Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

terça-feira, 30/06/2020

O que veio na ´tarrafa´

Assassinato X corrupção

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio de Noronha, fez uma recente e impactante declaração acerca da atual realidade criminal do país.

Foi durante uma participação em ´live´ promovida pelo Instituto de Garantias Penais (IGP).

“A Lava-Jato parou com a corrupção? Não. Vai aumentar a pena vai parar a corrupção? Não. Não podemos aumentar a pena e criar uma desproporcionalidade. Hoje é melhor matar do que ser corrupto. Corrupção está dando 25, 26 anos (de prisão). Homicídio tem dado 12, 14, 16. Isso é um absurdo. Nós não estamos balanceando os valores que pautam o sistema jurídico”, verbalizou Noronha.

Correção

Ainda conforme o presidente do STJ, “estamos com a sanha de prender e não estamos com a sanha de apurar”.

“Isso está deformando o processo penal no Brasil. Nós precisamos corrigir isso e corrigir logo”, emendou.

Bem informado

Conforme pesquisa do instituto Datafolha, realizada entre os dias 23 e 24 de junho, 64% da população considera que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sabia onde estava escondido Fabrício Queiroz.

Da boca de…

“… A nossa opinião é pelo adiamento das eleições, mas não por um mês ou 40 dias. Os impactos da pandemia levam-nos a concluir que o Brasil não tem a mínima condição de ter eleição este ano. Esse adiamento deveria ser feito por dois anos…” (deputado federal paraibano Hugo Motta, do Republicanos, ao defender a prorrogação dos mandatos dos prefeitos e vereadores.

Passando…

Um grupo de pré-candidatos a vereador do Democratas em Campina Grande é oriundo do PSL e está ´de passagem´ pela legenda.

… Uma chuva

Ou seja: a filiação ao DEM é temporária, apenas para que tenham legenda visando disputar as eleições deste ano, uma vez que o futuro partido do grupo (que será o futuro partido do presidente Bolsonaro), o Aliança Pelo Brasil, não teve tempo de ser registrado no TSE para já concorrer ao pleito de 2020.

Na majoritária

Pois bem, o referido grupo fez chegar à direção local do DEM a sugestão para que o coronel reformado do Exército Márcio Saraiva – ex-comandante do 31º Batalhão, sediado em Campina, e que também já dirigiu a Guarda Municipal – fosse lançado candidato a prefeito, uma vez que ninguém do ´DEM Raiz´ se habilitou para a disputa.

Andar de cima

A direção do DEM/CG encaminhou a proposta à direção estadual, leia-se deputado Efraim Filho.

Hipertrofia

O professor da UFPE – e docente da pós-graduação em ciências políticas da UFCG – Leon Victor é o entrevistado de hoje no programa Ideia Livre da TV Itararé – canal 18.1 ou pela internet: www.tvitarare.com.br

Em pauta a ´intromissão´ do Poder Judiciário nas mais diversas áreas da vida nacional.

Da boca de…

“… O Brasil empurra a Covid-19 com a barriga…” (Fernando Reinach, biólogo paulista).

Afago

O presidente Jair Bolsonaro decidiu premiar um grupo de militares das forças armadas com um ´bônus´ de R$ 1.600,00 nos rendimentos.

Escalada

O mundo ultrapassou o patamar de 500 mil mortos devido ao coronavírus.

Um terço desses óbitos ocorreu em dois países: Estados Unidos e Brasil.

Tranca

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, concedeu uma liminar (decisão provisória) para suspender todos os processos em tramitação no país que discutam qual o índice deve ser aplicado para a correção monetária de dívidas trabalhistas.

Firme

O vereador e prefeitável pessoense João Almeida, do Solidariedade, desmentiu ontem as especulações acerca de sua iminente desistência, em benefício de uma aliança com o PSDB.

Da boca de…

“… Me desculpe aqui os seguidores do presidente Bolsonaro, se essa é uma verdade inconveniente, mas a agenda contra a corrupção não teve impulso {no atual governo}…” (ex-ministro da Justiça Sérgio Moro).

Noutro…

O PSC (que tem como símbolo um peixe) formalizou, ontem, o seu desembarque do grupo político do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), na perspectiva do processo eleitoral deste ano.

… Aquário

“Não rompemos com Luciano Cartaxo em nenhum momento. Continuamos com o mesmo respeito não só por ele, mas também pela gestão, que foi muito fecunda em favor de João Pessoa. Agora, nós informamos ao prefeito a nossa decisão de apoiar Ruy Carneiro (PSDB) nessas eleições”, situou o ex-senador Marcondes Gadelha, presidente estadual do partido.

Por que o tucano?

“Ruy é um candidato jovem, talentoso, gosta da política e é aplicado nas suas responsabilidades. Ele conhece bem a cidade, além de ter um histórico de vínculo pela saúde pública, que nesse momento é um ponto crucial. A candidatura dele vem a propósito do momento em que estamos vivendo” justificou Gadelha acerca da opção pelo prefeitável do PSDB.

Porre

O jornal O Globo noticiou, no domingo, que apenas uma rede de supermercados na cidade do Rio de Janeiro vendeu, no final de semana anterior, 11 mil garrafas de uísque.

Da boca de…

“… Quando o Judiciário chega ao mesmo patamar dos outros Poderes, alguns não aceitam e querem entender que harmonia é apatia. Harmonia também é tensão, acaba sendo tensão, entre os Poderes, porque cada um tem que cumprir suas competências constitucionais…” (ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal).

A ´zaga´ do ´capitão´

Reportagem do jornal Valor Econômico informa que a base de apoio do presidente Jair Bolsonaro no ´Centrão´ já está com 129 deputados, tendo como ´garimpador´ o líder do Progressistas na Câmara Federal, deputado Arthur Lira (AL).

No total, o presidente conta com o apoio ´pra valer´ de 206 dos 513 deputados federais.

A que se deve o ´sumiço´ de Bolsonaro?...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube