Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

sábado, 12/11/2016

Outro paraibano na disputa

Frisson nos bastidores

Houve na sessão especial de ontem do Poder Legislativo campinense que homenageou três desembargadores – Marcos Cavalcante (presidente do TJ/PB), José Aurélio da Cruz e Maria de Fátima Bezerra – uma grande concentração de magistrados.

A pulsação tirada – ´fotografia de momento´ – apontou que o desembargador João Alves é o nome favorito para ser eleito presidente no TJ/PB na próxima 4ª feira, em votação secreta.

Restante da chapa

E os desembargadores Leandro dos Santos e José Aurélio da Cruz eram os nomes mais mencionados para a vice-presidência do TJ e Corregedoria, respectivamente.

Elástica

A sessão especial matinal adentrou pela tarde, com destaque para o ´mega discurso´ do jornalista e ex-vereador Assis Costa, que levou mais de 40 minutos para saudar a desembargadora Maria Fátima Bezerra, esposa do senador José Maranhão (PMDB).

Deferência

Presente à solenidade, o ex-senador Ivandro Cunha Lima foi saudado por Marcos Cavalcante como “o senador da justiça”.

Paralela

Na eleição simulada, promovida pela Associação dos Magistrados da Paraíba, para escolha do novo presidente do TJ/PB, o 1º lugar ficou com o desembargador Frederico (Fred) Coutinho, que não se lançou candidato. Ele obteve 37,8% dos votos apurados.

Oswaldo Trigueiro do Valle, que também não se inscreveu para a disputa, teve 26,9% dos votos.

Sequência

Na terceira colocação, o desembargador Saulo Benevides, com 11,8%.

Na 4ª posição, Arnóbio Alves Teodósio, com 9,2%.

Preliminar

Talvez essa iniciativa da AMPB sirva como uma espécie de prévia para as eleições do biênio 2019/2020.

Apareceu

O empresário baiano Marcos Guedes, sócio da empresa São Francisco, que ganhou a concessão para explorar o posto de abastecimento instalado no aeroporto João Suassuna, em Campina Grande, entrou em contato ontem com a Coluna.

Versão

Seguem, topicamente, as suas alegações para o impasse existente com as empresas aéreas, pelo fato de sua empresa não distribuir querosene de avaliação de uma distribuidora credenciada.

Empecilhos

Ele disse que “venho travando” uma luta de cinco anos para prestar serviço no citado posto, e que a sua empresa foi a única a se inscrever nesse certame licitatório.

Informou que já desembolsou mais de R$ 200 mil à Infraero pela concessão.

Repasse

Marcos comentou que está cogitando o arrendamento físico do posto e que “ultimamente só tenho comprado” combustível da Petrobras.

Apólice

O empresário disse que a restrição existente ao querosene ´sem bandeira de uma grande distribuidora´ se origina das empresas que fazem o seguro das aeronaves.

Poucas opções

Ele relatou que a dificuldade maior que enfrenta deve-se ao fato de o setor de querosene de aviação estar concentrado, na região Nordeste, nas mãos de três grandes grupos, entre as quais a BR Distribuidora (Petrobras) e uma coligada à Shell.

Desinteresse

Guedes disse que fez contatos para a BR ficar distribuindo permanentemente o combustível, mas não houve interesse, até porque a distribuidora deverá ser vendida.

 

Recuo

Quanto à subsidiária da Shell, as negociações avançaram, chegando até mesmo ao treinamento de funcionários, mas as coisas involuíram, conforme o dono do posto.

O detalhe

Ele teria chegado a oferecer à Shell um carro-tanque para transportar o combustível até Campina Grande. Sem aceitação.

Origem

O dono do posto garantiu que vende produtos de qualidade e que periodicamente abastece veículos da Presidência da República e do Ministério da Defesa.

Delegação

Marcos Guedes informou que delegou a um amigo (Pedro Miguel) a retomada das negociações com a Shell, diante da pressão existente para que o problema seja solucionado.

“Agora tudo indica que o processo vai deslanchar”, prognosticou.

Menções

O empresário invocou o testemunho do ex-superintendente do Aeroporto, Roberto Germano, e do senador José Maranhão (PMDB) para atestar a sua luta para contornar o impasse.

Peso no bolso

Uma audiência pública, a ser realizada nas próximas semanas, deverá discutir o reajuste na conta mensal d´água cobrada pela Cagepa, com vigência para o começo de 2017.

Pegou o boné

De maneira inesperada, o secretário de Planejamento, Orçamento, Gestão e Finanças, Tárcio Pessoa, entregou o cargo a Ricardo Coutinho (PSB) na noite da quinta-feira.

Inflexível

Ele se declarou radicalmente contrário ao desmembramento da Pasta, avisada pelo governador.

Discordância

“Essa estratégia não faz parte da minha escola sobre gastos públicos. A minha escola é diferente. E por não concordar com esse novo modelo, preferi me retirar, pois eu respeito o ato do governador. E como sou muito sincero nos meus posicionamentos, e não quero causar transtorno algum, pedi a minha exoneração”, declarou o demissionário secretário.

Nas mãos

Tárcio tem a compreensão de que, principalmente em períodos de crise financeira, o controle simultâneo da execução orçamentária e das finanças é fundamental para uma travessia menos tumultuada.

Disponibilidade

Em nota divulgada ontem por seu coordenador, deputado Benjamin Maranhão (SD), a bancada federal da Paraíba se coloca à disposição para acompanhar Ricardo Coutinho na audiência que ele terá com o presidente Michel Temer na próxima quarta-feira.

Consenso

“Conversei com os parlamentares da nossa bancada federal e todos se dispuseram a participar do encontro. Estamos à disposição do governador. Achamos que será uma oportunidade única de união da classe política de nosso Estado em defesa dos interesses da Paraíba, deixando as divergências de lado e colocando os pleitos da Paraíba em prioridade, como deve ser. Todos os deputados e senadores se dispuseram a acompanhar o governador”, enfatiza o texto.

Líder na disputa

O Centrão – grupo de treze legendas comandado pelo PP, PSD, PTB e PR – está se movimentando para tentar eleger em fevereiro próximo o novo presidente da Câmara Federal.

Os nomes mais especulados são os dos líderes do PTB, Jovair Arantes (GO); do PSD, Rogério Rosso (DF); e do PP, Aguinaldo Ribeiro, da Paraíba.

O PT/PB vai brigar na Justiça...

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube