Fechar

Fechar

Arimatéa Souza

sábado, 25/03/2017

Os ´meninos´ e os ´bombeiros´

´Liturgia da efetivação´

Um gesto (assim como uma imagem) vale mais do que mil de palavras.

A vice-governadora Lígia Feliciano (PDT) está nos Estados Unidos. E não é a passeio. Ela participa da etapa inicial – e presencial – de um curso de gestão na administração pública, na conceituada Universidade de Harvard.

Está quase encomendando o vestido da posse…

A síntese

35 metas, 28 desafios e 74 projetos. Eis o resumo do Plano de Desenvolvimento Estratégico, formalmente entregue ontem pelo seu comitê gestor às autoridades de Campina Grande.

Voltarei oportunamente ao assunto

Da boca de…

“… Quem disse que esse Congresso Nacional corrupto tem o direito de tirar um direito nosso? É só a luta popular que impede a retirada de direitos (…) Uma quadrilha tomou conta deste País…” (sindicalista Wagner Freitas, presidente nacional da CUT).

Agenda

O governador Ricardo Coutinho (PSB) pretende entregar no próximo dia 1º de abril a 1ª etapa da obra de urbanização do entorno do Açude de Bodocongó, em Campina.

Agora é Lula

“Nem o (juiz) Moro, nem o (procurador da República) Dallagnol, nem o delegado da Polícia Federal têm a lisura, a ética e a honestidade que eu tenho”.

Ontem, em evento do PT em São Paulo.

Lentes…

Está sendo consolidada a incorporação da rede de óticas Carol (a maior do Brasil) por parte da italiana Luxxotica (óculos Ray-Ban).

… Ampliadas

O negócio foi fechado em R$ 370 milhões e vai implicar na abertura, ainda este ano, de mais 175 filiais no País.

Dia de urna 

O tradicional Clube Campestre de Campina Grande realiza uma movimentada eleição neste domingo para a escolha de sua nova diretoria.

Disputam a presidência Marcos Alves (situacionista) e Alex Marcolino (oposição). Existem 868 sócios aptos para votar.

Caneta

A ex-deputada Nilda Gondim (PMDB) foi nomeada como assessora especial da presidência da Assembleia Legislativa.

Da boca de…

“… O Brasil mudou, mas ainda temos uma legislação arcaica. Queremos avançar em uma relação que não tira emprego de ninguém, que não vai enfraquecer sindicatos…” (deputado Aguinaldo Ribeiro, PP/PB, ao justificar o seu voto favorável ao projeto de terceirização, aprovado esta semana na Câmara Federal).

Saia…

Rômulo Gouveia terá um papel decisivo na mediação da ´surda´ disputa entre os prefeitos de João Pessoa e de Campina Grande para se mostrarem, por antecipação, como a alternativa mais viável da oposição para concorrer ao governo estadual no ano que vem.

… Justa

O deputado é, ao mesmo tempo, presidente estadual do partido de Luciano Cartaxo e correligionário de muitos anos de Romero Rodrigues.

Sob controle

Gouveia avaliou ontem que essa movimentação dos prefeitos “não provocará racha” na oposição, “porque cada partido tem o direito de apresentar (uma candidatura)”.

Leque

O parlamentar frisou que no PSDB tanto Romero quanto Cássio são nomes viáveis, “e no PSD temos Luciano, o próprio Lucélio (Cartaxo, irmão do prefeito) e o empresário Francisco Buega Gadelha (presidente da FIEP)”.

 

Distante       

Depois de considerar normal “cada partido lançar os seus quadros”, Gouveia assinalou que “não estamos nem no período pré-eleitoral”.

Harmonizar

Rômulo comentou que “vamos tentar construir, com Cássio, José Maranhão, Aguinaldo Ribeiro e outros aliados” uma solução consensual.

“Temos colocado a preocupação com a união das oposições, que tem quadros e nomes”, emendou.

Credenciados

“Romero e Luciano realizam um grande trabalho e saíram extremamente fortalecidos (de 2016), ganharam as eleições no 1º turno e isso credencia”, observou o dirigente do PSD.

Dosar

Gouveia disse que cabe aos dois jovens prefeitos administrar a ansiedade, “porque isso (candidatura) não vai ser decidido agora. Vai ter um tempo e nós vamos esgotar todos entendimentos e conversações”.

Só com a saída

“Esse cenário só vai se desenhar com maior clareza depois de abril. Não adianta tentar antecipar o calendário porque não vamos conseguir. Tudo começa com as desincompatibilizações de quem exerce cargos, de se colocar à disposição para disputar”, prognosticou o deputado, opinando que “acredito que Cartaxo poderá estar na chapa majoritária”.

Novo mandato 

Pessoalmente, Rômulo Gouveia disse que “o meu projeto” é disputar a reeleição em 2018 e viabilizar a participação do PSD na chapa majoritária, como também tentar ampliar a base partidária na assembleia Legislativa e na Câmara Federal.

“Vou trabalhar com todo afinco”, grifou.

Botou a…

Em entrevista ontem na sede da FIEP, em Campina, o senador Cássio também comentou a agenda política intensiva e precoce de Cartaxo e de Romero.

… Colher

Ele se dispôs a mediar essa convivência para que ela não ganhe contornos de disputa acirrada.

“Eu me disponho a fazer isso. Mas tem muita gente para fazer essa modulação. É legitimo e natural que todos partidos queiram lançar candidaturas”, sublinhou.

Nada anormal

CCL ponderou que “eu não vejo na ação do prefeito Romero nem tampouco do prefeito Luciano uma ação explicita de pré-campanha”.

Afunilando

Mas o senador considera “inevitável que com o avançar do ano de 2017 se tenha uma calendário mais próximo de decisões. É natural que essas especulações aumentem”.

Bem servida

Para o ´tucano´, “é muito bom saber que no campo das oposições nós temos diversos nomes fortes e competitivos” para a disputa majoritária”.

Desinteresse

Particularmente, disse que “não tenho nenhuma obsessão de disputar novamente o mandato de governador”.

Muitas vagas

“Tenho defendido que possamos ter uma unidade na chapa das oposições. E nessas eleições são três vagas majoritárias. Tem espaço politico suficiente para contemplar os principais partidos que compõem a frente de oposição”, argumentou CCL.

Tem que esperar

CCL ressaltou que “não há como precipitar determinadas decisões” para o processo eleitoral do ano que vem”.

Tempo de crise

Por fim, Cássio Cunha Lima afirmou que “vou insistir: 2018 tem que ficar para 2018. Não é bom para o Estado nem para o Brasil. A crise é muito grave e profunda. É momento de concentrar esforços no enfrentamento dessa crise”.

Enivaldo está animado com o ritmo pré-eleitoral de Romero?...

Me Aguarde

Palanque

Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube