Fechar

Fechar

Arimatéa Souza

sábado, 05/05/2018

Para “desinfetar” a corrupção

Marco histórico

Na palestra que proferiu na noite de quinta-feira, na abertura do simpósio sobre direito eleitoral que acontece até hoje em Campina Grande, o advogado Joelson Costa Dias, ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral, assinalou que “tivemos uma ruptura institucional com o impeachment” da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), por força de um pensamento “economista e reducionista” assumido por boa parte dos atores políticos nacionais.

Além da conta

Joelson também aludiu ao “instrumentalismo” reinante no País, que vem a ser “o excesso de influência do juiz nos processos”.

Defasagem

“Há um déficit democrático no Brasil, que reclama mais participação popular”, atestou o advogado, que igualmente se reportou ao “flagelo da corrupção eleitoral”.

´Festival´

Para o governador Ricardo Coutinho (PSB), a denúncia feita pela Procuradoria Geral da República contra o deputado Veneziano (PSB) “não vai comprometer, de jeito nenhum” a campanha do seu partido, “porque o Brasil virou uma fábrica de denúncias, basta abrir os jornais e ouvir as rádios”.

Filtrar

“Isso me parece muito mais matéria para destruir um político. O Brasil está cheio de denúncias e é preciso separar o joio do trigo”, acrescentou RC, que disse desconhecer com precisão a mencionada ação.

Na mídia

A denúncia da PGR contra Veneziano foi destacada na edição de ontem do jornal O Estado de São Paulo.

Fogueira acesa

O presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) visitará Campina Grande no dia 22 junho próximo.

Simbologia

Algumas fotos ´clicadas´ na festa de entrega do Troféu Gonzagão, na noite de quinta-feira, em Campina Grande, são emblemáticas, a exemplo da descontração entre Romero Rodrigues (PSDB) e o deputado Damião Feliciano (PDT), e entre o prefeito campinense e a ex-prefeitável Tatiana Medeiros (MDB).

Para tentar…

Pré-candidato a governador pelo PSB, João Azevedo mirou o fato de seu concorrente Lucélio Cartaxo ter dirigido por muito tempo o bloco ´Picolé de Manga´ no pré-carnaval pessoense: “É preciso mais experiência do que administrar bloco de carnaval”.

 

… Derreter

“A Paraíba precisa de muito mais que isso e população vai cobrar sobre a vida, a história e a experiência de cada um dos pré-candidatos”, acrescentou o socialista.

Demanda

Ainda segundo Azevedo, “o povo quer alguém com verdade, experiência, e que demonstre quais as ações e medidas necessárias para gerar desenvolvimento e bem-estar em cada uma região, cada uma cidade da Paraíba”.

Insensível

Lucélio Cartaxo (PV) amanheceu o dia ontem em Campina, já respondendo a João nos estúdios da Rádio Caturité: “É preciso ter sensibilidade social. O bloco é inserido num movimento com raízes culturais. A declaração é própria de quem não tem visão cultural. O bloco vai além da festa carnavalesca e tem um trabalho social”.

Balança

Ao se reportar à declaração de véspera da deputada Daniella Ribeiro (PP) – que admitiu um “estremecimento” nas relações do PP com o PV -, Lucélio argumentou que “as nossas convergências são maiores do que nossas divergências”, e que “na democracia o jeito é conversar”.

Intransferível

O pré-candidato do PV criticou a terceirização da parte administrativa da gestão das escolas estaduais: “Ninguém terceiriza educação, que é uma coisa muito séria”.

Oneração

Cartaxo disse ter recolhido em suas andanças pelo Estado “muitas reclamações do setor produtivo quanto ao aumento da carga tributária estadual”.

“A forma de aumentar impostos não é a mais adequada”, grifou.

Alavancar

Depois de afirmar que “não acredito em governos de um homem só (numa referência velada ao governador), Lucélio Cartaxo salientar “não vamos dizer que está tudo errado. É aperfeiçoar e fazer mais”.

Da boca de…

“… O governador Ricardo Coutinho tem uma obsessão comigo…” (senador Cássio Cunha Lima).

Dose dupla

O Ministério Público da Paraíba divulgou ontem a ação que ingressou no Poder Judiciário contra o casal deputado Manoel Ludgério/vereadora Ivonete Ludgério, fruto da denúncia de contratação de uma empregada doméstica do casal como funcionária ´fantasma´ da Assembleia Legislativa.

A relatoria da ação está com o desembargador Márcio Murilo Ramos.

Outro lado

À Coluna, Manoel Ludgério disse que desconhecia inteiramente a denúncia, razão pela qual só iria se pronunciar após ter acesso aos autos.

O deputado acrescentou que nunca foi notificado para apresentar a sua defesa.

Sábado é dia de poesia

“…Fé na vida, fé no homem, fé no que virá/ Nós podemos tudo, nós podemos mais/ Vamos lá fazer o que será…” (música do inesquecível Gonzaguinha, uma sugestão à Coluna de Lucélio Cartaxo).

Rotina na ´cela´

A edição da revista Veja deste final de semana vai mostrar um pouco da rotina do ex-presidente Lula na superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR).

Promissor

Na sua visita ontem a Campina Grande, o pré-candidato a presidente da República pelo PRB, empresário Flávio Rocha, disse que “vejo o Nordeste como uma terra de oportunidades, e não de caridade ou de assistencialismo”.

´Girar a roda´

Ele frisou que, se eleito, “os programas sociais serão mantidos, mas quero oferecer uma porta de saída através do emprego. É isso o que eu entendo. Quero fazer o que sempre fiz: colocar dinheiro no bolso do povo, porque quando isso acontece as engrenagens da economia giram”.

Turbina

“Eu mostro a força do empreendedorismo. É isso que eu quero fazer em escala nacional. Quando você resolve o emprego, resolve todos os outros problemas”, argumentou o postulante do PRB.

Governo gera ´apetite´

Para o presidenciável, a crise ética e a disseminada corrupção no País são “uma chaga, uma tristeza brasileira. Eu trago uma ficha limpa e a renovação”.

– O governo brasileiro é apetitoso aos corruptos. Não faltam possibilidades nem tetas gordas. Muita gente entra na política para se apoderar de um naco de poder. O desinfetante natural da corrupção é o livre mercado – proclamou Flávio Rocha.

O que Ricardo acha das ´duas candidaturas governistas´ propostas pelo PDT?...
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube