Jornalista há quase 30 anos, escreve a coluna Aparte desde 1991. Já trabalhou em TV, rádio e foi editor chefe do Jornal da Paraíba e colunista das TVs Cabo Branco e Paraíba. É comentarista político das rádios Campina FM, Caturité AM e editor do portal de notícias Paraibaonline.

terça-feira, 12/07/2016

Os dardos do ´V´ nos socialistas

O que trava o ´acordão´

As conversações, ao que se informa, têm evoluído bem entre o PSD e o PMDB, em João Pessoa, para uma aliança nas eleições deste ano.

O segundo indicaria o candidato a vice do prefeito Luciano Cartaxo, com o respaldo de um terceiro aliado – o PSDB.

O impasse é que o vice desejado é o deputado Manoel Júnior (PMDB), que teria manifestado o desejo de governar a Capital a partir de 2018 (metade do eventual novo mandato municipal).

´Coparticipação´

Em Campina, situação parecida, mudando apenas os partidos e/ou personagens.

Legendas e deputados sondados também externam a vontade de assumir a PMCG na ´segunda banda´ do mandato.

Longe…

Está sendo ampliada a lista dos prefeitos paraibanos que não deverão disputar a reeleição este ano, mesmo estando no exercício do mandato inicial.

… Das urnas

São os casos de Fabiano Dutra da Silva (PTB), de Barra de Santa Rosa; José Tadeu Sales de Luna (PSC), de Lagoa Seca; e Joana D´Arc Queiroga Mendonça (PSB), de Massaranduba.

Dando pro gasto

Para o presidente nacional do PSC, pastor (e ex-presidenciável) Everaldo Dias Pereira, “até agora” o Governo Temer “está atendendo às nossas expectativas”.

Assimilação

Ele realçou que parte das políticas que começam a ser implementadas em nível federal corresponde às

propostas do PSC na campanha presidencial de 2014, com aceitação por parte da sociedade brasileira.

Desinchar

“O Estado brasileiro precisa diminuir e dar mais atenção à educação, à saúde e à segurança pública”, grifou Everaldo.

Na disputa

O dirigente partidário antecipou, em entrevista à TV Itararé, que “está garantido que nós teremos candidatura própria a presidente (em 2018). E o deputado Jair Bolsonaro (RJ) é o pré-candidato à Presidência”.

“O vice ainda está muito cedo para se discutir”, emendou.

Da boca de…

“… Também tenho um dia de humano…” (deputado Eduardo Cunha, PMDB-RJ, sobre o choro durante o pronunciamento no qual anunciou, dias atrás, a sua renúncia à presidência da Câmara Federal).

Mesmo dialeto

É fluente a convivência em Brasília entre os deputados Pedro Cunha Lima (PSDB) e Veneziano (PMDB).

Mais um

O PTN deve oficializar hoje (10h), na sede da API, o seu apoio à pré-candidatura a prefeito do deputado Wilson Santiago Filho (PTB-JP).

Na tela

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região, desembargador Ubiratan Delgado, é o entrevistado de hoje do programa ´Ideia Livre Política & Economia´, que começa às 22h na TV Itararé (canal 18.1, digital, e 19, analógico, ou pela internet – www.tvitarare.com.br).

Da boca de…

“… Acredito que essa faxina moral feita no país já está trazendo frutos positivos…” (juiz Aluízio Bezerra, coordenador da ´Meta 4´ – mutirão do Judiciário para julgamento das ações acerca de improbidade administrativa que se encontram encalhadas).

O SUS…

O Conselho Municipal de Saúde de Campina Grande promove hoje, às 08h30, uma palestra sobre avanços e desafios da Política de Atenção Básica, a conjuntura atual do SUS e da Política Nacional de Saúde.

… Em debate

O evento, que acontecerá no auditório da Vila do Artesão (Av. Almeida Barreto, s/n – São José), contará com a presença, como palestrante, de Francisco Batista Júnior, ex-presidente do Conselho Nacional de Saúde.

´Bisturi´

O vereador-presidente Pimentel Filho (PSD-CG) foi submetido a uma intervenção cirúrgica, por conta de recorrentes problemas renais.

Já está no período de convalescença.

Murchando

Quem ´tirou o pulso´ do PP em Campina Grande, no final de semana, sentiu que a tese da candidatura própria a prefeito está em crescente desidratação.

Leque

O PP segue aberto para (vá lá a expressão) entendimentos com os principais prefeitáveis (Adriano PSB), Romero (PSDB) e Veneziano (PMDB).

Esticou

A aproximação do PP com Romero já foi maior, mas travou, entre outros motivos, pela questão do nome para a vice.

Gangorra

Com o PP se distanciando, voltou à tona o nome do deputado Bruno Cunha Lima (PSDB), que enfrenta resistência familiar.

Da boca de…

“… O São João foi muito bom. Todo mundo diz por uma boca só…” (Divaildo Bartolomeu, presidente do Sindicato de Hotéis e Restaurantes de Campina Grande).

Mágoas

Veneziano fez uso, ontem, na ´Campina FM´, de frases oblíquas para externar o seu descontentamento com a postura do PSB e do governador Ricardo Coutinho na sucessão campinense.

A moeda em voga

Ao ser perguntado acerca das dificuldades para atrair apoios partidários, ele respondeu que “não tenho cargos a oferecer em troca de apoio político-eleitoral. Eu não tenho secretarias para dizer ao partido ´x´ ou ´y´ olha você ocupa com um dos seus integrantes, e em contrapartida você me garante o apoio do seu partido. Não tenho prestações de serviços para ofertar e receber esses apoios. O que nós temos é trabalho e história”.

– Há troca de favorecimentos; reciprocidade permissiva – lamentou.

Cássio, o ´cirurgião´ da vaga de vice...
Simple Share Buttons