Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

sexta-feira, 06/09/2019

O torniquete avança

Em tempo

Merece aplauso a iniciativa do governador João Azevêdo de autorizar o repasse de R$ 4,2 milhões por ano para o Hospital Napoleão Laureano, mediante convênio com a Secretaria da Saúde.

O hospital filantrópico pessoense é a principal referência em oncologia no Estado e dedica 95% dos seus atendimentos aos usuários do SUS.

´Isonomia´

Que a sensibilidade governamental ´suba´ a Serra da Borborema e contemple igualmente o Hospital da FAP, uma entidade que há muitas décadas igualmente atende pacientes oncológicos oriundos da maioria das cidades paraibanas.

Mesma causa

Assim como o ´Laureano´, a FAP enfrenta no seu cotidiano as limitações inerentes a quem se dedica a essa tão invasiva – e em muitos casos – desesperadora enfermidade, com as limitações do SUS.

Ensinamento

Um pouco conhecido poeta alemão, chamado Gotthold Lessing, disse que “a igualdade é o vínculo mais sólido do amor”.

Da boca de…

“O Macron (presidente francês) falou que estão colocando fogo na Amazônia. O presidente (Bolsonaro) devolveu, falou que a mulher do Macron é feia. O presidente falou a verdade, ela é feia mesmo. Mas não existe mulher feia, existe mulher observada do ângulo errado. E fica essa xingação…” (ministro Paulo Guedes, da Economia, ontem, em evento realizado em Fortaleza – CE).

Moral da história

Nem tudo se encontra no ´posto Ipiranga´, como Guedes é chamado.

Caminhada

A desenvoltura atual em eventos da ex-primeira dama de Campina Grande, Ana Claudia Vital do Rêgo (Podemos), é de quem é candidatíssima à prefeitura no ano que vem.

Prancheta

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campina Grande está planejando uma nova campanha de prêmios (na modalidade ´raspadinha´) para o período natalino.

A tiracolo

Os donos de redes de TV Silvio Santos (SBT) e Edir Macedo (Record) foram convidados (e aceitaram o convite) pelo presidente Bolsonaro para assistir o desfile deste 7 de setembro em Brasília.

Cotação

No trecho da BR 230, entre Campina Grande e João Pessoa, a gasolina está sendo vendida em alguns postos por R$ 4,12 (o litro).

A olhos vistos

De acordo com o jornal Folha de São Paulo, “alguns dos mais respeitados integrantes” da Polícia Federal avaliam que o ministro Sérgio Moro (da Justiça) “já não está sendo constrangido – mas sim humilhado pelo presidente”.

Já passa da hora

Na opinião de policiais próximos de Moro – segue o jornal -, o ex-juiz “deveria reagir rápido – para poder sair do governo com pelo menos ´algum crédito´, nas palavras de um deles”.

Voz da…

Em entrevista na madrugada de ontem no programa do jornalista Pedro Bial (Globo), o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou que “não sei o que ele (Moro) deveria fazer, isso é problema dele”.

… Experiência

Ainda Fernando Henrique: “Acho que ele aceitou (ser ministro) por motivos explicáveis, para evitar de tentarem abafar a Lava Jato, mas ele viu que as coisas são diferentes. Se eu fosse ele, eu estaria fora”.

´Batismo´

“Um jovem intelectual”. Foi a expressão utilizada pelo professor Josemir Camilo, presidente da Academia de Letras de Campina Grande, ao acolher o advogado Thélio Farias, na noite de quarta-feira, como novo (e 120º) integrante da entidade.

Entusiasta

A saudação ao ´novel´ acadêmico coube ao professor e acadêmico José Edmilson Rodrigues, que apresentou Thélio como “um amante das letras”, oriundo “de uma cultura jurídica com inserção literária”.

Interseção

No seu discurso de posse, Thélio assinalou que consumava-se ali “um ponto de encontro de todos os desencontros”.

“Tesouro”

Ele citou o estímulo familiar para que estabelecesse sua ligação “com esse instrumento mágico chamado livro”.

Sobre Campina, exclamou: “Tesouro dos meus sonhos”.

Afinidade

O novo acadêmico pontificou que o patrono da cadeira (23) que passava a ocupar e os que o antecederam – Mauro Luna, Everardo Luna e José Tavares – “em algum momento da vida exerceram a advocacia”.

“Eram intelectuais multifacetados”, grifou.

A fala do coração

No trecho final de sua fala, Thélio Farias reverenciou o seu pai (advogado Laidson Farias), que comemorava 85 anos: “Eu te amo pai/Pai, eu te amo!”

Debates

Dias 12 e 13 próximos, no auditório da FIEP, ocorrerá a XII Conferência Municipal de Assistência Social de Campina Grande, que terá como tema ´Assistência Social com o Financiamento Público Social´.

Embate…

Com as abstenções dos vereadores Galego do Leite (Podemos), Saulo Noronha (SD) e Álvaro Farias (PSC), a maioria dos vereadores campinenses aprovou na sessão de ontem um voto de felicitação a João Azevedo (PSB) pelo não comparecimento ao que foi considerado como ´um ato partidário´, domingo último na cidade de Monteiro.

… Partidário

“Foi uma encenação imposta ao povo da Paraíba. Era apenas um ato político para gritar ´Lula Livre´. Foi politicagem barata”, estrilou o vereador Pimentel Filho (PSD).

Relativização

Galego do Leite ponderou que o fato objeto da discussão “não é preciso parabenizar. É uma questão de foro íntimo”.

Além de Aparte

No Youtube, você pode acompanhar um vídeo nosso sobre a famosa taxa Selic, fixada pelo Banco Central. A expressão é popular, mas a sua finalidade nem tanto.

Acesse aqui.

Em gestação

O governo e o Congresso Nacional articulam – conforme o ´Estadão´ – uma mudança nas regras fiscais do País para acionar mais facilmente “gatilhos” de ajuste nas contas públicas, como a proibição a aumentos salariais e a redução de jornada e remuneração de servidores.

Mudança à vista no secretariado...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube