Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

quarta-feira, 18/03/2020

O vírus no meio do caminho

Estados na ofensiva

Tem como relator o ministro Marco Aurélio de Mello a ação que sete Estados do Nordeste (Paraíba no meio) protocolaram, dias atrás, no Supremo Tribunal Federal, contra a redução de recursos do programa Bolsa Família na região.

Dados do Ministério da Cidadania indicam que o Nordeste, que concentra 36,8% das famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza na fila de espera do Bolsa Família, recebeu 3% dos novos benefícios do programa, enquanto as regiões sul e sudeste responderam por 75% das novas concessões.

O tema foi objeto de matéria no ´Estadão´.

´Me dê motivos´

Os Estados querem que o governo central apresente, o quanto antes, dados e justificativas para a concentração de cortes de novos benefícios do Bolsa Família na região.

Conta-gotas

A ação cita que, no Nordeste, em dezembro de 2019, havia 939.594 famílias em situação de pobreza extrema sem o benefício.

Em janeiro de 2020, foram concedidos 3.035 benefícios para toda a região – 0,32% da demanda.

Desigualdade

Na região sul, 186.724 famílias estavam em situação de extrema pobreza sem o Bolsa Família, e foram concedidos 29.308 benefícios (15,7% da demanda).

Fênice

O ex-vice-prefeito de Campina Grande, Ronaldo Cunha Lima Filho (PSDB), reapareceu e declarou apoio ao seu primo e prefeitável Bruno Cunha Lima (sem partido).

“(Bruno) reúne as condições para suceder” ao prefeito Romero Rodrigues, grifou Ronaldinho.

Com a ´bela´

Por falar em Bruno, no ´giro´ que ele deu na semana passada, por Brasília, conversou com o ex-senador Cássio Cunha Lima (em duas ocasiões) e com a senadora Daniella Ribeiro (PP).

Estilo

Duas frases do ex-ministro e presidenciável Ciro Gomes (PDT), anteontem, no programa Roda Viva da Rede Cultura/TV Itararé: “Bolsonaro é um irresponsável, um completo despreparado”.

A outra: “O lulopetismo é responsável pelo bolsonarismo”.

Sem jeito

Poucos dias após parte da fiação do estádio ´O Amigão´ ter sido roubada, mais recentemente foi a vez de os bandidos levarem o cabeamento de internet do Cedmex (bairro do Catolé) de Campina Grande.

Era só o que faltava

Jair Bolsonaro, segundo o jornal O Globo, “teve um primeiro estranhamento” com Luiz Henrique Mandetta, ministro da Saúde.

´Exército´

O senador Veneziano Vital (PSB) estimou que os partidos que vão respaldar a candidatura de sua esposa Ana Cláudia à Prefeitura de Campina Grande – Podemos à frente – lançarão cerca de 120 candidatos a vereador.

Aterrissagem

A empresa aérea Gol informou irá reduzir substancialmente os seus voos: na faixa de 50% a 60% dentro do Brasil, e 100% nas viagens internacionais (até junho).

Convocação

O vereador Alexandre Pereira (sem partido) ocupou ontem a tribuna da Câmara Municipal de Campina Grande, na qualidade de presidente da CPI dos Combustíveis, para clamar que o seu colega Luciano Breno, relator da referida CPI, divulgue o relatório final dos trabalhos.

Documentado

“Nós temos que dar uma resposta à sociedade”, verbalizou Alexandre, informando adicionalmente que já havia feito uma notificação, por escrito, ao gabinete do relator.

´Ouro nego´

Ainda sobre o mesmo tema, Alexandre afirmou que “uma quadrilha se instalou em Campina para maltratar a população”.

Data marcada

Diante da pública e enfática cobrança, Luciano Breno informou posteriormente que fará a entrega do relatório nesta quinta-feira.

Recado

Mas ele se permitiu um aviso prévio ao presidente da CPI: “Não transcreveremos vontade pessoal”.

Da boca de…

“… É espantoso o nível de irracionalidade e de irresponsabilidade do presidente Bolsonaro…” (Sérgio Fausto, cientista político).

Cerco

Há uma pressão crescente das entidades que representam o setor de bares e restaurantes pelo Brasil para que as empresas de entrega, especialmente a Ifood, suspendam temporariamente a taxa que cobram aos estabelecimentos.

´Bota fora´

Em ritmo de ´coronavírus´, a Assembleia Legislativa da Paraíba fez no dia de ontem uma prolongada sessão, ao final da qual suspendeu as suas atividades até o dia 2 de abril.

Sem barulho

Nesse ´rodo´ parlamentar, a pauta de votações pendentes foi apreciada, inclusive a lei complementar que promove a reforma da Previdência em nível estadual.

Imponderável

Definitivamente não estava nos planos do médico Geraldo Medeiros, secretário de Saúde do Estado, estar a essa altura do ano mergulhado nesse caos decorrente do coronavírus.

Na prancheta

No receituário por ele imaginado, esse período seria o de consolidação de espaços e de apoios no grupo do governador João Azevedo para decolar de vez com a sua postulação ao cargo de prefeito de Campina Grande.

Fazer do limão uma limonada

Diante do novo diagnóstico, as circunstâncias recomendam que ele formalize nos próximos dias, sem muito alarde, a sua filiação ao Cidadania (antigo PPS), partido do governador, e aposte as suas fichas (e orações) numa rápida espiral decrescente do demolidor vírus.

Se esse cenário se materializar, e a sua gestão na Saúde transpor exitosamente essa barreira, em tão singular e caótica realidade importada, isso poderá se constituir numa espécie de certificado de eficiência administrativa, conversível em prestígio e… em votos.

A radicalização entre Bruno e Tovar acabará consumando uma 3ª via no grupo de Romero?...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube