Jornalista há quase 30 anos, escreve a coluna Aparte desde 1991. Já trabalhou em TV, rádio e foi editor chefe do Jornal da Paraíba e colunista das TVs Cabo Branco e Paraíba. É comentarista político das rádios Campina FM, Caturité AM e editor do portal de notícias Paraibaonline.

quinta-feira, 20/07/2017

O Refis do descaramento

Nem Lula aceita o ´fico´

O secretário de Comunicação do Estado, Luís Torres, verbalizou ontem o que considera uma sinalização inequívoca de que Ricardo Coutinho (PSB) está determinado a permanecer no governo e não concorrer às eleições do ano que vem.

– Preciso revelar que Lula fez uma recomendação diretamente ao governador para a disputa ao Senado. Lula externou a visão e a compreensão da importância de ter uma figura como Ricardo Coutinho lá no Senado, ou de poder participar do debate nacional de 2018, eleitoralmente falando – discorreu o titular da Secom, para acrescentar que nem mesmo essa ponderação do ex-presidente sensibilizou o socialista.

Mais disputa

Os juízes Inácio Jairo de Queiroz e Aluízio Bezerra Filho, que atuam em João Pessoa, também sinalizam que vão ingressar na disputa pela vaga em aberto de desembargador.

Não vai mexer

O prefeito de Pocinhos, Cláudio Chaves (PTB), informou ontem que não mudará os seus candidatos proporcionais para a eleição do ano que vem: deputados ´Doda de Tião´ (PTB) para estadual, e Wilson Santiago Filho (PTB) para federal.

Mais um

Ainda sobre Pocinhos, o prefeito informou ontem, na ´Campina FM´, que deverá criar, ainda este ano, o instituto municipal de previdência, destinado aos servidores.

Bola pra frente

O deputado Efraim Filho (PB), líder do Democratas na Câmara Federal, disse que a legenda já superou o desapontamento com o presidente Temer, que tentou obstacular a migração do PSB para o seu partido de alguns deputados, na perspectiva de fortalecer a bancada do PMDB na Câmara Federal.

Excesso
“Houve uma ação além do que pede o momento delicado atual, em que é mais salutar construir pontes do que muros na relação com os aliados, principalmente um aliado leal e coerente como o DEM”, declarou Efraim.

Marcha à ré

“Ocorreu por parte do PMDB um recuo e um reconhecimento de que foi uma interferência indevida nas ações políticas que o DEM está desenvolvendo, um diálogo que estava bem amadurecido com o PSB e não havia por que interferir agora neste momento”, acrescentou o parlamentar paraibano.

Balde…

Presente ao jantar que na noite de terça-feira arrefeceu a ´indigestão´ entre o presidente Michel Temer e o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o líder do governo na Câmara, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), botou ´panos quentes´ no atrito dentro da base aliada.

… De gelo

“O que existe é muito ruído, em que se tenta jogar um contra outro. Mas a maturidade dos dois (Temer e Maia) não vai permitir prejudicar a relação entre eles”, apaziguou Ribeiro.

Desembolso

Vai custar 160 reais o ingresso de acesso ao evento que contará, no próximo mês, com a participação do prefeito de São Paulo, João Dória Júnior (PSDB), em Campina Grande.

Salseiro

Foi tenso o desencontro, ocorrido anteontem, na Câmara campinense, entre a vereadora-presidente Ivonete Ludgério (PSD) e o vereador Olímpio Oliveira (PMDB).

Celebração

Será às 19h30 de hoje a missa de 7º dia em sufrágio da alma de Lindberg Martins de Oliveira (advogado campinense falecido na última semana), na igreja do Rosário, bairro da Prata, em Campina Grande.

Sem volta

Apesar de todas as ponderações e restrições, o governo estadual avança no processo de terceirização da manutenção e preservação das escolas estaduais, cognominada no ambiente oficial de ´gestão pactuada´.

Largada

Pelo cronograma fixado, na etapa inicial será licitada a contratação de OSs (organizações sociais) para oito regionais de ensino, provavelmente duas para cada regional.

Projeção

A estimativa é de que pouco mais de 7 mil prestadores de serviço atuais serão contratados por essas organizações.

Ele vai falar

O ´carequinha do mensalão´, publicitário Marcos Valério, acertou uma ´delação premiada´.

Poderá ser a ´pá de cal´ que falta na trajetória política do desmoralizado senador Aécio Neves (PSDB-MG).

Tilintar

Amigo leitor, prepare o bolso: vem aí aumento na carga tributária que incide sobre a gasolina, o álcool combustível e o óleo diesel.

Cerco

O Tribunal de Contas da União está intensificando a pressão para que todos os órgãos públicos obedeçam ao teto de gastos com pessoal, aprovado há alguns meses pelo Congresso Nacional, e que se constitui num dos pilares da disposição governamental de reduzir o bilionário déficit público.

Auditagem

O TCU está promovendo um levantamento acerca desse assunto, que tem como relator o ministro Vital do Rêgo Filho.

O foco são os reajustes salariais concedidos ao funcionalismo público federal.

Impermeáveis

A sensação é de que não existe temor, razoabilidade ou comedimento entre uma fatia expressiva de nossos políticos, para não invocar a inexistência do ´surrado´ espírito público.

Parcelamento

O Congresso Nacional está perto de aprovar mais um Refis – refinanciamento de dívidas junto ao Ministério da Fazenda, para contribuintes inadimplentes.

Desidratação

Entre o projeto original, oriundo do Executivo, e o produto final, foram inoculadas modificações que reduzem ao extremo os débitos tributários, com concessões que poucos pais dariam para os de seus filhos.

Quase zerando

Os ´enxertos´ nesse Refis agregados no parlamento elevam a redução de multas e juros a 99% em alguns casos.

Em causa própria

Aí vem a desfaçatez em série: o relator do projeto (Newton Cardoso Júnior, PMDB-MG) participa de empresas que devem R$ 51 milhões ao Fisco.

E, somados os débitos já identificados de deputados e senadores, chega-se ao patamar de R$ 533 milhões de impostos em atraso.

Parece que o cinismo reina em Brasília.

E o pior: remunerado pelo eleitor convertido em contribuinte.

O que Ricardo Coutinho acha da aproximação do PSB com o DEM nacionalmente?...
Simple Share Buttons