Jornalista há quase 30 anos, escreve a coluna Aparte desde 1991. Já trabalhou em TV, rádio e foi editor chefe do Jornal da Paraíba e colunista das TVs Cabo Branco e Paraíba. É comentarista político das rádios Campina FM, Caturité AM e editor do portal de notícias Paraibaonline.

terça-feira, 18/10/2016

Para repor a grana perdida

Notificação

A Câmara Municipal de Campina Grande deverá notificar formalmente, em breve, o ex-prefeito Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) acerca da apreciação de suas contas – relativas ao exercício de 2012 – em plenário, nos próximos dias.

O parecer do Tribunal de Contas do Estado é favorável à aprovação.

´Matéria-prima´

O citado exercício foi um dos objetos de investigação da ´CPI do ex-tesoureiro´ da PMCG, instalada no ano passado no Legislativo campinense.

Documentação

A referida CPI abordou em seu funcionamento o fato de o TCE ter apreciado documentos falsificados, a exemplo de extratos de contas bancárias da PMCG no Banco do Brasil.

Prenúncio

Por falar no ´V´, muitos de seus correligionários avaliam que é pouco provável a sua continuidade nos quadros do PMDB.

Prelados

Começa hoje, na cidade de Lagoa Seca, mais uma assembleia do Regional Nordeste II da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), que compreende os estados da Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte.

Retaguarda

O vereador eleito Teles Albuquerque (PSC) disse que quatro futuros colegas manifestaram apoio ao seu nome para presidir o Legislativo campinense a partir de janeiro próximo.

Mas não declinou nomes.

Não empolgou

Superficialmente, o vereador Napoleão Maracajá (PCdoB-CG) chegou a ser sondado para assumir a 3ª Gerência Regional de Ensino (com sede em Campina Grande), a partir de janeiro próximo.

Tesoura

Dados divulgados ontem pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) mostram que em agosto último foram canceladas mais de 492 mil linhas de telefonia móvel em todo o Brasil.

Metas

Na viagem que fez ontem a Brasília para audiências no Ministério da Integração Nacional e com o presidente em exercício da República, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), o prefeito Romero Rodrigues tem duas prioridades: a questão do abastecimento d´água de Campina e a liberação – travada há meses – de recursos no Ministério dos Esportes para a conclusão do Parque da Liberdade (no bairro do mesmo nome).

No DO

O Diário Oficial da União publicou a oficialização do processo de migração da Rádio Caturité de Campina Grande para a faixa de FM (frequência modulada).

Despenhadeiro

O açude de Boqueirão – que abastece a ´Grande Campina´ – estava ontem com 6,3% de sua cota máxima atual possível: 26 milhões de metros cúbicos d´água.

Na tela

O vice-prefeito eleito de Campina Grande, Enivaldo Ribeiro (PP) é o entrevistado de hoje no programa ´Ideia Livre Política & Economia´ na TV Itararé (canal 18.1, digital, e 19, analógico).

O detalhe

Por conta do horário de verão, o programa será levado ao ar às 21 horas (horário local).

Os ´15´

A bancada federal paraibana no Congresso Nacional se reúne hoje (17h, em Brasília) para discutir as emendas que serão destinadas ao Estado junto ao Orçamento de 2017 da União.

Situando

As bancadas estaduais poderão apresentar duas emendas impositivas, no valor de R$ 224,7 milhões, por estado.

Relatoria

O senador paraibano Deca (PSDB) foi indicado como relator do projeto de lei do senador Eduardo Amorim (PSC-SE)  que abre três novas possibilidades para o trabalhador sacar o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS): para pagamento de empréstimo consignado; curso em nível superior; ou cirurgias essenciais à saúde, exceto as estéticas.

À primeira vista

“Em princípio, eu corroboro e me acosto à justificativa do senador Eduardo Amorim, pois com o elevado grau de endividamento das famílias brasileiras e o alto nível de desemprego, é importante dar uma alternativa a mais para que o trabalhador possa quitar, total ou parcialmente, seus compromissos”, comentou Deca.

Da boca de…

“… Queria ver, antes de morrer, todos os meninos brasileiros dentro de salas de aula…” (ministra Carmen Lúcia Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal).

A fila

Conforme o site da revista Época, o Superior Tribunal de Justiça contabiliza 123 habeas corpus com pedidos de soltura de réus da Operação Lava Jato.

O detalhe

Um dos mais recentes foi protocolado pelo ex-senador Gim Argello, condenado a 19 anos de prisão.

A grana que fez falta

Cresce no Congresso Nacional, feito fogo de monturo, a mobilização de parlamentares para trazer de volta a doação de empresas às campanhas eleitorais.

A proibição teve origem em interpretação do Supremo Tribunal Federal.

Como forma de ´embalar´ em nova roupagem essa grana que irriga as campanhas, cogita-se propor a criação de um ´fundo eleitoral´ que custearia as campanhas e seria administração pela justiça eleitoral.

Um vice-prefeito começa a sonhar com a ´Casa de Epitácio Pessoa´...
Simple Share Buttons