Jornalista há quase 30 anos, escreve a coluna Aparte desde 1991. Já trabalhou em TV, rádio e foi editor chefe do Jornal da Paraíba e colunista das TVs Cabo Branco e Paraíba. É comentarista político das rádios Campina FM, Caturité AM e editor do portal de notícias Paraibaonline.

sábado, 22/10/2016

O ´pacote´ da Câmara campinense

Suprema confrontação

Gilmar Mendes é o que se pode chamar de ministro (do Supremo Tribunal Federal) que não pede a oportunidade de desencadear ou apimentar uma polêmica.

O alvo principal da vez, ontem, foi o Tribunal Superior do Trabalho (TST).

TST

“Isso é curioso, o Tribunal Superior do Trabalho é, na maioria, formado por pessoal que poderia integrar até um tribunal da antiga União Soviética”, alfinetou.

Dependência

Para Mendes, “houve aqui uma radicalização à jurisprudência, no sentido de uma hiper proteção ao trabalhador, tratando quase como um sujeito dependente de tutela”.

Compra legal

Gilmar Mendes também fustigou o programa Bolsa Família: “Com o Bolsa Família, generalizado, querem um modelo de fidelização que pode levar à eternização no poder. A compra de voto agora é institucionalizada”.

Origem

99,2% dos benefícios de auxílio doença e pensão por invalidez – que foram suspensos após perícia médica do INSS – foram concedidos por decisão da Justiça.

De cama

O professor Fábio Maia, chefe de gabinete do governador Ricardo Coutinho, está em convalescença, após ter se submetido a uma cirurgia de hérnia de disco, em João Pessoa.

Novos…

Nos bastidores do PSDB em Campina Grande já se comenta a possibilidade de o vice-prefeito Ronaldo Cunha Lima Filho concorrer a um mandato de deputado estadual em 2018.

… Voos

O deputado estadual da família, Bruno Cunha Lima, cogita postular um mandato de deputado federal.

Petição

O Sintab ingressou na justiça para tentar bloquear as receitas de algumas prefeituras, como forma de assegurar o pagamento do funcionalismo, que se encontra em atraso.

Caso perdido

Conforme o presidente da entidade, Nazito Pereira, uma das situações mais complicadas é a da Prefeitura de Massaranduba (prefeita Joana D´Arc Mendonça), que desde o início da atual gestão não paga em dia aos servidores.

A última

Apenas uma cadeira permanece inalterada na cúpula do poder no Brasil, ao longo dos últimos meses: a do presidente do Senado.

Mas parece que a dança parece questão de tempo.

Gravidade

A Operação Métis, desencadeada ontem pela Polícia Federal no Senado, e que passou pela prisão de um grupo de policiais legislativos, foi explicada pelo juiz que a autorizou, Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal em Brasília, como a apuração de “fatos gravíssimos”.

Pra valer

Na sua decisão, o magistrado determinou até “o arrombamento de portas e de cofres, no caso de desobediência ou resistência”.

Murchou

A direção do PRP na Paraíba informa que o partido elegeu este ano no Estado 1 prefeito, dois vices e 20 vereadores.

Reduto

O ´núcleo´ partidário foi na cidade de Cabedelo: o PRP elegeu o prefeito (Leto Viana), o vice e sete vereadores.

Sinal de alerta

Uma reportagem publicada pelo jornal O Estado de São Paulo mostrou que o déficit da Previdência dos governos estaduais é muito maior do que o informado pelos Estados.

Celeridade

Tem sido muito mais acelerada do que se pode imaginar a discussão, nos bastidores, acerca da eleição da nova mesa diretora do Poder Legislativo de Campina Grande.

As reuniões se sucedem.

Largada

Três nomes emitem sinais de que poderão aglutinar os 12 votos necessários para a obtenção da maioria: Ivonete Ludgério (PSD), Nelson Gomes Filho (PSB) e Pimentel Filho (PSD).

´Debutantes´

A maior coesão – aparentemente – tem sido vista no chamado ´grupo dos novatos´, formado pelos vereadores que exercerão o 1º mandato, mais os ´veteranos´ Marinaldo Cardoso (PRB) e Lula Cabral (PMB).

´Casar´ a disputa

Esse citado agrupamento já discute, inclusive, reproduzir no parlamento municipal algo verificado no começo da atual legislatura na Assembleia Legislativa: eleger no 1º dia da nova legislatura os dois presidentes da Câmara para os dois biênios, anulando antecipadamente a possibilidade de reeleição.

Disputa quente pela presidência do TJ/PB...
Simple Share Buttons