Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

sábado, 03/10/2020

Outro PT ´trincou´ na Paraíba

Repulsa compulsiva

Na sua passagem por São José do Egito (PE), anteontem, o presidente Bolsonaro novamente evitou conversar com jornalistas.

E ensaiou uma justificativa: “Quando vocês publicarem o que falo, eu falo com vocês”.

Imprescindível

Sobre o assédio de populares em suas viagens pelo país, o ´capitão´ comentou que “alguns dizem que eu me arrisco. Mas eu confesso, viver sem vocês é morrer”.

“Engula”

O presidente repisou a questão da cloroquina, remédio sem comprovação científica no combate à Covid-19: “Quem não acreditou, engula agora. Eu não sou médico, mas sou ousado como cabra da peste nordestino. Temos que buscar uma solução para os problemas. Nós buscamos e ela apareceu”.

Resgate

Esta semana, dez dos 14 prefeitáveis de João Pessoa tomaram parte no segundo debate da atual campanha, dessa vez nos estúdios da TV Master.

Novamente ocorreram ´caneladas´. Veja a seguir alguns trechos.

Cadeira cativa

Cícero Lucena (PP): “A Operação Calvário tem dono, que felizmente não veio participar deste debate, por motivos óbvios. Se tem alguém aqui que nunca apoiou o responsável pela Calvário, esse alguém sou eu. O único que tem autoridade para falar sou eu”.

Réplica

Wallber Virgolino (Patriota): “O senhor (Cícero) foge da pergunta, quando se trata de corrupção, como o diabo foge da cruz (…) O senhor é a velha política, a política do conchavo”.

Tréplica

Cícero: “Lamento que o senhor (Wallber), como delegado, não tenha o mínimo do conhecimento da legislação quando se faz uma acusação. Quantos processos são feitos e as pessoas são depois inocentadas. Eu tenho uma certidão de inocência dada pela Justiça. Se tem autoridade aqui que não cometeu crime, essa autoridade sou eu”.

Geração

Cícero: “As nossas crianças estão perdendo o ano letivo. E o que é pior: falar em futuro, quando você está formando analfabetos digitais. Estão preparando um conjunto de jovens sem esperança, sem acreditar que a educação é um vetor de desenvolvimento, de oportunidade, de qualificação de mão-de-obra.

Testemunho

Edilma Freire (PV): “Eu fui professora (da rede municipal de ensino) na época que o senhor (Cícero) era prefeito, e nem papel tinha nas nossas unidades. Na sua gestão as creches eram no improviso, em casas alugadas. Qualquer casinha com dois quartos, uma sala e uma cozinha era uma creche na época deste cidadão (…) Você não fez um concurso nos seus oito anos de gestão”.

Revide

Cícero: “As nossas creches eram ninhos de amor. Não, uma gaiola bonita com merenda ruim. Nós temos responsabilidade”.

Simplificar

João Almeida (SD): “Tem candidato aqui (sobre Nilvan Ferreira) que diz que está preparado para governador João Pessoa porque andou 12 anos pela cidade. Então vamos colocar um carteiro como candidato”.

Palavra…

Wallber: “O senhor (Nilvan) fala em transparência, em combater a corrupção; fala em melhorar o controle interno da prefeitura. Mas nós sabemos que o senhor responde a um processo por estelionato, falsificação e sonegação fiscal.

… & Ação

“Esse processo se encontra em segredo de justiça. Como é que o senhor quer mudar a realidade de João Pessoa e critica Ricardo Coutinho por ausência de transparência, respondendo um processo grave?”

Vítima de…

Nilvan (MDB): “Eu fico muito à vontade para responder, porque já me perguntaram. Toda a cidade de João Pessoa sabe esse processo que o senhor faz referência. Isso foi uma bruta armação pelas minhas posições em relação às denúncias de corrupção.

… “Armação”

“E enquanto eu fazia essa denúncias contra Ricardo (Coutinho), você estava no secretariado dele. E eu estava livre e independente, para denunciar o que depois se transformou no maior escândalo de corrupção deste Estado.

Mentores

Ainda Nilvan: “O que eu passei foi planejado nos gabinetes do Palácio da Redenção, enquanto você (Wallber) era secretário. E isso aconteceu com muita gente, com vários empresários. Todos foram vítimas da opressão, como eu fui, e muitos se suicidaram, porque não aguentaram a destruição de seus negócios. Mas estou vivo, forte e atento”.

 

“Você é…

Wallber: “Você se esquece que está tratando desse tema com um delegado de polícia, que conhece processo criminal. Sou professor universitário na cadeira de processo penal. Eu conheço o seu processo. Uma das peritas mais bem conceituadas do Brasil atestou no seu laudo a falsificação, atestou o crime. Aqui não se trata de perseguição. O seu caso aconteceu em 2016 ou 2017, quando eu não era secretário. Você é réu! Quem engana o cliente, o consumidor, engana o eleitor. Nilvan, conta outra! Você é falso!”

… “Falso”

Nilvan: “Eu fico muito triste, porque Wallber leva o debate para o esgoto. Não estou aqui para esse debate, mas para debater os temas de João Pessoa. João Pessoa não quer um prefeito bang-bang, não quer bravata. Você é mais do que ninguém nesse debate”.

Separação

Ruy Carneiro (PSDB): “Nosso distanciamento hoje é fruto de ele (Cícero) estar hoje junto com a Operação Calvário e o governador João Azevedo; junto de um esquema que eu não participo”.

Quem manda

Anísio Maia (PT): “As empresas de ônibus mandam na cidade e mandam na gestão pública (…) Nós defendemos que deve ter uma modificação no sistema, para que a população possa fiscalizar e também participar da gestão. Não há questionamento ao preço da passagem nem ao percurso da linha”.

Sabedor

Cícero: “Ruy Carneiro fica insistindo com a Operação Calvário. E ele sabe muito bem que, se tem alguém que não contribuiu para entregar o governo do Estado ao dono da Calvário (Ricardo), esse alguém sou eu”.

Remanejar

Carlos Monteiro (Rede): “Nós queremos trazer João Pessoa para fora das páginas policiais (…) Vamos livrar a cidade das oligarquias familiares”.

Protocolo

Foi registrada pela TV Cabo Branco, na justiça eleitoral, a primeira pesquisa do Ibope referente às eleições para prefeito de João Pessoa.

Deve ser divulgada no começo da próxima semana.

Reaparecimento

No dia de ontem, o ex-governador Ricardo Coutinho (PSB) comentou a sua ausência de alguns debates com os demais prefeitáveis.

´Complô´

“Não sei se por medo do Ministério Público, porque tem isso. Porque esses sistemas (de comunicação) como fazem coisas heterodoxas, toda mídia se uniu contra mim”, verbalizou o socialista.

Ofensiva

Ainda RC: “Têm programas que é lixo puro. Tem programa que é esgoto. Não é possível que, dentro de um regime democrático, aconteça esse tipo de coisa. Não é possível que alguém pegue uma concessão pública, pegue um microfone e começa a cuspir mentiras, calúnias”.

É hoje

Será divulgada mais uma encíclica do papa Francisco, que trata da fraternidade e da amizade social, está intitulada ´Fratelli Tutti´ (Todos Irmãos).

Caneta

A edição de ontem do Diário Oficial do Estado publicou ato do governador João Azevedo nomeando Cássio Murilo Galdino, ex-vereador campinense e irmão do deputado-presidente Adriano Galdino (PSB), como novo secretário executivo de Articulação Política.

Sábado é dia de poesia

“O amor tem feito coisas/ Que até mesmo Deus duvida/ Já curou desenganados/ Já fechou tanta ferida…” (Ivan Lins).

Defecção

Cerca de 80 militantes do PT em Campina Grande divulgaram um ´Manifesto´ comunicando que discordam da aliança partidária com o prefeitável Inácio Falcão (PCdoB) e o apoio ao concorrente do Psol, Olímpio Rocha.

Emblemática

O documento começa com uma frase do jornalista e escritor uruguaio Eduardo Galeano: “A história é um profeta com o olhar voltado para trás: pelo que foi, e contra o que foi, anuncia o que será”.

Resistência

“Não aceitamos e não estamos representados e representadas em alianças com forças políticas que tramaram o golpe de 2016 e que servem de sustentação ao Governo Bolsonaro” proclamam os petistas.

– Vamos, juntos e juntas, nas ruas e nas redes, construir uma campanha de resistência e esperança. Uma outra Campina é possível e necessária. É tempo de fazer nascer e brilhar a primavera – prometem os subscritores petistas.

O candidato Anísio Maia (PT-JP) vai aguentar o cerco partidário?...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube