Fechar

logo
logo

Fechar

Arimatéa Souza

sexta-feira, 26/11/2021

A ´tríplice aliança´

Grana extra

Tem sido gerada muito expectativa no tocante ao pagamento excepcional do 14º salário aos beneficiários do INSS, relativo aos exercícios de 2020 e 2021, e com o teto a ser pago de até dois salários mínimos.

A proposta é de autoria do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS) e foi aprovada esta semana na Comissão de Finanças da Câmara Federal.

Longe do bolso

Já está fora de cogitação o pagamento desse adicional no ano em curso.

O que está evoluindo é a programação de pagamentos para março de 2022 e março de 2023.

Quem paga

O problema é a fonte de financiamento de uma despesa não prevista, estimada em mais de R$ 80 bilhões.

Equação

O autor do projeto está propondo o seguinte para custear a despesa extra: aumento das alíquotas da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) sobre os setores financeiro e de combustíveis; redirecionamento, até 2023, dos dividendos arrecadados de estatais dos setores bancário e de combustíveis; e revogação de diversas isenções fiscais.

Simples…

Na sua passagem ontem pelo Sertão, o governador João Azevedo foi questionado sobre o ´fosso´ que nos últimos meses o separa do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB).

… Assim

“Eu não posso e não vou interferir nas decisões pessoais de quem quer que seja. Política é assim: você decide seus caminhos e arca, evidentemente, com as consequências de suas decisões. É assim que funciona”.

Escalada

O Banco Central informou que o Pix já registra mais de 103 milhões de usuários.

Em razão desse sucesso, já foram retirados do mercado R$ 40 bilhões em papel moeda.

Aplauso
Lídia Moura, dirigente do PMN e secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, externou a sua torcida e simpatia pela provável aproximação do ex-prefeito Romero Rodrigues (PSD-CG) do grupo de João Azevedo.

Afinidades

“Na política, o diálogo é sempre promissor”, assinalou Lídia na Rádio Caturité FM, observando que “vejo características semelhantes” em João e Romero.

À distância

Ela comentou que “torceu” para que Romero fizesse uma boa administração como prefeito de Campina Grande.

“Otimista”

“Fiquei muito feliz com esta possibilidade (união de João com Romero). Estou otimista e espero que isso renda bons frutos, sobretudo para Campina. Sou da turma que torce para que isso se consolide”, finalizou Lídia.

Fermentada

A arrecadação de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) cresceu este ano 40% em comparação com o ano passado, informou o secretário adjunto de Finanças de Campina Grande, Felipe Gadelha.

Agendada

A Câmara Municipal de Campina realizará na próxima quinta-feira mais uma audiência pública para tratar da saúde pública local.

No pulso

Pelo que se observa no plenário do Legislativo, as cobranças e reclamações predominantes têm dois destinos: hospitais João XXIII e Universitário Alcides Carneiro.

Bola rolando

Deverá caber ao senador paraibano Veneziano Vital a relatoria do projeto (já aprovado na Câmara Federal) que prorroga a desoneração da folha de pagamento das empresas que integram os 17 setores da economia brasileira que mais criam postos de trabalho.

Não digerida

O presidente Bolsonaro não esconde o desapontamento com a anunciada candidatura do ex-juiz Sérgio Moro à Presidência da República.

Pagando pra ver

“É direito dele vir candidato e, se vier candidato, a gente se encontra por aí. Mas tenho uma grande curiosidade… Como ele nunca conversou com ninguém, nunca tirou uma selfie com ninguém, queria ver, num carro de som, como é que ele vai falar com a população, como vai dar seu recado”, discorreu o ´capitão´.

Prognóstico

A Federação Nacional das Escolas Particulares estima que as mensalidades escolares deverão ter um reajuste médio no Brasil da ordem de 10% no próximo ano.

Sem aconchego

“Meu sonho é voltar a ter amizade com o presidente Bolsonaro”.

Foi o que disse Fabricio Queiroz, o ex-assessor da família presidencial, em entrevista ao SBT, sobre o seu distanciamento do clã devido às denúncias relativas às ´rachadinhas´ de salários pagos com dinheiro público, das quais seria o ´tesoureiro informal´.

´Pé-de-ouvido´

O vice-prefeito Lucas Ribeiro (PP-CG) teve ontem uma conversa com o vereador pastor Luciano Breno (PP-CG) nas dependências do gabinete do segundo no Legislativo campinense.

Quem sabe…

A pauta pode ter sido de interesse do suplente de vereador e empresário Emerson Cabral (PP).

´Debutância´

O vereador campinense Pimentel Filho (PSD) andou circulando esta semana pelo Palácio da Redenção.

Fico pelo caminho

O ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM), desistiu da sucessão presidencial e deverá ser candidato a governador ou senador pelo Mato Grosso do Sul.

O ´palanque´ de Lula na Paraíba

Carlos Lupi, o articulado e quase eterno presidente nacional do PDT – e bota tempo nisso! -, anunciou ontem que está consolidada, em nível de direção nacional, a decisão de lançar a candidatura a governadora da atual vice, Lígia Feliciano.

Lupi surpreendeu em entrevista à ´Arapuan FM´ ao informar que a chapa a ser encabeçada por Lígia contará com as presenças do ex-governador Ricardo Coutinho (PT) e do ex-prefeito pessoense Luciano Cartaxo (PV).

A hesitação de Romero desacelerou a ´impressora´ do Diário Oficial...

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube