Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

sexta-feira, 03/08/2018

PDT quer dar o troco

Fumaça branca

Em sua visita ontem a Campina Grande (para inaugurar a Escola Técnica Cidadã, no bairro Dinamérica), Ricardo Coutinho informou que o pré-candidato a governador João Azevedo (PSB) deverá se reunir hoje com os partidos coligados para definir a questão do candidato a vice-governador.

Filtros

Ao tratar rapidamente sobre qual seria o perfil ideal para esse vice, o governador respondeu que “nós estamos buscando apresentar à Paraíba uma chapa que tenha decência”.

“Agora, a escolha do vice passa por uma série de análises”, ressalvou.

´Gelol´

Sobre a situação do Democratas na coligação, RC disse que “o DEM é um grande e respeitado parceiro”.

Sem veto

No tocante à eventual reaproximação com o PDT da vice-governadora Lígia Feliciano, Ricardo registrou que “não faço objeção a ninguém, desde que o projeto administrativo seja respeitado e levado adiante”.

Retrovisor

“Eu nunca vi uma crítica do PDT ao governo, ao contrário, sempre dizem que o governo é correto”, sublinhou o socialista.

Planalto

No ´entorno´ do governador tem crescido intensamente a tese de que o vice deve ter base eleitoral em Campina Grande.

Prateleira

Esse sentimento, à primeira vista, traz à tona os nomes do empresário Artur Bolinha Almeida (PPS) e da própria Lígia.

Pedra no caminho

Ocorre que a relação do PDT com o PSB nacionalmente ´azedou´, como será destacado mais à frente nesta coluna.

Não à execução

O Vaticano anunciou ontem uma mudança no Catecismo Oficial da Igreja Católica.

“A Igreja ensina, à luz do Evangelho, que a pena de morte é inadmissível, porque atenta contra a inviolabilidade e a dignidade da pessoa, e se compromete com determinação por sua abolição em todo o mundo”, situou o próprio papa Francisco.

Compromissos

O deputado (e pré-candidato a senador) Veneziano (PSB) destacou ontem algumas de suas bandeiras, caso eleito este ano para o Senado: revisão de “alguns pontos” da reforma trabalhista, a começar pelo trabalho intermitente (não contínuo).

Sem mexer

No seu entendimento, deve ser mantida a não obrigatoriedade da contribuição sindical.

Poda

Ele também considera que o Poder Público “não pode ser esse gigantismo” da atualidade, metido em áreas não estratégicas para o País.

Adequações

No que se refere à reforma da previdência, o ´V´ pretende defender a “regionalização” da fixação da idade mínima.

Ele identifica que é preciso “enfrentar os privilégios de alguns setores”.

Realidades…

Em entrevista na ´Campina FM´, Veneziano admitiu que o ´descasamento´ na chapa majoritária “é inevitável”.

… Locais

Ou seja, em muitos municípios ele não poderá ser votado junto com o outro candidato ao Senado da coligação (deputado Luiz Couto, do PT).

E vice-versa.

´DNA serrano´

Ao ser instado a falar sobre qual seria o candidato a vice ideal para João Azevedo, o ´V´ disse que “Lígia Feliciano ou Artur Bolinha”.

“Eu, particularmente, defendo um nome de Campina”, situou.

Da boca de…

“… O São João de Campina Grande faz bem a Campina e já começa a fazer bem a outras cidades da Paraíba…” (empresário Marcone Medeiros, presidente da Federação do Comércio da Paraíba, ontem, na divulgação da pesquisa de satisfação sobre os festejos juninos deste ano, contratada pelo SindCampina e executada pela empresa 6 Sigma).

Na tela

Na edição de hoje do telejornal Itararé Notícias (canal 18.1, HD, e 19, analógico), ou ainda pela internet no endereço www.tvitarare.com.br, uma importante entrevista com o economista, ex-governador de Pernambuco e ex-ministro da Fazenda Gustavo Krause. Às 18h30.

Cerco

É grande a pressão do PP para indicar o sucessor de André Agra na Secretaria de Planejamento da prefeitura campinense.

Linha direta

Com ênfase, Luiz Couto (PT) disse ontem na ´Correio FM´ que “a nossa aliança é com o PSB e Ricardo Coutinho”.

Mediação

Ele também esclareceu que caberá a Ricardo resolver com os demais partidos aliados o apoio integral à chapa majoritária, inclusive junto às legendas que não se afinam nacionalmente com o PT.

Retaguarda

O petista informou que dentro do entendimento firmado entre o PT e o PSB no Estado, caberá ao governador indicar os dois suplentes de sua candidatura ao Senado.

Dissidência

Ainda ontem, o deputado em exercício Raoni Mendes (DEM) sinalizou que não vai votar nem pedir votos para o deputado/padre.

Da boca de…

“… Quando se faz gestão com amor e respeito, se faz melhor. Por isso que defendemos um Governo do Estado regionalizado, que identifique as carências de cada região, propondo ações específicas para cada uma delas. Isso é entender que nosso Estado é diverso e precisa de ações que dialoguem com cada especificidade regional…” (pré-candidato a governador Lucélio Cartaxo, PV, ontem, em entrevista).

Avisa lá

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação, publicou nota alertando acerca do risco de o teto de gastos públicos tornar inviável o pagamento de bolsas a docentes e alunos de pós-graduação a partir de agosto de 2019.

Arco

O PSB na Paraíba deverá englobar em torno de si duas coligações proporcionais para deputado federal e três ou quatro para a deputação estadual.

Desfazer

Conforme o jornal Folha de São Paulo, o PDT ameaça romper acordos regionais e lançar candidaturas próprias ao governo estadual que rivalizem com as do PSB.

Balas trocadas

O partido considera oficializar candidatos em Pernambuco, São Paulo e na Paraíba (Lígia Feliciano).

Os três estados foram os principais articuladores da decisão do PSB de declarar neutralidade na disputa presidencial deste ano.

Sutileza. Ricardo tem defendido o apoio a LULA. Não é ao presidenciável do PT...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube