Jornalista há quase 30 anos, escreve a coluna Aparte desde 1991. Já trabalhou em TV, rádio e foi editor chefe do Jornal da Paraíba e colunista das TVs Cabo Branco e Paraíba. É comentarista político das rádios Campina FM, Caturité AM e editor do portal de notícias Paraibaonline.

terça-feira, 26/07/2016

O PP se aproxima do ninho

Reunião cupular

A ´nata´ do PMDB paraibano esteve ontem reunida com o senador José Maranhão, presidente do partido, em sua residência em João Pessoa.

Lá estavam o senador Raimundo Lira; os deputados federais Manoel Júnior, Hugo Motta e Veneziano Vital; o ex-governador Roberto Paulino; a prefeita de Patos, Francisca Motta; os deputados estaduais Nabor Wanderley e Raniery Paulino; o ex-deputado Vituriano de Abreu; e o tesoureiro do PMDB-PB, Antonio de Sousa.

O que fazer

Na pauta, como administrar o ´racha´ partidário mais recente, germinado a partir da decisão de Manoel Júnior de não concorrer à Prefeitura de João Pessoa e apoiar a reeleição do prefeito Luciano Cartaxo (PSD).

Banho-maria

Como era de se esperar, os peemedebistas afunilaram nas suas definições, mas retardaram a oficialização, como forma de azeitar a negociação com os interlocutores.

Fim de semana

Ficou firmado que o PMDB fará a sua convenção dia 30 próximo na Capital (mesma data de Campina), e que na véspera o já referido grupo voltará a se encontrar.

Ramificações

A essa altura, por motivações e interesses múltiplos, há fatias de diferentes tamanhos dentro do PMDB querendo subir no palanque de Cartaxo; outra desejando selar um acordo com o deputado/prefeitável Wilson Filho (PTB) e aguardar um eventual segundo turno; e ainda quem se sinta confortável ao lado do governador Ricardo Coutinho (PSB).

Parceria

“Com o PMDB governaríamos juntos. Eu como prefeito e o vice que poderia ser indicado pelos peemedebistas dentro de uma composição voltada para o desenvolvimento de João Pessoa. Não faríamos como o atual prefeito que deixou de lado seu vice Nonato Bandeira. Ao nosso lado, o partido não seria descartado e nem muito menos exilado dentro da gestão”, argumentou o petebista.

Quem…

De sua parte, Ronaldo Barbosa, presidente do PSB/JP, acentuou que Manoel Júnior não manda no PMDB, mesmo estando de posse de uma Resolução da Executiva Municipal que lhe faculta carta branca para definir coligações.

… Manda

“Tem que ficar bastante claro: esta decisão (sobre coligação) é da direção estadual do PMDB. É o senador Maranhão quem vai dar a última palavra sobre essa coligação”, situou o socialista.

Ritual

O PSDB deve formalizar hoje o apoio à reeleição do prefeito Luciano Cartaxo (PSD).

Será num hotel (Sapucaia) da orla pessoense (Tambaú).

Simultâneo

O PSC também deverá oficializar (no mesmo local) o apoio a Cartaxo na mesma oportunidade.

Retorno

O Diário Oficial da União publicou a recondução do advogado Breno Wanderley César Segundo para compor o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba no cargo de juiz titular por mais um biênio.

Na tela

O entrevistado de hoje (22h) no programa ´Ideia Livre Política & Economia´ na TV Itararé (canal 18.1, digital, e 19, analógico, e também na internet – www.tvitarare.com.br) é o presidente da Federação das Indústrias da Paraíba, Francisco Buega Gadelha.

Queixa

O Partido Comunista do Brasil já protocolou na Justiça Eleitoral uma representação contra o prefeito Romero Rodrigues (PSDB-CG), alegando propaganda eleitoral antecipada.

Não!

O ministro da Fazenda, Henrique Meireles, se posicionou contra a adoção de um novo Refis (parcelamento de débitos federais), reivindicada há poucos dias por representantes de Associações Comerciais de todo o Brasil.

´Pedágio´

O executivo Flávio Machado, ligado à empreiteira Andrade Gutierrez, disse em depoimento ao juiz federal Sérgio Moro que o ex-presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, pediu 1% de propina sobre “todo e qualquer contrato da Andrade Gutierrez junto ao governo federal”.

Da boca de…

“… Os 13 anos do lulopetismo levaram o País a ser saqueado…” (Geraldo Alckmin, governador de São Paulo pelo PSDB).

Desempenho

O SindCampina divulga amanhã (8h30, no Garden Hotel) a pesquisa sobre o Maior São João do Mundo, feita junto aos turistas visitantes.

O trabalho foi feito pela empresa 6Sigma.

Enxurrada

Levantamento publicado pelo jornal O Globo mostra que existem no País 735 mil processos em andamento relacionados à ´Lei Maria da Penha´, em 14 Estados pesquisados.

Quando será

O PTC em Campina Grande marcou a sua convenção para o próximo dia 4, às 18h, na rua Major Juvino do Ó 149 (Centro) – antigo endereço do Jornal da Paraíba.

Mesmo dia

Já o PSD marcou a convenção para o dia 4, às 17h, nas instalações do Poder Legislativo de Campina Grande.

Ritos finais

Ao que tudo indica, está na fase dos ´detalhes finais´ a celebração da coligação do PSDB com o PP em Campina Grande, conduzida a – pelo menos – oito mãos: deputado Aguinaldo Ribeiro, senador Cássio, prefeito Romero Rodrigues, e o ex-prefeito Enivaldo Ribeiro.

Diante da resistência da deputada Daniella Ribeiro de aceitar a vaga de vice, desenha-se com cores vivas a chapa Romero/Enivaldo.

Com quem Raimundo Lira quer se aliar em 2018?...
Simple Share Buttons