Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

terça-feira, 28/01/2020

O ´tsunami´ vem aí

Luz à vista

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) deverá homologar a nova tarifa na área de concessão da Energisa Borborema (antiga Celb).

Ou seja, Campina Grande e mais cinco cidades paraibanas.

E tudo indica que haverá um reajuste para baixo – uma redução nos preços atualmente praticados.

Situando

Essa boa notícia tem a ver com o fato de ter sido concluída, no ano passado, a quitação de empréstimos determinados pela ex-presidente Dilma (PT) às distribuidoras, com a finalidade de reduzir (a todo custo) o preço da tarifa em 20%, na perspectiva de obtenção de retorno eleitoral para a sua reeleição (concretizada) em 2014.

Coisas distintas

É bom ressaltar que a definição dos preços de tarifas no setor elétrico é anual.

Mas a chamada ´bandeira´ (verde, amarela ou vermelha) pode alterar adicional e momentaneamente o preço final, dependendo do volume de energia gerado através das hidrelétricas.

Em resumo

Irresponsabilidades na gestão pública necessariamente não acabam juntamente com o mandato.

Azedume

Parece que não é dos melhores o humor do prefeito Romero Rodrigues (PSD) nos últimos tempos, notadamente com uma parte de sua bancada no Legislativo campinense.

Bônus

O governo federal deverá anunciar em breve alguns estímulos para a compra de caminhões e carretas movidos a GNV (gás natural veicular).

Por tabela

A intenção é reduzir a dependência que o setor de cargas tem do óleo diesel.

Pousos

A empresa aérea Azul informou que colocará dois voos adicionais para Campina Grande, no período carnavalesco deste ano, em função da movimentada programação do chamado ´Carnaval da Paz´.

O que a une

A oposição em Campina Grande, no ano legislativo que começará na próxima semana, terá unidade tão somente quanto ao contraponto à gestão do prefeito Romero Rodrigues em seu último ano.

Depende

Alçado outra vez à liderança, o vereador Galego do Leite – batizado como Joseildo Alves dos Santos – disse à ´Caturité FM´ que a defesa da gestão do governador João Azevedo (sem partido) é algo a ser ajustado no dia a dia.

Afago

Pessoalmente, o novo líder realçou a “prudência” e o “equilíbrio” de João.

Quarteto

Dos 23 vereadores que formam a Câmara campinense, apenas quatro mudaram de ano na oposição: Galego, Olímpio Oliveira (MDB), Anderson Maia (PSB) e Bruno Faustino (PSB).

Desembarcou

E o vereador Rodrigo Ramos, do PDT?

Com a palavra o líder Galego do Leite: “Faz tempo que Rodrigo tem votado de forma independente”.

Judicializada

O Ministério Público Federal na Paraíba apresentou denúncia contra o ex-secretário de Infraestrutura de João Pessoa, Cássio Augusto Cananéa Andrade, e outras cinco pessoas.

Alvenaria

A denúncia, por peculato (desvio de dinheiro), tem a ver com suposto desvio e superfaturamento de R$ 4.053.429,56 na construção de um muro de proteção na lagoa do Parque Solon de Lucena, centro.

Tabuada

O valor estimado para a obra, conforme o MPF, era de R$ 2.606.962,10.

Mas o contrato, com a empresa Compecc Engenharia, foi superior em mais de 80%.

Listão

A Procuradoria Geral da Fazenda Nacional vai divulgar brevemente em seu ´sítio´ na internet a relação das pessoas e empresas que possuem débitos com a União ou com o FGTS.

No páreo

Com o PSB em chamas na Paraíba, o Democratas resolveu disputar este ano a Prefeitura de João Pessoa, e anunciou a pré-candidatura do ex-deputado Raoni Mendes.

Bola rolando

“O Democratas está no jogo e lança uma candidatura para valer”, enfatizou o deputado Efraim Filho, presidente da legenda no Estado.

Credenciais

“O Democratas parte com uma candidatura que tem base, argumento; que tem fundamentos para competir e que vai se apresentar com uma proposta que só o nosso candidato tem para João Pessoa, por ser conservador na defesa da família, dos valores e dos princípios e da Igreja”, adendou Efraim.

´Zagueiro´…

O governador João Azevedo (sem partido) confirmou, ontem, a manutenção do deputado Ricardo Barbosa (PSB) na liderança governista na Assembleia Legislativa da Paraíba.

… Mantido

“Não temos intenção nenhuma de mudar (…) Enquanto houver a disposição por parte do deputado, e a disposição por parte do governo em mantê-lo, vamos trabalhar nessa direção”, enfatizou João.

Exumação

O Tribunal de Contas do Estado oficializou, ontem, o desarquivamento de todos os processos relacionados aos casos investigados pela Operação Calvário.

A decisão determina a revisão das deliberações tomadas anteriormente nos processos.

Consumação

Talvez a mais temida delação entre os ex-auxiliares do ex-governador Ricardo Coutinho (PSB) foi consumada pelo Ministério Público.

Insônia pra muita gente

Gilberto Carneiro, ex-procurador geral do Estado e que integra a cúpula socialista desde a passagem do grupo pela Prefeitura de João Pessoa, na década passada, abriu o verbo.

O que disse fará novamente balançar vários poderes na Paraíba e em Brasília.

Suas revelações, por exemplo, podem adubar o reflorescimento da campanha chamada ´Lava Toga´, inerente ao Poder Judiciário.

E se Daniel Gomes (o ´dono´ da Cruz Vermelha Brasileira) tiver um ilustre sócio?...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube