Fechar

logo
logo

Fechar

Arimatéa Souza

terça-feira, 13/04/2021

Paraíba ´zerada´ na CPI

Desencontro

A Câmara Municipal de Campina Grande ´se debate´ novamente acerca de como realizar as suas sessões ordinárias em tempos de pandemia.

Apesar do abrandamento ocorrido nas atividades ´não essenciais´, por força de decretos recentes estadual e municipal, um ato da mesa diretora posterga as sessões remotas até – pelo menos – o final do mês em curso.

Argumento

A mesa diretora invoca para o elastecimento da ausência dos edis em plenário um parecer da Vigilância Sanitária, que preceitua algumas medidas cautelares para o funcionamento do plenário.

Bola no chão

Certamente, poucos espaços públicos – até mesmo na área da saúde – estão em consonância com as recomendações técnicas repassadas à ´Casa de Félix Araújo´.

Aversão

“Sou inimigo número um dessas sessões remotas”, protestou, em recente sessão, o líder governista, vereador Alexandre Pereira (PSD).

Fatura amarga

Na sua avaliação, a opção por sessões remotas por muito tempo, no ano passado, “ocasionou desgastes e prejuízos”, com reflexos eleitorais.

Desgaste

“Acho que não temos motivos para fazer sessão remota. Não estou jogando para torcida. Mas com convicção e com o sentimento que recolho das ruas”, reforçou Alexandre, acrescentando que “a Câmara fechada até o próximo dia 30 não existe justificativa plausível”.

Aviltante

“É um tapa na cara da população campinense; do trabalhador que precisa pegar ônibus.

Ganhamos e ganhamos bem (para ser vereador)”, bradou o líder governista.

Fato

É sensato que sejam tomadas providências para garantir a integridade de vereadores e de assessores com relação à Covid-19.

Encaminhamentos

Mas existem procedimentos que reduzem substancialmente esses riscos, a começar pela efetiva redução da quantidade de assessores nas dependências da Câmara, e até mesmo a utilização de uma área livre para a realização das sessões.

Na campanha…

Habita no inconsciente de muitos parlamentares o que fizeram ´no verão passado´.

… Era bem diferente

Na recente campanha eleitoral, a corrida desenfreada pelo voto prescindiu, em muitos casos e em muitos dias, dos mais elementares cuidados com a própria saúde e com a saúde dos potenciais eleitores que buscavam, nos três turnos, pela cidade afora.

Encobertas

O fato é que, no futuro, certamente serão descobertas condutas administrativas danosas ao interesse público, sorrateiramente implementadas diante do funcionamento remoto das casas legislativas.

E isso vale para o país inteiro.

Como é?

Expressão que está sendo utilizada pelo ministro Paulo Guedes (Economia) – renovadamente – ao se referir ao seu colega de governo Rogério Marinho (ministro do Desenvolvimento Regional): “Batedor de carteira”.

´Mostrando…

Nas redes sociais, o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) tem feito menções à intenção de desativar, a partir de 2023, a Granja Santana, residência oficial do governador da Paraíba.

… O bico´

Ou seja, de forma subliminar, sinalizou uma pré-candidatura a governador.

Aval à…

O governador João Azevedo (Cidadania) se posicionou, ontem, favoravelmente à instalação da CPI da Covid no Senado.

… Distância

“Sou a favor sim da CPI. Afinal de contas, isso é autonomia do Senado que sugeriu e vai apurar a atuação no enfrentamento da Covid no Brasil”, enfatizou.

Na tela

João Azevedo é o entrevistado de hoje no programa Ideia Livre da TV Itararé, que vai ao ar às 22 horas – logo após o Jornal da Cultura – no canal 18.1 e no endereço www.tvitarare.com.br

Linha direta

O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, defendeu a distribuição de todas as vacinas contra Covid pelo Programa Nacional de Imunização, em vez de diretamente pelos governos estaduais ou prefeituras.

Da boca de…

“… Sejamos realistas: esse coronavírus veio para ficar entre nós por muito tempo. A vacinação, no entanto, será capaz de evitar os casos graves e as mortes. Não é pouco…” (médico e escritor Drauzio Varella).

Promovido

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba promoveu, dias atrás, o nome do juiz Leonardo Sousa de Paiva Oliveira para a titularidade da Vara de Feitos Especiais da Comarca de Campina Grande, de 3ª Entrância, pelo critério de merecimento.

Situando

O magistrado é titular do Juizado Auxiliar Misto da 2ª Circunscrição, também sediada em Campina.

O detalhe

Outros três juízes concorreram ao pedido de promoção, entre os quais Renata Barros de Assunção Paiva, esposa de Leonardo.

Momento Francisco

“A pandemia está ainda em pleno desenvolvimento; a crise social e econômica é muito pesada, especialmente para os mais pobres; apesar disso – e é escandaloso –, não cessam os conflitos armados e reforçam-se os arsenais militares”.

Em recente pronunciamento.

O ´Capitão´

“Se você (senador Jorge Kajuru – Cidadania-GO) não participa (da CPI), vem a canalhada lá do Randolfe Rodrigues (senador Rede-AP) para participar e vai começar a encher o saco. Daí, vou ter que sair na porrada com um bosta desses”.

Bolsonaro, em conversa por telefone, no final de semana, com Kajuru.

Noves fora nada

Nenhum dos (as) representantes da Paraíba no Senado havia subscrito (até o final de semana) o pedido de instalação de uma CPI (comissão parlamentar de inquérito) sobre a atuação do governo federal na Covid-19.

Há quanto tempo Bruno e Romero não dialogam?...

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube