Fechar

Fechar

Arimatéa Souza

quinta-feira, 30/06/2016

O PR foge entre os dedos

A caneta funcionou

A edição de ontem do Diário Oficial do Estado trouxe a consumação do que APARTE publicou na coluna desta 4ª feira.

Foram três páginas de atos do governador exonerando e admitindo para cargos diversos.

Ponte…

A principal das mudanças foi o remanejamento do deputado licenciado Lindolfo Pires (Pros), que deixa a Secretaria de Representação Politica da Paraíba, em Brasília, e assume aqui no Estado a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico.

… Aérea

Conforme se esperava, para Brasília segue o deputado Ricardo Barbosa (PSB), que abre vaga na Assembleia Legislativa para o suplente de deputado pelo Democratas, vereador Raoni Mendes.

Aliás, ontem grifei equivocadamente Raoni no PSL.

Mercúrio

Barbosa foi ´curar´ no Planalto Central a fase de estremecimento nas relações com Ricardo Coutinho e com colegas de bancada.

Efeito cascata

Essa movimentação a partir do Diário Oficial alcança a Câmara Municipal de Joao Pessoa.

A suplente Sandra Marrocos (PSB) assume a vaga de Raoni.

Partidas…

Raoni, que confirmou não disputar a sua reeleição para a Câmara este ano, sonha em ser o candidato a vice-prefeito de Cida Ramos (PSB).

… Dobradas

Não será de se admirar se o PSB der a vaga de vice a Raoni, desde que o DEM se perfile na coligação do PSB em Campina Grande.

Descida pelo

Ainda as mudanças no DO. Deixa a Secretaria de Turismo do Estado Laplace Guedes Alcoforado de Carvalho, ligado ao senador José Maranhão (PMDB).

… Elevador

Laplace vai ocupar o cargo de secretário executivo de energia do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento. Como o PAC está praticamente paralisado, pouco terá a fazer.

É uma rebaixamento de ´patente´ que salta à vista.

Passou…

´Zé de Araruna´ interpretou o deslocamento de Laplace como uma “retaliação”.

… Recibo

Ele advertiu que o PMDB não é partido que se submete às decisões do chefe do Executivo estadual.

“O PMDB não é partido de segunda linha do Palácio da Redenção”, cravou o senador.

Liberou geral

Maranhão foi ainda mais enfático: “O governador fique à vontade para nomear e para demitir quem ele quiser dos quadros do PMDB”.

Debandada

Na edição da noite de ontem do telejornal Itararé Notícias da TV Itararé (Campina, canal 18.1, digital) foi divulgada a informação de que Maranhão começou a recomendar expressamente a entrega dos cargos no Estado originários de indicação partidária.

Atração

Houve também a nomeação de Bruno Figueiredo Roberto para o cargo de secretário de Esporte e Lazer do Estado.

Bruno, cabe recordar, é o presidente do Partido da Republica em Campina Grande.

À distância

Para assumir a nova incumbência no Estado, Bruno (filho do deputado federal Wellington Roberto) teve que se desligar do obscuro e pouco conhecido cargo de secretário de Agricultura da Prefeitura de Santa Rita.

Internado

O secretário de Finanças de Campina Grande, Joab Pacheco, está internado por conta de uma diverticulite.

Nova data

Foi adiado de hoje para o dia 5 de julho o encontro municipal do PT campinense que vai deliberar sobre a coligação (ou não) com o PSB já no 1º turno das eleições para prefeito.

Será no auditório do Sindicato dos Bancários.

Bodas

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Campina Grande comemora na noite de hoje os seus 50 anos de existência.

Poder de…

Dois partidos em Campina Grande resolveram definir, por antecipação, a coligação proporcional e, simultaneamente, aglutinar forças para discutir o apoio majoritário.

… Barganha

Regeildo Costa, do PPL (Partido da Pátria Livre) e o professor Odenilson Medeiros (PTC) firmaram o acordo.

O detalhe

Em João Pessoa, o PPL se aproxima da candidatura da socialista Cida Ramos.

Errata

Ao contrário do que foi divulgado ontem, o suplente da vez do PMDB para a Câmara Federal é André Amaral, e não Edvaldo Rosas (PSB).

Outro local

Ainda no campo das erratas, o deputado Veneziano esclareceu ontem à APARTE que comeu frango (e não bacalhau) no almoço da terça-feira com Efraim Morais e Efraim Filho, dirigentes do DEM/PB, e que a refeição ocorreu num restaurante pessoense, e não na Grande Campina, como publicado.

Aposta

O ´V´ se mostrou otimista com o contato.

“Eu penso que pode dar certo”, frisou.

Quinhão

Ele admitiu que os demistas o consultaram sobre a eventual cessão da vaga de vice para o partido.

Flutuando

O peemedebista realçou que recolheu dos dois interlocutores a informação de que o DEM “está aberto” e que AINDA não tem qualquer definição em termos de coligação no pleito campinense.

Reversão

Menos animado ficou Veneziano quando o colunista enveredou pela situação do PR, uma legenda que estava em todos os seus cálculos e cenários como potencialmente coligável.

O Palácio fez a diferença

Veneziano externou a sua expectativa de que a nomeação de Bruno Roberto (já mencionada neste espaço) não se constitua “num instrumento” para o governador “pleitear o apoio do PR em Campina e João Pessoa”.

O ex-prefeito mandou uma mensagem por celular para Bruno “cumprimentando-o” pela nomeação, e registrando “quem sabe deixamos de ter o parceiro da chapa”.

O ´ninho tucano´ anda estranho...
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube