Jornalista há quase 30 anos, escreve a coluna Aparte desde 1991. Já trabalhou em TV, rádio e foi editor chefe do Jornal da Paraíba e colunista das TVs Cabo Branco e Paraíba. É comentarista político das rádios Campina FM, Caturité AM e editor do portal de notícias Paraibaonline.

terça-feira, 01/11/2016

O populismo de Temer

Fórmula 1

Com uma agilidade que surpreende aos espectadores à distância, o grupo de vereadores que respalda, por antecipação, a candidatura da vereadora Ivonete Ludgério (PSD) à presidência da Câmara campinense definiu ontem o nome do candidato a presidente para sucedê-la no biênio 2019/2020, razão pela qual as eleições da mesa diretora para os dois biênios deverão ser feitas no mesmo dia – 1º de janeiro próximo.

 

Consensual

O ´ungido´ é o vereador Marinaldo Cardoso (PRB), que deverá contar nas vice-presidências com Renan Maracajá (PSDC, 1º vice) e Janduhy Ferreira (PTdoB, 2º vice).

Demais…

Após a cogitação inicial do nome do vereador Alexandre do Sindicato (PHS) para a 1ª Secretaria, as conversações avançaram para o nome de João Dantas (PSD), devendo Alexandre assumir a titularidade da liderança do bloco governista.

… Cargos

O pastor Luciano Breno (PPL) deverá ser o 2º secretário na Câmara campinense no biênio 2019/2020.

Mais tinta

O vereador Saulo Noronha (SD) foi o 18º vereador a assinar o apoio a Ivonete.

A dúvida

O vereador Antonio Pimentel Filho (PSD) aceitará a liderança de Alexandre do Sindicato no ano que vem?

Enquanto isso

Em João Pessoa, o reeleito prefeito Luciano Cartaxo (PSD) pediu calma aos vereadores reeleitos acerca do processo sucessório na mesa diretora da Câmara, apesar de defender “diálogo e bom senso” para as definições.

Intolerável

“Ninguém pode passar mais três meses só discutindo eleição. Eu já conversei com alguns vereadores e já pedi para voltarem ao batente”, recriminou Cartaxo.

LOA

Será hoje à tarde a audiência pública na Assembleia Legislativa para debater a proposta da Lei Orçamentária Anual do Estado para 2017, com a participação do secretário de Planejamento, Tárcio Pessoa.

Azedou

Está – digamos – estremecido o relacionamento entre o deputado estadual Renato Gadelha (PSC) e o deputado Rômulo Gouveia (PSD).

´Tarrafa´

O segundo estaria avançando com volúpia nos prefeitos eleitos com a ajuda da família de Renato na região de Sousa, já buscando compromissos para 2018.

Não foi

O deputado Aguinaldo Ribeiro, líder do PP na Câmara Federal, cancelou a viagem que faria ao exterior (Azerbaijão) com o presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Ordens

Aguinaldo disse ontem em solenidade, em Campina, que foi orientado a cancelar a viagem pelo seu pai, vice-prefeito eleito Enivaldo Ribeiro.

Debate

O presidente da AESA – Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA) -, João Fernandes, é o entrevistado de hoje no programa ´Ideia Livre Política & Economia´, que começa às 21 horas na TV Itararé (canal 18.1, digital, e 19, analógico).

Pela internet, o endereço é www.tvitararé.com.br

O detalhe

Participam como debatedores o empresário Renato Lago, diretor da FIEP; Álvaro Barros, presidente da Associação Comercial de Campina; e Isnaldo Cândido, servidor aposentado da AESA.

Embate

Começa a ferver nos bastidores empresariais de Campina Grande uma disputa pela expansão do serviço de cemitério na cidade.

Situando

O objeto do confronto é um projeto localizado na localidade Lucas, que pretende disponibilizar 15 mil túmulos.

Nova programação

A Rádio Borborema de Campina Grande, que se encontra em processo de migração para transmissão em FM – e pertence ao Grupo Opinião -, está em vias de ser locada à Rede Paraíba de Comunicação para transmitir a programação da Central Brasileira de Notícias (CBN).

Da boca de…

“… Sou candidato a fazer um bom trabalho no Ministério da Fazenda e botar a economia para crescer. Qualquer discussão sobre isso, principalmente minha, é negativa…” (Henrique Meireles, ministro da Fazenda, ao ser perguntado se pensa em disputar a presidência da República em 2018, em entrevista ao jornal Folha de São Paulo).

Ruidosa

Como era de se esperar, a passagem ontem do deputado e ministro das Cidades, Bruno Araújo (PSDB-PE), desencadeou muita troca de farpas aqui pela Paraíba.

Estopim

Era como se todos os protagonistas da cena política local estivessem sedentos por um novo mote para requentar a improdutiva briga corriqueira.

Mas voltarei ao tema na edição de amanhã, por questão de espaço.

Dinheiro no bolso

Vou me ater hoje ao programa ´Cartão Reforma´, anunciado ontem pelo ministro.

Na prática será uma ´subvenção´ de R$ 5 mil (dinheiro que não será restituído) para que famílias com renda inferior a R$ 1.800 mensais possam promover reformas em suas moradias.

Desculpa

Certamente o discurso governamental apontará na direção de que é preciso aquecer a economia nacional, e que a construção civil é uma das cadeias produtivas mais consistentes e a que oferece resultados mais imediatos.

O mesmo receituário

Mas fica latente que a essência da iniciativa estatal é lançar as bases de programas sociais flagrantemente populistas, apesar do inegável bem estar que proporcionam.

Ao que tudo indica é, em última análise, a versão na ´era Temer´ do assistencialismo tão criticado nos governos petistas.

Um altar na política paraibana...
Simple Share Buttons