Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

sábado, 09/03/2019

Palpites para 2020

Terra de ninguém

Em sua mais recente edição, a revista IstoÉ publicou ampla reportagem acerca das precipitações e inconsequências praticadas anônima e/ou coletivamente no pantanoso universo virtual que são as redes sociais.

Vale a pena reproduzir – didaticamente – alguns trechos.

Execrações

“A internet e as redes sociais criaram um espaço infinito para a livre circulação de ideias e opiniões. A reboque, nesse território são instalados tribunais instantâneos que elevam ou enterram as reputações de personalidades e de gente comum, sem a menor piedade.

Extremos

“Nesse meio é possível ter acesso aos mais brilhantes pensadores e conhecer gente bacana para, no clique seguinte, entrar na mira do pior dos criminosos ou ser vítima do mais insuspeito mau-caráter.

Salada

“Há notícias falsas, mentiras políticas, campanhas de ódio, constrangimentos públicos, agressões verbais, preconceitos, assédios…

Pensador

“Como ensinou o intelectual e romancista italiano Umberto Eco, falecido em 2016, esses comportamentos agressivos contra tudo o que é novo ou diferente são indícios do que chamava de fascismo primordial.

Escudo

“Nas redes, todos sentem-se protegidos pelo anonimato. “As pessoas ganham coragem para falar o que bem entendem. Acham-se ocultas no meio da massa”, atesta Karen Mercuri, estudiosa de linchamentos virtuais da Universidade Estadual de Campinas (SP).

Da boca de…

“… Eu não conheço nova política nem velha política. Só conheço a boa e a má…” (deputado Aguinaldo Ribeiro, PP/PB, em entrevista recente ao ´Estadão´.

Contabilidade

Por falar no ´Estadão´, o superministro Paulo Guedes (Economia) disse à publicação que nas contas do governo faltaria conquistar apenas 48 votos para a aprovação da reforma previdenciária.

Questionamento

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, integrante da estrutura do Ministério Público Federal, está contestando a constitucionalidade de dispositivos de uma lei de São Paulo que autoriza o governo estadual a incluir no orçamento do piso da educação valores referentes ao pagamento de benefícios a servidores inativos.

O detalhe

Uma ação semelhante tramita no Supremo Tribunal Federal e diz respeito à Lei 6.676/1998, do estado da Paraíba.

Quarentena

Terá início dia 14 próximo a licença (sem remuneração) das atividades legislativas na Câmara campinense do vereador Galego do Leite, igualmente presidente estadual do Podemos.

Quem chega

´Dona Fátima da Vila Cabral de Santa Terezinha´ (1.397 votos nas eleições de 2016) assumirá a titularidade por 4 meses.

Acordo

“Nosso partido não saiu em coligação e cada integrante da nominata (chapa) teve um papel importante na eleição de um vereador. Tínhamos o compromisso de abrir espaço ao suplente e é isso que estamos fazendo”, justificou Galego.

Eleito

O vereador Damásio Franca (PP) vai presidir a Comissão de Finanças Orçamento, Obras e Administração da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).

A escolha foi feita anteontem. A vice-presidência será comandada pelo vereador Tibério Limeira (PSB).

CCJ

O edil Thiago Lucena (PMN) presidirá a Comissão de Constituição e Justiça da CMJP.

Seu vice será Bruno Farias (PPS).

Comemoração

Reportagem veiculada ontem pela TV Itararé reforçou o sucesso que foi para o setor de hotéis e restaurantes de Campina Grande a programação alternativa desenvolvida durante o período carnavalesco.

Alto astral

“Nossa avaliação é completamente positiva. Os eventos têm um potencial enorme”, sublinhou o empresário Divaildo Júnior, presidente do SindCampina, entidade que congrega o segmento empresarial.

Prognóstico

Na projeção de Divaildo, “em 5 anos” o período de carnaval deverá igualar (proporcionalmente), “em todo o trade turístico”, os resultados que são obtidos com o Maior São João do Mundo, em junho.

MIEP

O executivo José Carlos Menezes, gerente geral do Garden Hotel, realçou o renovado êxito da parceria para sediar o Movimento de Integração Espírita na Paraíba.

Antecipação

Menezes exclamou uma novidade até surpreendente: “O Garden já está ´bloqueado´ para 2020”.

Tradução

Na linguagem hoteleira, o hotel já está inteiramente reservado para o mesmo evento no ano que vem.

Tempo de sobra

Levantamento feito pelo jornal O Globo mostra que entre o dia da posse (1º de janeiro último) e a quarta-feira de cinzas, o presidente Jair Bolsonaro postou 515 mensagens em seu Twitter (rede social).

Sábado é dia de poesia

“… O medo caminhou na escuridão/ Mas a coragem que me faz lutar/ É a esperança, razão de sonhar/ Imaginar e renascer/ No Sol de cada amanhecer/ Das cinzas voltar/ Nas cinzas vencer…” (samba-enredo da escola de samba Viradouro – RJ).

Calmaria

“Dar governabilidade e tranquilidade para que o governador João Azevedo possa governar a Paraíba e implementar as suas políticas públicas”.

Eis uma das metas do deputado-presidente Adriano Galdino (PSB), reiterada em entrevista à ´Panorâmica FM´.

Baliza

Ao arriscar falar sobre as eleições do ano que vem, o socialista comentou que “posso ser candidato a prefeito de Pocinhos, em Campina está descartado”.

Sem apetite

Ele revelou que o seu irmão (e ex-vereador) Murilo Galdino “não tem interesse de ser novamente candidato a vereador em Campina”.

Leque da oposição

À ótica de Adriano, as melhores alternativas da oposição em Campina são o senador Veneziano (Ney Suassuna vai adorar quando souber!), a suplente de deputada federal Ana Cláudia (Podemos) e o deputado estadual Inácio Falcão (PCdoB).

O ´algodão´ será a inspiração arquitetônica do centro de convenções de Campina...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube