Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

quarta-feira, 31/10/2018

Os ´gargalos´ da reforma

Sem ´tapioca´

A atual composição da Assembleia Legislativa decidiu ´exumar´ um projeto do deputado Ricardo Barbosa (PSB) e aprovou, ontem, o fim da reeleição para presidente da mesa diretora.

Igualmente foi proibida a antecipação das eleição da mesa diretora.

“Essa antecipação da eleição eu sempre fui contra e achava que isso era uma coisa esdrúxula, equivocada, uma afronta aos preceitos modelares da democracia, que cerceia o espaço dos deputados novatos”, disse o autor da proposta, deputado Ricardo Barbosa (PSB), que protocolou a matéria em 2015.

 

Andar de baixo

O socialista disse que aguarda o transbordamento dessa norma para os legislativos municipais: “A gente que é político e a imprensa sabe o que circula nessa antecipação de eleição nas câmaras municipais.

Involução

O respeito conquistado pelo juiz federal Sérgio Moro perante boa parte da população brasileira recomenda que ele não desista de sua carreira na magistratura para aceitar o convite de ocupar o Ministério da Justiça no Governo Bolsonaro.

Cotação

Por falar no Judiciário, nos bastidores do Tribunal de Justiça da Paraíba o desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos é dado como favorito para a disputa da presidência do TJ, na eleição que vai ocorrer em novembro.

Aproximação

O deputado Aguinaldo Ribeiro (PP) recebeu ontem o governador eleito João Azevedo (PSB), em seu gabinete na Câmara Federal.

Garimpar

João foi a Brasília para se reunir com a bancada paraibana no Congresso Nacional e tratar das emendas do Orçamento Geral da União para 2019.

Contendores

Os advogados Jairo Oliveira (reeleição) e Manoel Clementino deverão disputar a presidência da subseção de Campina Grande da Ordem dos Advogados do Brasil.

Retomada

Já está sendo instalado o equipamento que foi avariado no complexo de radioterapia do Hospital da FAP, em Campina Grande.

O atendimento será retomado logo após a conclusão dos testes pela empresa responsável pelo serviço.

Garimpo

“Contados os votos, Jair Bolsonaro terá de se elevar à altura do estadista que não foi até agora, após desferir agressões a minorias e adversários políticos, e render homenagens aos tempos em que não havia eleições para a Presidência”.

Trecho de editorial do jornal Valor Econômico (SP).

Espelho

Para o professor da UFCG e cientista político José Maria Nóbrega, “o PT precisa se reciclar de forma bastante expressiva”.

Encolhimento

Ainda sobre essa fase ´pós-eleitoral´, o docente disse esperar que “seja reduzido o papel do Judiciário” na institucionalidade nacional.

Adequação

Ao colocar as lentes sobre os passos iniciais do presidente eleito, José Maria assinalou que “ele vem arrefecendo o discurso” eleitoral.

Pulverizados

A assessoria do deputado federal eleito Frei Anastácio (PT) identificou que ele foi votado (no último dia 7) em todas as cidades paraibanas, e com acima de 100 votos em cada uma delas.

Em Campina Grande, ele teve 6.719 votos, enquanto que em João Pessoa conquistou 17.364 sufrágios.

O detalhe

As melhores votações do Frei na Capital foram nos bairros do Bessa e do Altiplano, considerados de alto poder aquisitivo.

´Divórcio´

Os líderes do PSB, PDT e PCdoB anunciaram ontem que formarão um bloco de oposição ao presidente Bolsonaro, mas sem a participação do PT.

“Não seremos um puxadinho do PT”, avisou o líder do PDT, André Figueiredo (CE).

Na ponta do lápis

O orçamento estimado para o Estado em 2019 é de R$ 11 bilhões e 800 milhões.

´Fênice´

Está em curso um projeto para resgatar o teto artístico (e histórico) que possuía a catedral diocesana de Campina Grande.

Liberdade

“Tememos pela vida do presidente”. Eis a expressão verbalizada ontem pela presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffman (PR), ao anunciar o recomeço da mobilização em favor da libertação do ex-presidente.

Tesoura

O deputado eleito e fundador do PSL, Luciano Bivar (PE), informou ontem que Jair Bolsonaro extinguirá o Ministério das Cidades, que existe desde 2003.

Concertos

Em breve, o economista Arlindo Almeida vai iniciar a apresentação de um programa sobre música clássica na nova Rádio Caturité FM, de Campina Grande.

No altar

“Tenho certeza de que não sou o mais capacitado, mas Deus capacita os escolhidos”.

Jair Bolsonaro, ontem, durante um culto em ação de graças por sua vitória, na igreja Assembleia de Deus, no Rio de Janeiro.

Dura na…

A proposta de reforma da Previdência Social novamente está na praça, apurados os votos no último domingo.

… Queda 

Recente levantamento produzido pelo ´Estadão´ mostrou que deputados eleitos da base governista ainda resistem a dois pontos considerados, por especialistas, pilares de qualquer que seja a nova proposta: a fixação de uma idade mínima para se aposentar e a equiparação das regras de aposentadoria do funcionalismo às do INSS.

Raridade

O Brasil é um dos poucos países no mundo que ainda não exige uma idade mínima para aposentadoria, permitindo a chamada aposentadoria por tempo de contribuição.

Atualmente, mencionou o citado levantamento, só os que não conseguem se aposentar por tempo de contribuição acabam seguindo a exigência da idade (60 anos para mulheres e 65 para homens, além de contribuição ao INSS por 15 anos).

A Paraíba terá ministros no governo Bolsonaro?...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube