Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

sexta-feira, 20/03/2020

Os poetas não morrem

Enxurrada

Mesmo com o Congresso Nacional praticamente desativado, deputados já apresentaram ao menos 70 projetos de lei relacionados à pandemia mundial do coronavírus desde o registro do primeiro caso no País, no fim de fevereiro.

A maior parte deles, 47, são medidas para garantir a saúde financeira de empresas e trabalhadores, enquanto um menor número de propostas, 19, são para destinar mais recursos ou ampliar o atendimento a doentes, conforme o ´Estadão´.

Penalização

Existem ainda quatro proposições que criminalizam condutas durante a situação de crise, como o que prevê prisão de até oito meses para quem fingir ter a doença.

A prece

“Pedi ao Senhor para deter a epidemia: Senhor, detenha-a com a tua mão. Rezei por isso”.

Papa Francisco

Bancos…

Ao cabo de uma reunião realizada ontem com o prefeito Romero Rodrigues, o bispo diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, baixou decreto suspendendo as missas com participação de fieis pelo período de 15 dias, como também a realização de cerimônias de batizado, entre outras restrições.

… Vazios

Foi definido que os padres celebrarão as missas com igrejas fechadas e, quando possível, com transmissão pela internet.

Fim de…

No caso da catedral diocesana, as missas serão celebradas de 2ª à 6ª feira, no horário do meio dia, com transmissão pela Rádio Caturité FM (104.1).

… Semana

Aos sábados, a missa a ser transmitida será às 19h30.

E aos domingos, a tradicional Missa do Lar, às 10 horas – todas com a igreja sem fieis.

Da boca de…

“… Eu não resisto a um netinho correndo para me dar um abraço e eu me negar. Mas temos que tomar essa prevenção…” (médico Dalton Gadelha, chanceler da Unifacisa, sobre a pandemia do coronavírus).

Vertical

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (lojas de shopping que não são ´âncoras´ (maiores) informou que as vendas esta semana caíram cerca de 70%, em média.

Tesoura

A entidade estima que a continuidade e/ou agravamento desse quadro ensejará aproximadamente 4 milhões de demissões em termos de empregos diretos e indiretos do setor.

 

Aplausos

Para a iniciativa do governador João Azevedo de convocar os prefeitos de Campina Grande (Romero Rodrigues) e João Pessoa (Luciano Cartaxo), com membros de suas respectivas equipes, para a definição de uma ação conjunta contra o inimigo comum: o coronavírus.

Da boca de…

“… Venho com a temática da ruptura, de trazer temas relacionados ao desenvolvimento tecnológico e inovação; de escalar ações bem-sucedidas e também de articular para que todo o semiárido brasileiro seja atendido pelo INSA. Que ele possa ser uma ferramenta de difusão de conhecimento e solução de problemas, pois o Instituto não é só de Campina Grande, mas do Brasil inteiro…” (professora Mônica Tejo, nova diretora do Instituto Nacional do Semiárido).

´Blindada´

Se depender exclusivamente do prefeito Romero Rodrigues (PSD), ninguém mexe na vaga de vice-prefeito na chapa governista em Campina Grande: caberá ao Progressistas.

A dúvida

Por falar ´blindagem´, vai caber ao PP indicar o sucessor (a) de Rosália Lucas na Secretaria de Desenvolvimento Econômico da PMCG, uma vez que ela deixará o cargo dentro de alguns dias para disputar uma vaga na Câmara de Vereadores?

Novo corte

A Petrobras derrubou novamente, ontem, o preço dos derivados de petróleo, incluindo o gás de cozinha (menos 5%).

Gasolina redução de 12% e óleo diesel 7,5%.

´Foiçada´

Chama a atenção da queda ao longo deste ano: diesel – redução de 29,1%; gasolina – 30,1%; e gás de cozinha – 7,9%.

Está longe

Em sua já habitual participação (ao vivo) nas noites de quinta-feira em suas redes sociais, o presidente Bolsonaro disse que – para o consumidor – o preço do litro da gasolina deveria estar, pelo menos, em R$ 3,50.

Saudade

Texto divulgado ontem pelo ex-senador Cássio Cunha Lima, em razão da data natalícia de seu pai, Ronaldo Cunha Lima:

“Hoje meu pai, o nosso Poeta, completaria 84 anos.

Lado a lado, mãos dadas como pai e filho, amigos, irmãos, companheiros de sonhos, parceiros de esperanças, percorremos os caminhos da boa política.

Espírito público e idealismo: as pernas que nos impulsionaram por essa estrada.

Ao lado do meu pai, vivi o tempo mais intenso e marcante da minha vida”.

Que o País faça da dor um misto de lição e de oportunidade para mudar...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube