Fechar

Fechar

Arimatéa Souza

sábado, 23/12/2017

“O Natal é você”

´Amortecedor´

Diante da tendência de o prefeito Romero Rodrigues (PSDB) optar por concluir o seu mandato à frente da Prefeitura de Campina Grande, o Partido Progressista – que estava ´grávido´ da expectativa de governar a segunda maior cidade do Estado por quase três anos – fez chegar a alguns interlocutores da ´frente de oposição´ que espera uma compensação em termos de espaço na chapa majoritária.

 

Composição

Nessa ´equação´ ainda embrionária, a conjectura é o PP indicando a vaga de vice na chapa do prefeito Luciano Cartaxo (PSD), que deverá disputar o governo, cabendo ao PSDB e ao PMDB as duas vagas para o Senado.

Montagem

Presumivelmente – nessa ótica desenvolvida acima -, a vaga de vice iria para a deputada Daniella Ribeiro (PP) e as vagas para o Senado seriam destinadas às reeleições de Cássio Cunha Lima e Raimundo Lira, respectivamente.

Ruídos

São volumosas as queixas de vereadores, fornecedores e prestadores de serviço da Câmara campinense com relação ao atraso de pagamentos.

Resgate

O intenso, árido e perecível noticiário no mês em curso, especialmente na área política, nos impediu de tratar do recente lançamento do livro “Garantia do Direito à Educação – Fator de Desenvolvimento Socioeconômico Brasileiro”, lançado pelo juiz e professor Ely Jorge Trindade, dias atrás, em Campina Grande.

Lançamento

Mas aproveito as epifanias natalinas para preencher essa lacuna perante os leitores.

A apresentação da obra coube ao também juiz e professor Fábio José de Oliveira Araújo, que não pode comparecer à solenidade, mas remeteu um texto primoroso.

Obstinação

“Todo aquele que, no afã de contribuir para o avanço social, decidir dedicar parte de seu tempo à produção científica, deverá estar convicto, antes de qualquer coisa, de que faz necessária uma dose elevada de coragem e de perseverança”, introduziu Fábio.

Destemor

Ele realçou a coragem do autor, “pois são poucos os que se arriscam a publicar seus trabalhos, submetendo-os a críticas das mais variadas ordens, não raras vezes injustas, advindas até mesmo de quem nenhuma autoridade possui no assunto”.

Doação e…

Fábio sublinhou que “é impossível fazer ciência sem disciplina e sem sacrifício pessoal e familiar”.

… Determinação

“O desenvolvimento de estudos sérios e bem fundamentados se dá, invariavelmente, após razoável período de tempo e está sempre vinculado, em ordem inversa de proporcionalidade, à satisfação dos prazeres mais comuns do cotidiano”, assinalou.

Abnegados

O apresentador da obra ressaltou que Ely Jorge integra “uma classe de entusiastas, daqueles que são cientes de que não há evolução social sem o compartilhamento do conhecimento”.

Razão de…

Ainda sobre o autor, Fábio Araújo grifou a sua “personalidade firme, de hábitos simples, amante e cultor da boa conversa”.

… Viver

“Ele não poupa energia quando o assunto é discutir letras, música, política e direito”, adendou.

Aprimoramento

“Ely entende que a magistratura qualificada é condição indispensável para o enfrentamento das difíceis questões dos novos tempos”, atestou Fábio, acentuando em seguida que o livro foi escrito em “linguagem simples, escorreita, unívoca e acessível”.

 Síntese

“É um produto das reflexões, inquietações e experiências multifacetadas de um mestre abnegado”, avalizou o magistrado.

Arco histórico

Na exposição que fez aos presentes, o autor enfatizou que o livro promove “um panorama da educação brasileira desde o período colonial até o período recente”.

Lentidão

Cético sobre o avanço no setor, Ely Jorge observou que no “ritmo atual não vamos nunca alcançar os países desenvolvidos”.

Engajamento

O magistrado pontificou que é imperioso um “maior envolvimento da população, dos políticos e dos gestores para concretizar” os avanços no setor educacional.

Poder central

“O maior envolvimento com o financiamento (da educação pública) está com os municípios. É preciso aporte financeiro da União”, grifou, citando que também cabe ao governo federal “a definição de diretrizes” consistentes e consequentes para que as metas sejam atingidas.

 

Brado

O autor verbalizou que o seu livro tem também a simbologia de representar “um manifesto, uma convocação para o Brasil envidar todos os seus esforços e energias” em prol de um efetivo plano de educação que envolva todos os segmentos.

O gesto…

Numa menção à recente mobilização de Michel Temer para tentar aprovar a reforma previdenciária, Eli Jorge disse que “como seria bom o presidente chamar os deputados, um a um, para buscar valorizar os profissionais e melhorar o nível das escolas”.

… Que falta

“Isso teria um efeito de multiplicação”, projetou, completando que “isso não é difícil nem seria inédito”.

Inadiável

O juiz/autor insistiu que é urgente “pensar” o desenvolvimento nacional “de maneira integrada”, como muitos países têm feito, a exemplo da Austrália.

Contributo

“Esse livro é fruto da intenção de procurar trazer alguma contribuição” à área educacional, reiterou.

´In memoriam´

Ely Jorge dedicou a obra ao seu pai (Virgílio Trindade, natural de Patos e muito conhecido no ambiente da cultura e do esporte).

Aos leitores

Em função do feriado de Natal, a próxima coluna será postada na próxima terça-feira.

Fique ligado

Mas durante todo o final de semana prolongado será atualizado (permanentemente) o noticiário do PARAIBAONLINE.

Pra você

Nada melhor do que invocar as sempre sábias e belas palavras do papa Francisco para externar o mais profundo e caloroso desejo de Feliz Natal.

É o que segue.

Silenciar

“O Natal costuma ser uma festa ruidosa, há muito barulho. Nos faria muito bem um pouco mais de silêncio, para ouvirmos a voz do Amor.

Renascimento

“Natal é você, quando decide nascer de novo, a cada dia, deixando que Deus penetre seu interior.

Resistência 

“O pinheiro do Natal é você, quando resiste fortemente aos ventos e dificuldades da vida.

Os enfeites de natal são você, quando suas virtudes são cores que enfeitam a vida.

Badalar 

“O sino do Natal é você, quando chama, une, reúne, congrega pessoas.

Iluminar

“A luz do Natal é você, quando ilumina com sua vida, o caminho dos outros através da bondade, paciência, alegria, generosidade.

Evocação 

“Os anjos do Natal são você, quando canta ao mundo uma mensagem de paz, de justiça e de amor.

Guia

“A estrela do Natal é você, quando conduz alguém ao encontro do Senhor.

Doação 

“Você também é os reis magos, quando dá o melhor que tem aos necessitados.

Som 

“A música do Natal é você, quando consegue encontrar harmonia interior.

Solidário 

“O presente do Natal é você, quando é verdadeiramente amigo e irmão de todo ser humano.

Estampada

“O cartão de Natal é você, quando a bondade está escrita em suas mãos.

Gestos 

“A felicidade do Natal é você, quando perdoa e restabelece a paz mesmo que ainda esteja sofrendo.

Alimento

“O presépio do Natal é você, quando sacia de pão e de esperança o pobre que está ao seu lado”.

Acolhida

Ainda o papa: “Você é sim a noite de Natal, quando humilde e consciente recebe, no silêncio da noite, o Salvador do mundo sem barulho nem celebrações.

Você é sorriso de confiança e ternura na paz de um Natal perene, que estabelece o reino em você”.

Um Natal ´inoculado´ de Cristo...
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube