Fechar

Fechar

Arimatéa Souza

sexta-feira, 09/09/2016

Os múltiplos caixas

Dias sombrios

Na mensagem alusiva ao Dia da Independência, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) pontifica que “vivemos um triste momento de nossa história”.

Para a entidade, salta à vista “a ausência de valores éticos e morais”, situação que “provocou a profunda crise política, econômica e social que estamos atravessando”.

Involução

A entidade dos bispos ressalta que “a desigualdade social não foi superada”, alertando para “o risco de vê-la agravada pela desconstrução de políticas públicas, que resultam em perda de direitos”.

Da boca de…

“… Eu tenho a convicção íntima de que combati aquilo que eu reputei ser o bom combate. Eu conclui a minha missão e, apesar de todos os percalços, mantive a fé nas pessoas e nas instituições…” (ministro Ricardo Lewandowski, ontem, ao final da última sessão que presidiu como presidente do Supremo Tribunal Federal).

Clonagem

O vereador-presidente Pimentel Filho (PSD-CG) disse ontem que o prefeitável Artur Bolinha (PPS-CG) está apresentando como sua uma proposta que o edil propôs e já se tornou lei em Campina: a concessão do 14º salário aos professores da rede municipal de ensino.

Soslaio

Por falar em Pimentel, ele tem dedicado especial atenção à eleição para prefeito na vizinha cidade de Fagundes.

FGTS

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço deverá passar por mudanças, em breve, e poderá ser convertido numa previdência complementar para os trabalhadores do setor privado.

Zerou

Antes da previsão feita no começo da semana, a 16ª Zona Eleitoral concluiu a apreciação dos mais de 400 pedidos de registro de candidatura.

Próximo passo

Conforme a juíza Ana Christina Penazzi, a prioridade passa a ser agora o treinamento dos mesários, da equipe de apoio e da comissão de transportes, bem como o processo de inseminação das urnas e o sistema de totalização.

Mão na massa

“Gosto de preparar a equipe pessoalmente e por isso participo de todos os treinamentos. A presença do juiz é fundamental”, frisou a magistrada à Coluna.

Da boca de…

“… O que está sendo julgado é o nome que está na capa do processo…” (Marcelo Rossi Nobre, advogado do deputado afastado Eduardo Cunha, PMDB/RJ, ontem, no plenário do Supremo Tribunal Federal).

Coração dividido

O deputado Damião Feliciano (PDT-PB) está se declarando “indeciso” acerca da cassação de Eduardo Cunha.

Comunicado…

A assessoria do Senado informou ontem que o senador Cássio se licenciou para realizar “procedimentos médicos para a retirada de pólipos do intestino, e depois ficará em recuperação”.

… Oficial

Ainda conforme o texto, “três dos 122 dias correspondem à licença por motivo de doença. Os 119 restantes referem-se à licença para tratar de interesses particulares, período no qual o senador não receberá remuneração”.

Liberar geral

Nos bastidores governamentais comenta-se que o governo federal deverá apoiar o projeto que tramita no Congresso Nacional de terceirização irrestrita, para qualquer atividade profissional.

Chaga social

Mais de um quinto dos atletas brasileiros que estão competindo nos Jogos Paraolímpicos do Rio de Janeiro têm uma deficiência provocada por acidentes de trânsito ou armas de fogo.

Parcial

Exatamente 58 representações já foram protocoladas na Coordenação da Propaganda de Rua na Justiça Eleitoral de Campina Grande (72ª Zona Eleitoral).

Reprimenda

Foi duro o revés sofrido pelo ex-presidente Lula, ontem, no Supremo Tribunal Federal.

O relator da Operação Lava Jato, ministro Teori Zavascki, acusou a defesa do petista de lançar mão de “diversas tentativas” visando “embaraçar as apurações”.

Motivação

A manifestação de Teori decorreu de um recurso dos advogados de Lula contestando a atuação do juiz federal Sérgio Moro.

Caixa 1

Tradicionalmente, numa campanha eleitoral o famoso ´caixa 1´ decorria das doações de pessoas físicas ou jurídicas devidamente informadas à Justiça Eleitoral.

Caixa 2

Denominava-se, genericamente, de ´caixa dois´ o dinheiro que irrigava as campanhas clandestina e descontroladamente, à margem das prestações de contas regulares.

Jeitinho brasileiro

Com a proibição de doações de empresas e a limitação das doações de pessoas, abriu-se o leque para o que está se convencionando chamar de ´caixa 3´ e ´caixa 4´.

O ´três´ seria a ´locação de CPFs´, ou seja, a utilização do documento para legalizar doações, que são feitas de forma individualizada. O TSE já comprovou mais de 30 mil burlas dessa origem.

O ´quatro´ venha a ser o subfaturamento dos gastos de campanha, diante da acanhada fiscalização para esse tipo de fraude.

Ministro ´rifado´ no Governo Temer...

Me Aguarde

Palanque

Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube