Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

quinta-feira, 11/04/2019

O ´sucessor´ de Rômulo

De bom tamanho

O governador João Azevedo (PSB) disse ontem, quando da solenidade de celebração dos ´100 dias´ de governo, no Espaço Cultural, em João Pessoa, que no momento não cogita convidar mais deputados para a sua equipe, além de Hervázio Bezerra (PSB), que foi para a Pasta de Juventude, Esporte e Lazer.

“Se houver necessidade, nós discutiremos no futuro”, assinalou.

Frisson

Acontece que, no âmbito da Assembleia Legislativa, crescem as articulações para que alguns suplentes assumam cadeiras, a exemplo de Lindolfo Pires (Podemos).

Um dos deputados que admitem ir para o Executivo é ´Doda de Tião´ (PTB).

´Gerente´

O novo chefe de gabinete da prefeitura campinense, ex-deputado Bruno Cunha Lima, disse ontem (pouco antes da solenidade de posse) que “estou vindo para fazer gestão, inclusive interna”.

´Vestibular´

Ele admitiu que chefiar o gabinete municipal representa “um estágio qualificado” para quem almeja concorrer à prefeitura campinense.

Mais um

Além dos novos auxiliares divulgados antecipadamente pelo governo municipal, durante a solenidade o prefeito Romero Rodrigues anunciou a indicação do ex-vereador Pastor César como secretário adjunto de Ciência e Tecnologia, pasta na qual foi empossado ontem o suplente de vereador Lucas Ribeiro (Progressistas).

Respaldo

Conforme RR, a indicação do pastor César foi feita de comum acordo com lideranças do PRB em Campina (vereadores Marinaldo Cardoso e Alcindor Villarim), o deputado estadual Jutay Menezes, como também com o vereador Alexandre do Sindicato (PHS).

Intenção

Sobre a indicação do ex-deputado Renato Gadelha (PSC) para a Secretaria de Agricultura, o prefeito disse que o próprio Renato revelou que comandar essa secretaria era o seu desejo, se fosse possível dentro do ajuste feito na equipe municipal.

Destravar

Romero vai anunciar hoje (11h, no auditório do Ipsem) o “maior programa” de regularização fundiária de Campina, que contemplará “de 30 mil a 40 mil imóveis”, principalmente em bairros como Tambor, Jardim Europa, Belo Monte, Araxá, Cuités, Novo Horizonte, Malvinas e Jardim Verdejante, entre outras.

Postes

Outra informação relevante dada por Romero é que provavelmente até o final do ano que vem toda a área urbana de Campina Grande está dotada de iluminação pública à base de lâmpadas de LED, com grande impacto na área da segurança pública.

Testemunhas

Os deputados oposicionistas Moacir Rodrigues (PSL), Camila Toscano (PSDB) e Raniery Paulino (MDB) prestigiaram a posse dos novos secretários.

Sinal dos tempos

O MDB tomando parte em solenidades da PMCG na ´era Romero´.

O detalhe

O secretariado da PMCG passa a contar com três ex-deputados estaduais (Renato, Bruno e Dunga Júnior) e quatro vereadores (Nelson Gomes, Joia Germano, Pastor Josimar e Lucas Ribeiro, que estava na titularidade do mandato).

O passado…

O atual deputado estadual Bosco Carneiro (PPS/Cidadania) teve cassados os seus direitos políticos, por força de uma condenação, em 1ª instância, relativa à época em que foi prefeito de Alagoa Grande.

… Revisto

A ação cível por improbidade administrativa que deu lastro à sua condenação aponta irregularidades em doações de terrenos.

Dois pesos

“Eu sou um homem público e o que mais vale na minha vida é o que eu aprendi com o meu pai: a honra e a dignidade. O que estão fazendo com prefeitos de cidades pequenas é uma verdadeira humilhação. A Justiça exclui do processo legal figurões, governos estaduais e federais, mas tornam bode expiatório os prefeitos”, protestou Bosco, ao anunciar imediato recurso contra a decisão.

Amparo legal

“Como é que se pratica improbidade administrativa se tem uma lei que autoriza? A Câmara aprovou uma lei para que o Executivo pudesse fazer a doação dos terrenos a pessoas inscritas no Cadúnico e no Bolsa Família. Foi tudo feito dentro da Lei”, argumentou o parlamentar.

Sentimento

Ainda Bosco: “Agora eu pergunto: qual foi o prejuízo que os cofres públicos tiveram com essa atitude? É muito ruim quando a gente se sente injustiçado pela própria Justiça, mas confio nela acima de tudo”.

´No meu Cariri´

A Embrapa, por encomenda do governo federal, prepara um projeto na área da agricultura para a região do Cariri paraibano.

Da boca de…

“…A Cagepa precisa prestar um serviço de melhor qualidade à população, o que não está acontecendo…” (prefeito Luciano Cartaxo – PV/JP).

Duro na queda

Em entrevista dada ontem, o deputado Moacir Rodrigues disse que “recebi recomendação de alguns membros da direção nacional (do PSL), que me aconselharam a não deixar o partido. Eu vou brigar até o fim!”

Situando

Moacir se reportava à sua disputa interna com o deputado federal Julian Lemos.

Virar a…

Com a sua polidez habitual, Romero Rodrigues disse ontem, ao ser instado a falar sobre essa crise interna no PSL, envolvendo o seu irmão, que “o que posso falar é que existem coisas mais importantes para se debater e discutir”.

… Página

“Uma briga em função de uma sigla partidária, sinceramente é descabida e desnecessária”, frisou RR para se permitir em seguida um conselho: “Vamos somar forças em favor de Campina e da Paraíba, e esquecer essa discussão partidária”.

Precocidade

Na visão do prefeito, “para quem se elegeu agora, só tem eleição daqui a quatro anos, tem muito chão pela frente. Vamos cuidar das coisas essenciais para a Paraíba e Campina. É apenas um aconselhamento que eu dou”.

´Bombeiro´

“Talvez nem seja a pessoa melhor pessoa para dar essa recomendação. Mas eu sou uma pessoa pacífica por natureza, e vou trabalhar sempre em prol da conciliação”, acrescentou.

Mudou a rota

Diante dessa crise interna que se agrava no PSL, Romero praticamente descartou nos últimos dias a tendência anterior de se filiar à legenda.

Quase lá

Quase que simultaneamente, têm crescido os apelos do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, para que o prefeito campinense suceda ao ex-deputado Rômulo Gouveia no comando do PSD na Paraíba, o que passaria pela entrega dos rumos partidários de maneira concentrada.

Quem também tem atuado nessa ´operação´ é o ex-senador Raimundo Lira.

E, ao que se avalia dentro da cúpula do PSD, a articulação obterá sucesso em breve.

O deputado Inácio Falcão está empolgado para 2020...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube