Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

sexta-feira, 16/08/2019

O ´Pilatos´ socialista

Os ´sem banco´

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, que é especializado em economia popular, mostrou que existem 45 milhões de desbancarizados (pessoas sem relacionamento regular com instituições financeiras) no País.

Esse expressivo universo de pessoas movimenta R$ 817 bilhões por ano mesmo sem acesso a crédito e outros serviços financeiros de instituições.

Perfis

Ainda conforme o estudo, 86% dos desbancarizados pertencem às classe C, D e E. A maior parte está na região Nordeste, que responde por 39% do total.

Em termos de perfil, 60% são mulheres e 70% negros ou pardos.

Não vai…

Líder do governo na Assembleia Legislativa, o deputado Ricardo Barbosa (PSB) declarou ontem que a adoção da chamada emenda impositiva (de liberação assegurada) “é tratada pela Unale (União Nacional dos Legislativos Estaduais) como prioridade. Mas eu tenho um papel na Casa, sou líder do governo e preciso expressar o sentimento do governo. E o sentimento do governo presentemente é contrário à implantação da PEC da emenda impositiva”.

… Rolar

“Eu tenho conversado muito com o governador a esse respeito, na condição de líder. E não tenho encontrado eco, por razões absolutamente orçamentais, para prosperarmos na tese da emenda impositiva”, acrescentou Barbosa.

Situando

No dia anterior, o deputado-presidente Adriano Galdino (PSB) havia declarado à imprensa que “a nossa intenção é que isso (emendas impositivas) seja resolvido o mais breve possível. Mas creio que até o final do ano tenhamos avançado com essa matéria”.

Exemplo

Em editorial, o jornal O Estado de São Paulo apresentou o Estado da Paraíba como um “caso de sucesso” na área da segurança pública, “apesar da piora geral da violência observada no Nordeste”.

Da boca de…

“… Sérgio Moro virou ´escada´ de humorista amador (Bolsonaro)…” (jornalista Reinaldo Azevedo, da rádio Bandnews FM).

Sobrenome

O ex-deputado (e atual secretário de Agricultura da PMCG) Renato Gadelha (PSC) disse que (provavelmente) um membro da família postulará uma cadeira no Legislativo campinense em 2020.

Adoção

A Caixa Econômica Federal oficializará em breve a adoção do IPCA (índice de preços ao consumidor amplo) como o seu novo indexador para os financiamentos imobiliários.

´Giz´

A ex-secretária de Saúde de Campina, e atual presidente do MDB na cidade, Tatiana Medeiros, resolveu atuar nas atividades acadêmicas.

´Faxina´

O Tribunal Superior Eleitoral, ao custo de 696 milhões de reais, vai ´tirar de circulação´ 180 mil urnas eletrônicas usadas nas eleições de 2006 e 2008, devido ao fim do tempo de ´vida útil´ desse imenso lote.

Desabafo

“Quero que se faça isso, tanto o Ministério Público, como o Poder Judiciário, com os grandes. Faça com o governo do Estado, com o governo federal, com os prefeitos das capitais e não fique somente pegando como ´bode expiatório´ prefeito do interior. Minha responsabilidade assumo e defendo meu direito com ampla defesa, em todas as instâncias”.

Autoria

Deputado estadual e ex-prefeito (de Alagoa Grande) João Bosco Carneiro Júnior, diante de uma condenação por improbidade administrativa.

Resistência

Os parlamentares do Partido Novo foram os únicos que votaram contra a inclusão de R$ 3,7 bilhões para o fundo eleitoral na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que tramita no Congresso Nacional.

Impasse

Os sindicatos patronais e laborais ainda não chegaram a um acordo acerca do reajuste anual para os comerciários de Campina Grande.

A data-base da categoria é o dia 1º de julho.

O detalhe

O patronato oferece 2% e a entidade que representa a categoria assalariada pede 7%.

Da boca de…

“… A lei é para todos, e nós também, juízes, temos que ter limites na nossa atuação, assim como têm os deputados, como tem o presidente da República, como têm os ministros do Executivo…” (ministro João Otávio de Noronha, presidente do Superior Tribunal de Justiça).

Novidade

A MP (medida provisória) 881, batizada de ´da liberdade econômica´, em reta final de tramitação no Congresso Nacional, insere o sábado como dia útil para o funcionamento regular dos bancos.

Cutucar com..

Na conflagração interna na base aliada do governo na Assembleia Legislativa, está previsto mais um capítulo para a próxima semana.

… Vara curta

O deputado Júnior Araújo (Avante), ´porta-voz´ da ala governista batizada de ´G11´, anunciou ontem uma audiência na próxima semana com o presidente do PSB/PB, Edvaldo Rosas, como uma espécie de desagravo diante dos ataques que o socialista vem sofrendo, oriundas de algumas lideranças de seu próprio partido.

´Toma que o filho é teu´

De sua parte, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, hesita em entrar nessa ´bola dividida´ made in Paraíba, acerca do afastamento ou não de Edvaldo Rosas do comando da legenda no Estado, conforme declaração ontem à ´Arapuan FM´.

– É uma decisão política que cabe ao PSB da Paraíba adotar. O assunto está no âmbito do Estado e o apelo que faço é que as lideranças do se entendam – derivou o dirigente socialista.

Enxaguante bucal faz bem também a presidente...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube