de Romero).

Desafios

“Os próximos gestores terão que lidar com os efeitos do coronavírus na vida das pessoas… As pessoas querem empregos para viver com dignidade, e saúde para si e sua família.

Guru

“Ivandro (Cunha Lima, avô de Bruno) ajudou a me forjar. Eu tenho muito orgulho dele, um cidadão pleno”.

Prece

Ainda Bruno Cunha Lima: “Tenho colocado na mão de Deus esse processo. Deus é autor e consumador das nossas vidas.

“A vida é feita de escolhas, mas também de desafios. Esse é o primeiro passo de uma estrada longa. Peço a Deus sabedoria e humildade”.

Haverá um ´freio de arrumação´ na base governista?...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube