Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

segunda-feira, 25/05/2020

Pagar pra ver

Passo para trás

O Tribunal Superior Eleitoral praticamente descartou a possibilidade de realizar as eleições municipais em mais de 1 dia, como chegou a ser cogitado.

Motivo: esse opção implicaria uma despesa extra estimada em R$ 180 milhões.

Elástico

O que se avalia no momento é o alongamento das eleições das 17 horas tradicionais para as 20 horas, e a eventual divisão dos turnos por faixas etárias.

Subtração

Um agravante para a Justiça Eleitoral é o fato de as eleições terem que ser realizadas este ano com cerca de 93 mil urnas eletrônicas a menos.

Licitação

O TSE já está fazendo a cotação para a compra de máscaras visando o dia do pleito.

Apenas para os mesários serão necessárias 1 milhão e 800 mil unidades.

Agravante

No caso de Campina Grande, as seções eleitorais estão, desde as eleições de 2018, com uma quantidade adicional de eleitores, fruto da desativação de uma zona eleitoral e de diversas seções.

Descarte…

Por intermédio das redes sociais, o ex-presidente Lula descartou a formação de uma ´frente´ de contraponto ao bolsonarismo.

… Antecipado

“A Marina (Silva) escolheu outro caminho. Que Deus a abençoe. O Ciro (Gomes) decidiu que quer o voto de quem odeia o PT. Que vá com Deus. Se for possível construir um projeto pra reconquistar a democracia, tamo junto. Mas na eleição cada um vai tocar seu projeto”, avisou o petista.

Asas…

O setor aéreo vive uma situação calamitosa. Conforme a Associação Brasileira das Empresas Aéreas, houve em abril uma queda de 93,06% na demanda, em termos de voos nacionais. Foram transportadas 399.558 pessoas no período, uma retração de 94,55%.

… Cortadas

Em voos internacionais, a queda foi de 98,13% em março, em comparação com o ano passado.

Home office

A direção do Bradesco divulgou um balanço apontando que 92% do quadro de funcionários está trabalhando de casa.

Ah bom!

Do secretário-geral da Presidência da República, Jorge Oliveira, sobre o linguajar do presidente Jair Bolsonaro na famosa reunião ministerial: “Não são palavrões. São palavras não polidas”.

Da boca de…

“… Por que o Tribunal tem o nome de Supremo? Porque está acima de tudo, acima de todos. Por ser o mais alto e extremo guardião da Constituição. O STF não governa, é certo, porém tem a competência de impedir o desgoverno…” (Carlos Ayres de Britto, ex-presidente do Supremo).

Atitude

No balanço nacional mais recente de doações para combater a Covid-19, o volume divulgado passa de R$ 5 bilhões, segundo levantamento da Associação Brasileira de Captadores de Recursos.

Segmentos

O setor financeiro lidera as doações, com 34%, seguido pelo de alimentos e bebidas (15%), e o de mineração (11%).

Ranking

As empresas que fizeram as maiores contribuições, em valores, foram o Banco Itaú, a Vale do Rio Doce, Cogna Educação, Ambev e Rede D’Or (de hospitais).

À distância

Presidente Bolsonaro, o que significa a sua expressão “a nossa hemorroida”?

Garimpo

“O governo Bolsonaro flerta dia e noite com a ruptura.”

Recente editorial do jornal O Estado de São Paulo.

Largada

Terão início hoje (14h) as audiências da Comissão de Finanças da Câmara Municipal de Campina Grande para tratar da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias).

Quem participa

Hoje participarão os representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Finanças, Secretaria de Administração, Procuradoria Geral e Gabinete do Prefeito.

´Pipocaram´

A empresa de cartões de compra Visa informou que em março último as operações realizadas no Brasil foram cinco vezes superiores ao mesmo mês de 2019.

Da boca de…

“… Não entrei no governo para seguir um mestre. Entrei para servir ao País. À lei…” (ex-ministro Sérgio Moro, em entrevista à revista americana Time).

Aposta

Em recente reunião com empresários do setor de serviços – um dos segmentos mais afetados pelo coronavírus -, o ministro da Economia, Paulo Guedes, colocou as suas ´fichas´ na redução de encargos trabalhistas, que pode gerar até 20 milhões de empregos em três anos.

Arrojo

“Nós temos que ter coragem de lançar um sistema onde há muitos mais empregos, mas com muito menos encargos trabalhistas, com menos interferência de sindicatos, com menos legislação trabalhista. Nós vamos correr esse risco, vamos avançar nessa direção”, afirmou Guedes na ocasião.

Mais à frente

Ele acrescentou que “daqui a 20, 30 dias, nós vamos começar a disparar as nossas ondas de investimento e nossas ondas de medidas de apoio à produção”.

É preciso recitar

“Não preciso me drogar para ser um gênio;
Não preciso ser um gênio para ser humano;
Mas preciso do seu sorriso para ser feliz”.

(Charles Chaplin)

Coronavírus entre nós: mas parece que teremos uma semana caótica...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube