Jornalista há quase 30 anos, escreve a coluna Aparte desde 1991. Já trabalhou em TV, rádio e foi editor chefe do Jornal da Paraíba e colunista das TVs Cabo Branco e Paraíba. É comentarista político das rádios Campina FM, Caturité AM e editor do portal de notícias Paraibaonline.

sábado, 05/08/2017

O protagonismo do voluntariado

Poda na Justiça Eleitoral

Uma sessão especial debateu ontem, na Assembleia Legislativa, a Resolução do TSE que determina, na prática, a redução da quantidade de zonas eleitorais em todos os estados da federação, tendo por finalidade a redução de custos.

Sem restringir

“Temos que buscar racionalizar os gastos públicos, mas sem diminuir o acesso da população ao serviço público. Temos é que melhorar, mas não excluir a população”, argumentou o deputado Raniery Paulino (PMDB), um dos propositores da sessão.

Relevância do voto

O deputado Jeová Campos (PSB), que também propôs a sessão de ontem, enfatizou que “o momento mais efetivo da cidadania é o direito ao voto. Como vamos diminuir esse serviço em relação ao cadastramento eleitoral e à fiscalização eleitoral?” – indagou.

Ilegalidade 

“A medida é inconstitucional porque invade a competência do TRE, a quem cabe, privativamente, a definição da criação e desmembramento das zonas eleitoras. Isto está garantido na Constituição Federal, em seu Artigo 121″, argumentou Jeová, advogado e professor de direito.

Usurpação

“O TSE invadiu a competência dos TREs e estamos, em âmbito nacional, questionando essa Resolução que se for, efetivamente, colocada em prática vai representar perdas muito grandes para o eleitor, fragilizar a atuação da justiça eleitoral e prejudicar toda a sociedade”, reforçou a juíza Maria Aparecida Sarmento Gadelha, presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba.

Pauta

O assunto será apreciado pelo Pleno do TRE-PB no próximo dia 14, para posterior remessa ao TSE.

Corte pesado

Presente à sessão da ALPB, o diretor geral do TRE-PB, André Soares, reforçou que a medida adotada pelo TSE é decorrente de cortes nos repasses orçamentários e que, com base na Resolução, “nós detectamos que várias zonas da Paraíba não atendem às exigências. E das 77 existentes, 49 poderiam seriam extintas”.

´Guilhotina´

Zonas que correm o risco de extinção: Alagoa Grande, Alagoa Nova, Alagoinha, Araruna, Aroeiras, Bananeiras, Belém, Bonito de Santa Fé, Brejos dos Santos, Cabaceiras, Caiçara, Coremas, Cruz do Espírito Santo, Esperança, Gurinhém e Ingá.

Outras

Jacaraú, Juazeirinho, Malta, Pedras de Fogo, Pilões, Pirpirituba, Pocinhos, Rio Tinto, Remígio, São Bento, São João do Cariri, São José de Piranhas, Serra Branca, Serraria, Solânea, Teixeira e Uiraúna, bem como algumas nas cidades que possuem mais de uma zona instalada, como é o caso de Campina Grande.

Dimensão

Em termos de Brasil, a projeção é de que quase 900 zonas eleitorais sejam extintas, sendo mais de 800 nas cidades interioranas, no processo que está sendo chamado de ´rezoneamento eleitoral´.

Crise?

Os três principais bancos privados que atuam no Brasil – Bradesco, Itaú e Santander – obtiveram um lucro de R$ 26 bilhões e 300 milhões no primeiro semestre deste ano, um crescimento de 17% em comparação ao mesmo período de 2016.

Só na cúpula

O vereador Pimentel Filho (PSD) disse ontem que “ninguém foi convocado” no PSD de Campina Grande para começar a discutir o processo eleitoral do ano que vem.

Mas ressalvou que “nem nos outros partidos” tem existido esse tipo de discussão.

Deixou a desejar

Ao comentar sobre a audiência pública realizada quinta-feira última, na Câmara campinense, para tratar da concessão para exploração do serviço de saneamento básico na cidade, o edil assinalou que os funcionários da Cagepa que lá compareceram demonstraram “um nível muito fragilizado” de conscientização.

Lacuna

Sobre a gestão de sua sucessora, vereadora Ivonete Ludgério (PSD), à frente da mesa diretora do Legislativo, Pimentel observou que “estou sentindo falta das audiências públicas”.

Sábado é dia de poesia

“Tente passar pelo que estou passando/ Tente apagar este teu novo engano/ Tente me amar pois estou te amando/ Baby, te amo, nem sei se te amo…” (cantor e compositor Luiz Melodia, que ontem nos deixou, aos 66 anos).

Faca…

O Diário Oficial da União publicou a exoneração de Thiago Maranhão Pereira Diniz da superintendência do Ibama na Paraíba, uma indicação que havia sido avalizada pelo deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), que votou esta semana contra o presidente Temer.

… Amolada

O DO igualmente trouxe a nomeação para o cargo de Bartolomeu Franciscano do Amaral Filho, indicado pelo deputado André Amaral (PMDB-PB).

Novo posto

Gildo Silveira, ex-presidente da Urbema e 1º  suplente de vereador pelo PSDC-CG, é o  novo secretário executivo de Educação da PMCG.

Exposição

O administrador de empresas Fábio Silva esteve reunido, anteontem, com diretores da Associação Comercial de Campina Grande e lideranças locais para apresentar a experiência exitosa do ´Transforma Recife´, que é um movimento que visa integrar as entidades e pessoas envolvidas com o voluntariado e organizações não governamentais (ONGs).

Engajamento

Conforme a sua explanação, o movimento – que já recebeu premiação das Nações Unidas e foi objeto de uma audiência do papa Francisco – conta atualmente com mais de 87 mil voluntários cadastrados no banco de dados; 430 ONGs envolvidas e já registrou mais de 900 mil horas de trabalho voluntário em 19 meses de pleno funcionamento.

Bases da alavancagem

Outras cidades, como Petrópolis (RJ) e Campinas (SP), já estão reproduzindo a experiência, que poderá ser incorporada por Campina Grande.

Paixão pelo que faz; baixo custo das ações desenvolvidas; e mobilização social é o tripé sobre o qual está baseada essa ação solidária

O casal Feliciano (Damião/Lígia) continua silencioso...
Simple Share Buttons