Jornalista há quase 30 anos, escreve a coluna Aparte desde 1991. Já trabalhou em TV, rádio e foi editor chefe do Jornal da Paraíba e colunista das TVs Cabo Branco e Paraíba. É comentarista político das rádios Campina FM, Caturité AM e editor do portal de notícias Paraibaonline.

terça-feira, 05/09/2017

O ´novo´ Parque do Povo

Régua de aferição

Prefeito em exercício de João Pessoa, Manoel Júnior (PMDB) fixou, ontem, o balizamento que deve nortear a oposição na Paraíba para a escolha do candidato a governador no ano que vem: pesquisas qualitativa e quantitativa

Descrente

O peemedebista não acredita que o senador José Maranhão, presidente estadual do seu partido, se jogue novamente no barco socialista, comandado pelo governador Ricardo Coutinho: “Não acredito que ele cometa esse desatino novamente”.

Intransferível

Manoel Júnior invocou, em entrevista à ´Correio FM´, recente declaração do presidente estadual do PSB, Edvaldo Rosas, segundo a qual é pouco provável o partido abrir mão da ´cabeça da chapa´ em 2018.

Pausa

“É importante avaliar que quem está no governo do Estado no momento é o PSB e é justo que o partido discuta com prioridade colocar um nome dos seus quadros”, declarou o dirigente socialista na semana passada.

Senatória

O vice pessoense se mostrou um ardoroso defensor da reeleição do senador Raimundo Lira (PMDB): “Lira é candidato natural à reeleição. Tenho dito isso publicamente. Ele tem preferência na sua reeleição. E cabe a nós, peemedebistas, apoiar a sua reeleição. Haverá vaga para Lira na chapa das oposições”.

O detalhe

A posse de Manoel Júnior como prefeito em exercício foi ´pluralmente´ prestigiada em termos partidários: deputados Raniery Paulino (PMDB), Renato Gadelha (PSC) e Jutay Menezes (PRB); Ruy Carneiro (presidente do PSDB/PB).

Bicos calados

Os ministros Torquato Jardim (da Justiça) e Dias Tóffoli, do Supremo Tribunal Federal, evitaram entrevistas à imprensa na passagem de ambos por João Pessoa, no final de semana, onde estiveram para participar de um seminário sobre a legislação eleitoral.

De volta

O suplente Raoni Mendes (DEM) será empossado novamente como deputado estadual, hoje, às 10h.

No Executivo

Ele assume a cadeira de Adriano Galdino (PSB), que foi nomeado secretário de Articulação Política do Estado.

Retrovisor

Lembra que a Coluna informou dias atrás que a vereadora-presidente Ivonete Ludgério (PSD-CG) estava ´formando a sua bancada´ na Câmara campinense?

Agregado

Pois bem, o vereador ´Rui da Ceasa´ (PSDC) teve anunciado ontem o seu antecipado apoio à reeleição do deputado Manoel Ludgério (PSD), esposo da parlamentar.

Ah sim!

Tem fila de espera para o anúncio da adesão a Ludgério.

´Herança´

Ivonete disse na ´Correio FM´ que os seus antecessores no  cargo – vereadores Nelson Gomes Filho (PSDB) e Pimentel Filho (PSD) – deixaram para a sua gestão um ´rombo´ previdenciário da ordem de R$ 1 milhão (algo próximo a um mês de receita da Câmara), o que a impede de realizar investimentos este ano na ´Casa de Félix Araújo´.

Debate

Relator na Câmara Federal da reforma trabalhista, aprovada recentemente pelo Congresso Nacional, o deputado Rogério Marinho (PSDB-RN) é o entrevistado de hoje no programa ´Ideia Livre Política & Economia´ da TV Itararé – canal 18.1 (HD) e 19 (analógico), como também na internet: www.tvitarare.com.br

Quem levou

A ex-prefeita da cidade de Pilar (e ex-primeira dama de Campina Grande) Virgínia Ribeiro foi indicada para assumir a superintendência da Funasa na Paraíba.

Prevaleceu a força política do seu filho, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP), líder do governo na Câmara Federal.

Na disputa

O médico (pessoense) radiologista Antonio Gualberto Viana Chianca era a indicação do PMDB/PB para esse cargo na Funasa.

Sem interesse

Apesar da ´sinalização´ do deputado Trócolli Júnior (Pros) dando conta de que poderia se afastar do mandato para abrir espaço para ela, a suplente de deputada Olenka Maranhão (PMDB) antecipou ontem que pretende permanecer à frente da Secretaria de Emprego e Renda da prefeitura pessoense.

Insistente

O Ministério Público Federal ajuizou, na Justiça Federal, uma ação requerendo a volta do racionamento d´água para Campina Grande.

Estocagem

Conforme o pedido, o racionamento deve ser mantido “até que o açude passe a apresentar volume seguro”, atingindo a marca de 97 milhões de metros cúbicos.

Em pauta

A Câmara campinense deve votar hoje o projeto oriundo do Poder Executivo que renova as subvenções para entidades filantrópicas.

A sós

Ivonete Ludgério (PSD) programou para ontem uma conversa reservada com os demais parlamentares para discutir o projeto.

Avante

O governador avançou ontem na ´terceirização´ dos serviços de manutenção e preservação das escolas estaduais, ao entregar no Espaço Cultural, na Capital, “mais de 2,6 mil carteiras de trabalho e fardamentos”.

O detalhe

Os profissionais passam a ter assegurados direitos trabalhistas, como férias e 13º salário.

Aval

Durante a solenidade, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, André Carlo Torres, declarou que “esse gesto do Governo do Estado cumpre um preceito constitucional fundamental, que é promover a dignidade da pessoa humana”.

Aplauso

O presidente da Associação dos Professores em Licenciatura do Estado da Paraíba (APLP), Bartolomeu Pontes, afirmou que “fico muito feliz. Esses profissionais, tão importantes para o funcionamento de nossas escolas, passam a ter segurança jurídica”.

Parabéns!

Hoje é um dia especial para o executivo Mozart Santos, que chega aos 80 anos de vida com a lucidez, a alegria e a cordialidade habituais.

Festa distante

Ele reúne cerca de 40 amigos em Paris (França), para a comemoração.

É sabida a sua empatia com a ´cidade da luz´, para onde já viajou mais de 100 vezes desde a década de 60 do século passado.

Resgate

Cabe até reproduzir uma história famosa de Winston Churchill, ex-primeiro ministro britânico no século passado.

Quando ele completou 80 anos, um repórter de menos de 30 foi fotografá-lo e disse:

Diálogo

“Sir Winston, espero fotografá-lo novamente nos seus 90 anos”.
Resposta de Churchill:
“Por que não? Você me parece bastante saudável”.

Palavra dada

Com grande mobilização de toda a estrutura da PMCG, o prefeito Romero Rodrigues (PSDB) oficializa às 10h de hoje, no Teatro Severino Cabral, a solução que prometera para oferecer mais espaço para o Maior São João do Mundo.

O arraial deverá se mudar

Se os entendimentos finais prosperaram nos últimos dias, a solução é, ao mesmo tempo, surpreendente, central e elogiável: uma ampla e esquecida área localizada no bairro da Estação Velha, por trás do hipermercado Bompreço – superior ao atual Parque do Povo -, para sediar a ´cidade do forró´.

Como o deputado Pedro Cunha Lima será ´encaixado´ na campanha de 2018?...
Simple Share Buttons