Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

segunda-feira, 22/03/2021

Passado exumado

Garimpo

O ex-presidente e sociólogo Fernando Henrique Cardoso é detestado por muitos e admirado por outros tantos.

O que equaliza esses extremos é a constatação do seu preciso olhar sobre a realidade brasileira.

É o que novamente sobressai no seu mais recente artigo publicado pelo PARAIBAONLINE.

A seguir, trechos dessas reflexões.

Bem antes

“Primeiro é bom ressaltar que a “crise” (usa-se tão amiúde o vocábulo que ele acaba por perder o significado) começou a se manifestar antes do maldito vírus ter sido percebido entre nós.

´Má sorte´

“Convenhamos, é muita má sorte do País ter de enfrentar, além da epidemia, uma economia trôpega, com exceção apenas do setor agrícola.

Inabilitado

“Pior, aos maus ventos anteriores somou-se o apego popular a um líder que não chega a ser populista, mas parece haver-se sentado numa cadeira na qual não se sente bem, ou não foi preparado para ela.

Espaço ocupado

“Enquanto não aparecer alguém com força para expressar outro caminho viável, o presidente leva vantagem.

Sem apelo popular

“A verdade é que os partidos ou não são capazes de se opor, ou quando o fazem não convencem os seguidores de forma a abalar quem está no poder.

A conferir

“Será sempre assim? Depende, por exemplo, dos trejeitos do presidente, que costuma jogar a culpa nos outros, ou, em outro exemplo, menosprezar o sofrimento das vítimas da pandemia.

Desafio à frente

“Terminada a pandemia (oxalá!), daremos com a insuficiência da economia para abrigar tantos, principalmente os de menor qualificação. O panorama é desanimador. Para quem governa e para quem está contra os governantes.

Carência

“É disso que precisamos: de alguém que indique um caminho de superação e permita voltarmos a acreditar em nós próprios. E cujas palavras e ação não se percam na retórica chinfrim, mas animem muitos outros mais a dar vida ao que se propõe. Que se reinvente nosso futuro”.

Serviço

Para ler a íntegra do artigo de FHC, acesse aqui.

Briga…

No final de semana, o jornal O Globo destacou a disputa paroquial na Paraíba em torno do combate à pandemia da Covid-19.

… Amplificada

“Em Campina Grande, o prefeito Bruno Cunha Lima (PSD) afirmou que vai recorrer de decisão judicial que o obrigou a seguir o toque de recolher do governador João Azevedo (Cidadania)”, registra o jornal.

Outra…

Ainda conforme ´O Globo´, o Ministério da Economia está preparando o texto de uma medida provisória direcionada ao mercado de crédito, especialmente sobre as garantias para empréstimos.

… Mordida

Um dos capítulos prevê que recursos de previdência complementar e até de seguros de pessoas sejam utilizados pelas instituições financeiras em caso de inadimplência.

Em resumo

Literalmente, será a hipoteca das aposentadorias e apólices.

Encubada

Com o seu conteúdo ainda não oficialmente legitimado pelo Ministério Público da Paraíba, uma nova delação decorrente da Operação Calvário deverá novamente sacudir o mundo político e empresarial estadual, respingando até mesmo em Campina Grande.

Espera relaxada

Ao custo anual de 1 milhão e 200 mil reais, o Supremo Tribunal Federal alugou uma ´sala vip´ para os ministros da Corte no aeroporto internacional de Brasília.

Sem ´contaminação´

Desse anexo, ´suas excelências´ seguem diretamente para o interior das aeronaves, sem contato no percurso com os demais passageiros.

Ociosidade

O vereador Janduy Ferreira (PSD) registrou a grande quantidade de boxes que estão desocupados em espaços públicos pertencentes à prefeitura de Campina Grande.

Apuração

“Alguma coisa está errada”, sublinhou o edil, sugerindo ao Poder Executivo que seja feito um levantamento para quantificar e localizar esses espaços públicos ociosos.

´Patente´…

O líder do bloco de oposição na Assembleia Legislativa, deputado Cabo Gilberto (PSL), disse que “o nosso mandato não está sendo respeitado. Iremos lutar com todas as forças para mudar essa triste situação”.

… Desrespeitada

À sua ótica, atualmente na Paraíba só existem dois poderes: o Executivo e o Judiciário, porque o Legislativo virou “o quintal” do primeiro.

Da boca de…

“… Com os juros reais em 3% negativos, a economia deveria estar bombando. Não está, pois não é o juro que está segurando a economia. A economia está completamente dependente da vacinação…” (Armando Castelar, do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas).

2ª feira filosófica

“Não há penitência melhor do que aquela que Deus coloca em nosso caminho todos os dias”.

Dom Hélder Câmara, inesquecível arcebispo emérito de Olinda e Recife.

Devassa

O médico Marcelo Queiroga, novo ministro da Saúde, é réu em uma ação penal por crime contra o patrimônio público, revelou neste final de semana a revista Crusoé.

Apropriação indébita

Conforme a publicação, no início dos anos 2000, o novo ministro administrou o Hospital Prontocor, um pronto-socorro cardiológico privado de João Pessoa que tem uma dívida milionária com o governo federal.

De acordo com o Ministério Público Federal, o hospital administrado no passado pelo cardiologista deixou de recolher as contribuições previdenciárias descontadas dos salários dos empregados.

A semana promete...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube