Jornalista há quase 30 anos, escreve a coluna Aparte desde 1991. Já trabalhou em TV, rádio e foi editor chefe do Jornal da Paraíba e colunista das TVs Cabo Branco e Paraíba. É comentarista político das rádios Campina FM, Caturité AM e editor do portal de notícias Paraibaonline.

sexta-feira, 27/01/2017

O ´xerife´ parlamentar de Temer

Vai demorar

O senador Cássio Cunha Lima esclareceu que, apesar de toda a ansiedade dos correligionários, apenas no próximo ano é que definirá o cargo que provavelmente disputará nas urnas em 2018.

Mas a tendência é postular a sua recondução para o Senado.

A sua prioridade – sublinhou – “é contribuir com a unidade da ´frente das oposições´.”

Quase lá

Acerca da provável indicação do PSDB para que concorra, na próxima semana, à 1ª vice-presidência do Senado, CCL declarou ontem à Rádio Campina FM que “existe uma boa chance de isso acontecer”.

Ruído

O fato de Lígia Feliciano (PDT) não estar sendo cogitada como uma das efetivas alternativas de Ricardo Coutinho (PSB) à sua sucessão, como também a ´badalação´ recente em torno do senador Raimundo Lira (PMDB) como alternativa de RC para o governo em 2018, fizeram florescer as especulações de estremecimento na relação entre a vice e o governador.

Farpa

A pesada crítica do líder do PDT na Câmara campinense, Rodrigo Ramos, contra o senador do PMDB também temperou o noticiário político.

Afinação

Mas Lígia, ontem, declarou que “estou extremamente aliada ao governador e ao projeto que estamos desenvolvendo juntos. A realidade HOJE é esta: estou muito bem neste projeto com o governador”.

O futuro no futuro

A vice avançou e disse que “tenho muito orgulho de ser e participar desta nova geração de políticos, que trabalha com transparência, com seriedade, com respeito ao dinheiro público, escutando a população e tentando fazer com que os recursos voltem da melhor maneira para a população. É essa a minha prática política. Hoje, eu não estou preocupada com o que vai acontecer no futuro, mas sim em exercer bem o cargo para o qual fui eleita”.

Internamente

A bancada do PSD na Câmara Federal (40 deputados) vai se reunir no próximo dia 31 para realizar uma prévia e definir quem vai representar o grupo na disputa pelo cargo de 4º secretário da mesa da Câmara Federal.

Dianteira

Três deputados estão se credenciando para concorrer à indicação no PSD, entre os quais o paraibano Rômulo Gouveia.

“Acho que já tenho a maioria. Estou trabalhando para isso”, disse Rômulo ontem ao colunista.

Alcance…

Conforme dados divulgados pelo Hospital da FAP, 52% dos pacientes lá atendidos (em média) são de Campina Grande.

… Regional

O restante de outras cidades, predominantemente da Paraíba, sendo que algumas delas sequer referenciam Campina para o tratamento oncológico.

Regra três

O deputado estadual Ricardo Marcelo (PMDB) tem revelado a diversos interlocutores o desejo de disputar uma suplência de senador nas eleições de 2018.

Veto

Mas RM faz uma ressalva: só não aceita ser suplente de Cássio Cunha Lima.

´Sem medo de…

… Ser feliz´. Em artigo publicado no site do partido na internet, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, ressalta que os militantes da legenda devem opinar, publicamente, sobre a possibilidade de o ex-presidente Lula ser, novamente, candidato a presidente da República.

Da boca de…

“… Neste momento, a sociedade precisa de respostas e, por isso, é necessário dar celeridade aos processos da Lava Jato, de modo a diminuir a insegurança e destravar o País…” (Cláudio Lamachia, presidente do Conselho federal da OAB).

Debandada

Estudo promovido pelo Ministério da Fazenda mostrou que aproximadamente 120 mil servidores públicos federais já reúnem condições para se aposentar sem serem alcançados pela reforma previdenciária que está tramitando no Congresso Nacional.

Muita grana

O escritório de advocacia da ex-primeira dama do Rio de Janeiro – com poucas causas sendo defendidas no Judiciário – movimentou entre 2009 e 2016 num único banco (Santander) R$ 66 milhões e 900 mil.

Adriana Anselmo está presa, juntamente com o marido, ex-governador Sérgio Cabral (PMDB).

´Tô fora´

O presidente do Legislativo pessoense, vereador Marcos Vinícius (PSDB), descartou ontem uma eventual candidatura à Assembleia Legislativa em 2018.

A missão

“Não há a mínima possibilidade. A minha missão é me manter como vereador, cargo para o qual fui eleito pelo povo de João Pessoa”, garantiu o ´tucano´.

Conjecturas

Os principais jornais do País seguem especulando nomes para a vaga existente de ministro do Supremo Tribunal Federal: Isabel Galotti, Luis Felipe Salomão e Ricardo Villas Cueva, todos ministros do Superior Tribunal de Justiça; Heleno Torres, professor da Universidade de São Paulo.

O ´pacote´ governista

O grande acordo que está sendo articulado na Câmara Federal em torno da reeleição do atual presidente, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), passa pela destinação ao Partido Progressista da liderança do governo.

E ontem, novamente, o nome mencionado para o cargo é o do paraibano Aguinaldo Ribeiro.

O governador desistiu da reforma administrativa?...
Simple Share Buttons