Quantcast

Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

sexta-feira, 26/04/2019

O ´tiro de misericórdia´ na Cruz

Elle, de novo

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu ao Supremo Tribunal Federal que imponha uma pena de 22 anos, 8 meses e 20 dias de cadeia para o ex-presidente e atual senador Fernando Collor de Mello (PTC).

A ação diz respeito à Operação Lava Jato e menciona a participação do senador alagoano em prováveis propinas que chegam a R$ 50,9 milhões, via contratos da BR Distribuidora, subsidiária da Petrobrás.

Retorno

De comum acordo, a prefeitura campinense e o Tribunal de Justiça da Paraíba acertaram a devolução ao Judiciário do prédio que estava cedido à PMCG na avenida Floriano Peixoto (centro) – local onde funcionou no passado o Fórum Afonso Campos.

Alternativa

O TJ/PB passa a dispor de um local para guardar o seu acervo que se encontra no prédio que utiliza da UEPB no bairro São José, nas antigas dependências do curso de Comunicação Social da UEPB.

Viabilização

Essa área (São José) permitiria a importante ampliação dos serviços prestados pelo Hospital Universitário Alcides Carneiro, que fica ao lado.

O detalhe

Já se cogita a venda do imóvel da ´Floriano Peixoto´ pelo TJ/PB.

Da boca de…

“… O que se vê desde a época da transição é um ‘interesse’ ‘crocodilal’ em situações desnecessárias. Aos que pedem para eu parar, digo que se informar ou não é uma escolha e estamos todos no mesmo barco chamado Brasil…” (vereador Carlos Bolsonaro, PSL/RJ, filho do presidente, sobre o vice-presidente da República general Hamilton Mourão).

Vingou

O plenário do Senado aprovou na noite dessa quarta-feira a Medida Provisória 859 relatada pela senadora Daniella Ribeiro, líder do Progressistas.

Crédito

A MP viabiliza empréstimos com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para os hospitais filantrópicos e sem fins lucrativos – a exemplo do Napoleão Laureano (JP) e da FAP (CG).

Em dificuldade

Alguns dados que embasam o voto da relatora merecem ser realçados.

O Brasil possui 2.100 santas casas e apenas 10% têm situação financeira equilibrada, conforme dados fornecidos pela confederação que representa o setor.

Únicos

Em 968 municípios a assistência hospitalar é realizada exclusivamente por unidades de serviços filantrópicos.

Numerosos

Outro dado apresentado pela senadora mostra que o país conta com três mil serviços filantrópicos que prestam atendimento para o SUS, entre policlínicas, clínicas especializadas e laboratórios.

Metade

Desse total, 1.627 compõem a rede hospitalar do SUS, sendo responsáveis por 11,5% dos atendimentos ambulatoriais e 41,4% das internações hospitalares.

Com isso, representam 53% do total de atendimentos realizados no SUS.

Aval

A medida determina que o risco dos empréstimos aos hospitais filantrópicos ficará a cargo da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Recaída

Em café ontem com jornalistas, o presidente Jair Bolsonaro informou que já deu ´sinal verde´ para que sejam feitos estudos para a privatização dos Correios.

Pro lixo

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado rejeitou, anteontem, o projeto de lei do senador Angelo Coronel (PSD-BA), que revogava o percentual mínimo de 30% de vagas para candidaturas de cada sexo.

Cá entre nós

Projetozinho descarado esse.

Da boca de…

“… Nos entendimentos que tenho e nas conversas que tenho com os colegas deputados, com certeza não há preocupação nenhuma. Eles não estão preocupados com o que foi delatado…” (deputado estadual Inácio Falcão, PCdoB, em entrevista, sobre a ex-secretária de Administração Livânia Farias).

Especialidade

O deputado Manoel Ludgério (PSD) está propondo ao governo do Estado que seja implantada uma ala específica para serviços de cardiologia no Hospital de Emergência e Trauma Dom Luís Gonzaga Fernandes, em Campina Grande.

Contra

Em reunião do Diretório Nacional, que contou com a participação do ex-governador paraibano Ricardo Coutinho, o PSB decidiu ontem ´fechar questão´ contra a proposta de emenda à Constituição (PEC) da reforma da previdência apresentada pelo governo.

“Ataque”

A Resolução aprovada considera o texto oriundo do governo “um ataque impiedoso ao Sistema de Seguridade Social”.

“Jamais”

“Nós, socialistas, jamais poderíamos colocar as nossas digitais em algo destruidor dos direitos sociais”, reforçou o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira.

Mutilar

A Resolução ressalta também que a “reforma perseguida pelo governo tem por alvo específico o desfazimento dos pilares que mantêm o sistema de seguridade social, composto pelas políticas de saúde, previdência e assistência social”.

Só dois

Apenas os jornais Folha de São Paulo e El Pais (espanhol) terão acesso à carceragem da Polícia Federal em Curitiba (PR), nesta sexta-feira, para entrevistar o ex-presidente Lula.

Elástico

Em solução cirúrgica, o governador João Azevedo (PSB) divulgou ontem no Diário Oficial do Estado a prorrogação, por mais 90 dias, da intervenção ´no gerenciamento, operacionalização e oferta de ações e serviços de saúde´ no Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena e sua unidade de retaguarda, em João Pessoa; no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita; e no Hospital Geral de Mamanguape.

Término antecipado

São unidades geridas pela Cruz Vermelha Brasileira, alvo de uma ruidosa e bilionária investigação interestadual.

Na prática, o socialista acaba com a terceirização das citadas unidades de saúde, uma vez que o contrato vigente acaba em junho próximo.

E, evidentemente, não será renovado.

Toda aurora na Paraíba tem sido inquietante...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube