Fechar

logo
logo

Fechar

Arimatéa Souza

segunda-feira, 05/10/2020

Os maiores ´times em campo´

Francisco invoca Francisco

No dia dedicado a São Francisco de Assis, o papa Francisco tornou pública a sua nova Encíclica (documento do papa sobre determinado assunto), intitulada de “Fratelli tutti” – “Todos Irmãos” em italiano.

Na véspera (sábado), quando da assinatura solene da Encíclica, diante do túmulo de São Francisco, na cidade de Assis (Itália), o papa fez questão de convocar todas as pessoas que ajudaram na redação final e na tradução do documento para um público agradecimento.

A seguir, alguns trechos da primeira (e superficial) leitura do texto.

Pelo caminho

“A pandemia (coronavírus) irrompeu de forma inesperada quando eu estava escrevendo esta carta”, mencionou o papa.

Assertiva

“Ninguém se salva sozinho (…) Somos feitos para o amor”, pontificou.

Santo

“É impressionante que, há oitocentos anos, Francisco recomende evitar toda forma de agressão ou contenda e também viver uma ‘submissão’ humilde e fraterna, mesmo com quem não partilhasse a sua fé (…) Não fazia guerra dialética impondo doutrinas, mas comunicava o amor de Deus.

Retrocesso

“Reacendem-se conflitos anacrônicos que se consideravam superados, ressurgem nacionalismos fechados, exacerbados, ressentidos e agressivos. Em vários países, uma certa noção de unidade do povo e da nação, penetrada por diferentes ideologias, cria novas formas de egoísmo e de perda do sentido social mascaradas por uma suposta defesa dos interesses nacionais.

Patrulhamento

“Frequentemente as vozes que se levantam em defesa do ambiente são silenciadas ou ridicularizadas, disfarçando de racionalidade o que não passa de interesses particulares.

Desnudou

“A pandemia deixou a descoberto as nossas falsas seguranças. Ficou evidente a incapacidade de agir em conjunto. Apesar de estarmos superconectados, verificou-se uma fragmentação que tornou mais difícil resolver os problemas que nos afetam a todos.

Equívoco

“Se alguém pensa que se tratava apenas de fazer funcionar melhor o que já fazíamos, ou que a única lição a tirar é que devemos melhorar os sistemas e regras já existentes, está a negar a realidade”.

Conterrâneo

A divulgação do documento papal faz menção à poesia brasileira.

Francisco fez uma referência à música ´Samba da Bênção´, do poeta Vinícius de Moraes: “A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro na vida”.

Reação

Presidente do PT em Campina, o professor Hermano Nepomuceno rechaçou a dissidência de cerca de 80 filiados, que anunciaram apoio ao prefeitável Olímpio Rocha (PSOL) – e não ao deputado Inácio Falcão (PCdoB), com que o partido está coligado.

Violação

“Quem se insurge contra uma deliberação majoritária, está rompendo com a democracia interna do partido, e não está colaborando com a unidade de ação, e nem seguindo o que prevê os estatutos, não acatando a decisão da maioria. Ou seja: está violando e contestando a democracia interna do partido. Todo o processo foi feito dentro da legalidade”, afirmou Hermano.

 

´Tempestade´

A empresa Airbus, uma das maiores fabricantes de aviões do mundo, ao lado americana Boeing, anunciou que ocorrerão – “no mínimo” – 15 mil demissões devido à queda gigantesca das viagens aéreas.

O ´capitão´

“Nordestino quando vê água parece que ganhou a Mega-Sena”.

Jair Bolsonaro, na última semana, em visita à cidade de São José do Egito (PE).

Não foi em…

O presidente estadual do PT, Jackson Macedo, tem insistido que não houve uma ´virada de mesa´ da direção nacional do PT, em João Pessoa, para assegurar o apoio à candidatura do ex-governador Ricardo Coutinho (PSB) a prefeito.

… Cima da hora

“A direção nacional tinha decidido que nas capitais quem tinha a palavra final era a direção nacional. Não existe novidade. A eleição de agora é a porta de entrada para a eleição de 2022. Os partidos do campo democrático popular precisam estar juntos”, recordou o petista.

Pra valer

Ainda conforme Jackson, “tem candidato posando com pistola na mão e isso não faz parte do processo democrático”.

“O PT não pode brincar de fazer eleição, de disputar eleição por disputar”, acrescentou.

Retrovisor

Em entrevista a este colunista na TV Itararé, em meados de agosto, Jackson Macedo colocou a candidatura de Anísio Maia a prefeito da Capital como “irreversível”.

Codecom

O jornalista Marcos Alfredo Alves tirou licença, na última semana, da Coordenação de Comunicação da prefeitura campinense.

Está sendo substituído pelo jornalista Timóteo de Sousa.

2ª feira filosófica

“A melhor maneira de ser feliz é gostar de seus problemas”.

Cineasta consagrado Woody Allen.

Fidelidade

Levantamento feito pelo jornal Folha de São Paulo mostra que desde que assumiu o cargo há um ano, o procurador-geral da República, Augusto Aras, apresentou ao Supremo Tribunal Federal apenas uma ação constitucional contrária ao presidente Jair Bolsonaro.

Afinação

Já os pareceres favoráveis à atuação do Executivo foram apresentados em mais de 30 ocasiões.

Dianteira

Eis os cinco partidos com mais pedidos de registro de candidatura a prefeito protocolados nas eleições deste ano junto à justiça eleitoral: MDB: 44.653; PSD: 39.330; PP: 38.144; Democratas: 32.864; PSDB: 32.814; e PT: 31.358.

Redes sociais: seguidor não é eleitor; curtida não é voto...

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube