Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

segunda-feira, 14/12/2020

O ralo da sonegação

Nova tributação

A revista Crusoé noticiou que o governo federal prepara um projeto de lei para permitir a cobrança de uma porcentagem sobre valorização de imóveis declarados no Imposto de Renda.

Mérito próprio

Dias atrás, João Azevedo tratou em entrevista sobre a eleição de Cícero Lucena Filho (PP) para governar João Pessoa: “Nós tínhamos uma identidade pessoal com Cícero (Lucena). Eu o conheço de muitos anos (…) Essa vitória foi a da competência do próprio candidato”.

Futuro com o PP

“Espero, evidentemente, que essa aliança em João Pessoa… Vamos sentar em janeiro com o Progressistas para que a gente possa definir os próximos passos”, acrescentou João.

Aposta na reprise

Ao ser instado na ´Arapuan FM´ a falar sobre as especulações atinentes ao lançamento de muitos pré-candidatos ao governo para 2022, o governador disse que “eu me lembro de 2018. O começo também foi assim. Existiam vários candidatos, todos colocaram os nomes. E ao longo do ano todos começaram a cair”.

Ranking

As empresas (pela ordem) Americanas, Magazine Luiza, Samsung, Xbox e Playstation foram as marcas mais procuradas na última promoção Black Friday.

Da boca de…

“… Quem olha para o Brasil olha com o olhar de quem quer segurança jurídica. E como você garante isso? Evitando orgia legislativa, várias leis todos os dias…” (ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal).

Desligar…

O prefeito Romero Rodrigues viajará de férias ainda no dia da posse de seu sucessor (Bruno Cunha Lima), dia 1º de janeiro.

… A chave

“Serão 10 dias de telefone celular desligado”, adiantou Romero à APARTE acerca desse período de férias, distante de Campina Grande.

´Vem pra Caixa´

A Caixa Econômica Federal deverá receber, em breve, novas atribuições do governo federal.

A CEF fará a gestão do seguro DPVAT (veículos).

Insegurança…

A polêmica desnecessária e infrutífera sobre a vacinação para prevenção do coronavírus tem obtido os resultados (presumivelmente) desejados.

… Inoculada

Pesquisa do instituto Datafolha aferiu que 22% das pessoas ouvidas não querem se vacinar.

Puxando…

A onipresente empresa de tecnologia Google divulgou os assuntos que estiveram em alta nos últimos doze meses.

… A fila

Palavra mais buscada – “coronavírus”, seguida de “auxílio emergencial”, “Eleições 2020”, “Eleições EUA” e “BBB 20”.

Tirando dúvidas

Na categoria “O que é”, o líder foi lockdown, seguido de “O que é quarentena”, “O que é pandemia”, “O que é cadastro único” e “O que é coronavírus”.

Resgate

A senadora Daniella Ribeiro (PP) foi a entrevistada na última edição do programa Ideia Livre da TV Itararé (canal 18.1).

Algumas de suas declarações.

Governo 2022?

“Com muita honra que recebo várias manifestações, obviamente. Mas de forma alguma estamos sequer nesse momento discutindo as eleições de 2022, até porque é um momento delicado para o país, e como senadora da República tenho as minhas obrigações.

Aliança com…

“É muito simples. As eleições municipais têm as suas próprias características, são diferenciadas de uma eleição estadual. São situações específicas em cada município. O apoio que o governador João Azevedo deu a Cícero Lucena ocorreu em João Pessoa. Em Campina nós já tivemos outra situação, completamente diferente.

… O governador

“A minha oposição sempre foi com muita responsabilidade (…) As críticas que eu precisar fazer, eu farei, como sempre faço (…) Eu continuo no meu lugar, e o governador no dele.

Transição em CG

“Realmente faltou convite. Mas isso a gente respeita e estamos juntos.

Indicações

(para o secretariado) “A gente não tem que tentar manter. A contribuição que demos ao governo Romero (Rodrigues) já dá o tom do que podemos contribuir para o governo Bruno (…) o (futuro) prefeito é quem deve enxergar a importância do PP, assim como ele enxergou quando convidou o PP para integrar a vice. É algo pessoal.

Aprendizado

“O que mais faz mal a alguém que está no poder é ter ao redor de você pessoas que só digam o que você gostaria de ouvir. Eu procuro me cercar de pessoas que tragam críticas, alertando que algo não é interessante”.

2ª feira filosófica

“Uma cortesia compra tudo e não custa nada”.

Almeida Garret, escritor português.

Sangria…

O Brasil deixa de arrecadar mais de R$ 417 bilhões por ano com impostos, devido às sonegações de empresas.

O faturamento não declarado pelas empresas é de R$ 2,33 trilhões por ano.

…Bilionária

É o que mostra um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), segundo a agência Brasil.

Base de cálculo

As cifras foram calculadas com base nos autos de infrações emitidos pelos fiscos federal, estaduais e municipais.

ICMS

O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços foi o tributo mais sonegado em 2018.

Já em 2019, a sonegação do imposto de renda superou o ICMS.

Mapeamento

O IBPT descobriu que 47% das empresas de pequeno porte sonegam imposto. Já a taxa entre as empresas médias é de 31% e entre as de grande porte é de 16%.

Ao mesmo tempo, os valores sonegados são maiores no setor industrial, seguido pelas empresas de serviços financeiros e pelas empresas de prestação de serviços.

O comércio ocupa a quarta posição.

Lenda urbana: que prefeito não se intromete em eleição de mesa diretora do Legislativo...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube